Sábado, 30 de Agosto de 2025 @ 07:37
Florianópolis – Band FM e Itapema FM estão mais próximas nos principais períodos da pesquisa; mercado registra alta
O mercado de rádio da Grande Florianópolis acompanhou mais uma atualização da pesquisa que aponta o comportamento de consumo do meio na capital catarinense e em sua região metropolitana. Segundo a medição da Kantar IBOPE Media, houve um avanço de mais de 3,8% no total da audiência de rádio em relação ao levantamento anterior, resultado impulsionado pelo forte crescimento registrado por algumas das emissoras medidas. O ranking segue esvaziado, já que algumas rádios importantes ainda não são assinantes da pesquisa, embora tenham suas audiências contabilizadas, porém sem detalhamento individual. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre maio a julho de 2025):
Sem mudanças no topo
A Atlântida FM 100.9 (jovem/pop-rock) mantém-se como o maior volume de audiência entre as assinantes da pesquisa na Grande Florianópolis. Na comparação com a medição anterior, a 100.9 FM segue em patamar elevado em sua média de ouvintes por minuto, com ampla vantagem sobre as demais FMs listadas nos principais períodos do levantamento. Vale destacar que o atual desempenho da Atlântida FM é significativamente superior ao registrado até 2024, quando já figurava entre as líderes antes do esvaziamento da pesquisa.
Outro destaque é o desempenho da Massa FM 97.7 (popular/sertanejo). A emissora já vinha em trajetória positiva na medição anterior, quando alcançou a segunda posição entre as FMs assinantes. Agora, com uma forte alta de quase 13% no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a estação se isolou nessa condição de destaque e vem reduzindo gradativamente a distância em relação ao topo do ranking nos principais períodos da pesquisa.
Na sequência, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Band FM 96.1 (popular/hits) permanece como o terceiro maior volume entre as assinantes, seguida de perto pela Itapema FM 93.7 (adulto/alternativa). A emissora reforçou sua condição como quarta colocada em audiência nos filtros gerais, posição conquistada na pesquisa anterior, e ampliou a vantagem sobre as concorrentes que vêm logo atrás.
Três FMs aparecem mais próximas em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), ampliando a disputa pelo top 5 entre as assinantes. A lista é aberta pela Antena 1 FM 92.1 (adulto-contemporâneo), seguida de muito perto pela Magia FM 107.3 (jovem/adulto-pop), cuja distância entre as duas é inferior a 100 ouvintes por minuto. Já a CBN FM 90.3 (jornalismo/esportes) registrou a maior alta percentual entre as assinantes, avançando mais de 13% e se aproximando do grupo iniciado pela Antena 1 em filtros gerais.
Por fim, a Rádio Mais Alegria FM 95.1 (religiosa/gospel) segue renovando suas melhores marcas na pesquisa, com um crescimento acima de 8% no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
Pesquisa esvaziada?
Desde o final de 2024, o mercado de Florianópolis tem presenciado a saída de diversas emissoras da medição, incluindo rádios que tradicionalmente figuravam entre os maiores volumes nos principais períodos analisados. Estão ausentes nesta edição rádios como a Regional FM 106.5 (popular/hits), Jovem Pan FM 101.7 (jovem/pop), Jovem Pan News FM 103.3 (jornalismo/esportes) e Cidade FM 90.7 (popular/hits-esportes). A Alpha FM 91.3 (adulto-contemporâneo), uma das novidades no dial FM local, também não está entre as assinantes.
Quem não é assinante da pesquisa, tem sua audiência considerada, mas sem a discriminação do seu nome e valor respondente. Esses números das não assinantes são somados em um único campo.
Entre as ausências, a Regional FM, que nas últimas décadas costumava figurar como líder de audiência, em maio comunicou ao mercado que passará a utilizar os dados da pesquisa do IRP Rádio como referência para planejamento, apresentada como uma alternativa à medição regular da Kantar IBOPE Media.
O tudoradio.com segue acompanhando de perto essa movimentação. Até o momento, o movimento de esvaziamento da medição regular está restrito à Grande Florianópolis.
Panorama anterior:
> Panorama: Atlântida, Massa FM e Itapema FM avançam em audiência na Grande Florianópolis (SC)
+ Kantar IBOPE Media comunica mudanças na medição de audiência de rádio para 2025
Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários
A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o tudoradio.com acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.
Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.
Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.
Cerca de 20 FMs são medidas na pesquisa de audiência da Grande Florianópolis, entre assinantes e não assinantes.
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Florianópolis: clique aqui.
Vista para o calçada e ciclovia da Beira Mar Norte, em Florianópolis / Biblioteca Canva