Uma das mais tradicionais emissoras de rádio vai comemorar aniversário na próxima semana. A Super Rádio Tupi AM 1280 completou 78 anos neste dia 25 (dia em que também é comemorado o Dia do Rádio). Instalada no Rio de Janeiro, a Super Radio Tupi também é retransmitida em FM no Rio de Janeiro e é uma das rádios mais ouvidas na capital fluminense. A emissora deve deixar sua atual sede, no Jornal do Comércio, que deverá abrigar o centro de mídia da Copa do Mundo de 2014. A 1280 AM, Super Rádio Tupi do Rio de Janeiro, foi fundada no dia 25 de setembro de 1935 pelas Emissoras e Diários Associados do Brasil de Assis Chateaubriand. A estação é uma das mais antigas em operação no Brasil, participando intensivamente na famosa “Era do Rádio” ou “Era de Ouro”, entre os anos 50 e 60, marcado pela inauguração de um grande auditório em 1950, comum nas emissoras nesse período.
A Atlântida FM 100.9 de Florianópolis nesta terça-feira (24) o Intervalo Atlântida. Até o dia 13 de novembro, oito escolas de Florianópolis receberão os apresentadores Jairo Bouer e Nady Petit, que irão interagir com os estudantes e tirar as dúvidas sobre sexo e comportamento durante o intervalo escolar. Uma semana antes da equipe ir o colégio selecionado, a produção visita a escola e instala uma urna para que os alunos possam depositar suas dúvidas e questionamentos. No dia do Intervalo Atlântida, estas perguntas vão pautar o papo com os comunicadores.
O mercado de rádio de Maringá está entre os mais disputados do interior do país. A afirmação é baseada no elevado número de rádios de grande porte presente no município, além dos últimos números da audiência com base em pesquisas realizadas pelo Instituto Ibope. A cidade com cerca de 350 mil habitantes e localizada no Norte do Paraná abriga afiliadas e emissoras próprias de redes bem estruturadas, além de projetos locais de grande porte, algumas ainda em fase inicial de projeto. O panorama geral da audiência local é com base na pesquisa do Instituto Ibope realizada entre 26 de agosto e 2 de setembro, tendo o período 05h-00h (todos os locais) como base.
A deputada federal Luiza Erundina apresentou pedido à Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) para a realização de audiência pública para discutir o relatório final sobre a avaliação das tecnologias digitais para as rádios do Brasil. A Subcomissão Especial de Rádio Digital concluiu o relatório na semana passada. A análise considerou os padrões DRM (europeu) e HD Radio (norte-americano), os únicos capazes de operar no mesmo canal de frequências das atuais estações AM e FM. Vinculado à Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, o colegiado tem como meta contribuir com a escolha da nova tecnologia de rádio.
A Mix FM 106.3 de São Paulo está com novidades na internet. Recentemente o Tudo Rádio noticiou o lançamento do portal MixMe, ferramenta que une todo o conteúdo voltado ao Grupo Mix de Comunicação (que abrange internet, Mix FM e Mix TV). Após a estréia desse canal a Mix FM de São Paulo foi incorporada ao MixMe, onde o endereço padrão da rádio na internet passa a direcionar o usuário à nova plataforma. Trata-se de um novo portal da Mix FM que agrega conteúdos do MixMe e também da Mix TV. Enquanto isso as emissoras da Rede Mix de Rádio ganharam uma nova página e endereço, podendo trabalhar os conteúdos gerados pela rede e por elas mesmas nessa nova área. Quem acessar o site da Mix FM de São Paulo (www.mixfm.com.br) será direcionado a um novo portal da Mix FM dentro do MixMe.
O presidente da Abert, Daniel Slavieiro, encaminhou para todas as associações de radiodifusão do país um comunicado pelo qual comenta as mudanças no sistema de distribuição de prêmios e brindes a título de propaganda. No comunicado Slavieiro esclarece o ponto de vista do Ministério da Fazenda e alerta os radiodifusores sobre a necessidade de todos tomarem conhecimento da Portaria nº 422, publicada em julho deste ano.