Terça-Feira, 29 de Julho de 2025 @ 16:23
São Paulo - iHeartRadio se une a plataforma social para realizar projeto interativo com final ao vivo e transmissão multiplataforma
A iHeartMedia, considerado o maior grupo de rádios dos EUA, e o TikTok anunciaram uma parceria para a realização do Next Up: LIVE Music, uma nova competição de canto voltada a artistas independentes com forte presença digital. O projeto tem como objetivo transformar o processo de descoberta musical em uma experiência interativa, com votação do público em tempo real por meio do TikTok LIVE, aliada à avaliação de especialistas. Chama a atenção a parceria entre uma empresa de rádio que se posiciona como uma plataforma de áudio e uma rede social que também tem influenciado no consumo de música no planeta.
A dinâmica do Next Up: LIVE Music é dividida em três fases. As audições vão de 28 de julho a 11 de agosto e estão abertas a criadores elegíveis. Em seguida, os 50 melhores artistas seguem para as semifinais, que serão transmitidas ao vivo entre os dias 25 e 29 de agosto. A grande final está marcada para 26 de setembro, no iHeartRadio Theater, localizado em Burbank (EUA), com apresentações ao vivo dos 12 finalistas.
O formato do concurso combina métricas de engajamento — como curtidas, comentários, visualizações e compartilhamentos — com notas de um júri técnico, influenciando diretamente quem avança em cada fase.
Os candidatos devem atender a alguns requisitos: ter pelo menos 18 anos, residir nos Estados Unidos, possuir os direitos autorais de ao menos uma música original e contar com um perfil no TikTok com mínimo de 50 mil seguidores e engajamento recorrente.
Para Shen Gao, chefe de operações do TikTok LIVE para as Américas, a iniciativa fortalece o papel da plataforma na revelação de artistas: “O TikTok tem sido, há muito tempo, uma plataforma de lançamento para talentos musicais. Juntamente com a iHeartRadio, o Next Up: LIVE Music está transformando a descoberta em uma experiência compartilhada em tempo real.”
Já Tom Poleman, diretor de programação da iHeartMedia, destacou o alcance da ação: “O TikTok e a iHeartRadio são motores potentes para a descoberta de artistas. Estamos criando um pipeline que transforma vozes emergentes nas atrações principais do futuro.”
+ Análise revela que rádio gera mais exposição para músicas do que plataformas digitais
Relacionadas:
> Rádio é fundamental para manter músicas por mais tempo nas paradas de sucesso, indica a Billboard
> Música segue fundamental para o rádio; projetos precisam ser pensados com base em dados
> Rádios natalinas seguem tradição e disparam em audiência nos Estados Unidos
> Formatos de rádio em alta: como as tendências dos EUA podem ser lidas no Brasil
> Top 100 Crowley: Sertanejo e músicas ao vivo continuam dominando a programação musical do rádio no Brasil
E por qual razão olhar para lá fora?
O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.
Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia
Com informações do Radio Ink