Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 21 de Agosto de 2020 @ 15:12

Tendências | Levantamento da Kantar Ibope Media aponta que 98% dos usuários de internet consomem streaming de áudio

São Paulo – Consumo foi intensificado devido ao período de isolamento social em razão da pandemia do coronavírus

Publicidade

Atualizado às 15h45 - Kantar Ibope Media divulgou mais um levantamento que mostra a força do streaming, tanto de áudio quanto de vídeo, neste período de isolamento social em razão da pandemia do coronavírus. De acordo com a pesquisa, 98% dos usuários de internet consomem áudio e/ou vídeo por streaming. Esses dados se relacionam com outro levantamento recente que mostrou que a quarentena empurrou o pico matinal de audiência para mais tarde do que o habitual, enquanto a tarde a período de maior consumo ficou para mais cedo. Recentemente o instituto também mostrou as mudanças nos hábitos da população, inclusive no consumo de rádio

Segundo o levantamento, o consumo de streaming, tanto de vídeo quanto de áudio, foi intensificado durante o período de quarentena. A pesquisa chegou ao índice de 98% dos usuários de internet que consomem a plataforma. O estudo realizado pela Kantar Ibope Media é inédito e abordou em detalhes todas as dimensões desses serviços de áudio e vídeo.

Segundo a diretora comercial da Kantar Ibope Media, Adriano Favaro, as pessoas estão com o controle e escolhem o conteúdo que mais agrada. "Mais do que nunca, o indivíduo está no controle e escolhe como e onde consumir conteúdo. O streaming contribui ampliando e complementando a experiência de vídeo e de áudio para outros lugares e outros momentos", ressaltou.

Recomendamos:
> Audio Pulse: Apenas um terço dos profissionais de marketing sabem que o rádio é a plataforma líder em alcance 
> Rádio AM/FM domina o volume de publicidade em áudio nos Estados Unidos. Números rebatem percepção de agências 

Streaming precisa ser de graça, aponta maioria

Outro ponto importante do levantamento sobre o consumo de streaming foi quanto ao custo do serviço. A Kantar aponta que 55% dos usuários preferem utilizar o serviço de forma gratuita (tendo a veiculação de publicidades no conteúdo). Já 41% preferem ter uma assinatura paga para não contar com anuncios e 4% afirmaram que "nenhuma" das opções. 

A questão da gratuidade do serviço de streaming de áudio está em debate em todo o mundo e há um fato adicional para o rádio, que acostumou a sua audiência a ter acesso gratuito e fácil ao áudio. A Nielsen já havia apontado que a maioria dos consumidores esperam que o conteúdo de áudio seja sempre gratuito e que a situação potencializa anúncios, conforme já noticiado pelo tudoradio.com.

Também pode interressar o rádio a ampliação do consumo de vídeo, já que muitas emissoras tem investido nesse tipo de streaming. A Kantar revelou que 73% dos usuários de internet afirmaram que aumentaram o consumo desse tipo de conteúdo (pago e gratuito).

Mudanças de hábitos durante a pandemia

A pandemia da covid-19 deixou cerca de 80% das pessoas em casa, e isso impactou diretamente a rotina de todos. Entre as alterações de rotina que foram destacadas, os pesquisados disseram que estão se levantando mais tarde. Com isso, as pessoas que estão saindo de casa de carro por algum motivo, estão fazendo isso mais tarde também.

Essas novas atitudes também impactaram na audiência do rádio. Como as pessoas estão levantando mais tarde, o aumento de audiência passou a ser percebido a partir do meio da manhã e não mais no início da manhã, como era tradicionalmente. O instituto chamou a atenção para outra alteração no consumo de rádio no período da tarde: a audiência que era mais significativa no fim de tarde, agora está acontecendo um pouco mais cedo do que o habitual, também fruto da mudança de hábitos da população durante esse período de pandemia do novo coronavírus.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países 
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Tags: Rádio, levantamento, pesquisa, Kantar Ibope Media, coronavírus, streaming, conteúdo

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.