Segunda-Feira, 20 de Março de 2023 @ 07:28
São Paulo - Pioneira entre as migrantes AM-FM em faixa estendida do FM, estação está de forma experimental a partir do Pico do Jaraguá
Uma novidade foi percebida pelos ouvintes de rádio de São Paulo e região a partir do final da tarde da última sexta-feira (17). Por volta das 17h00 daquele dia, a Rádio Capital FM 77.5 ativou sua transmissão a partir do Pico do Jaraguá, tradicional ponto de transmissão de TV, rádio e outros serviços de radiofrequência na capital paulista. Ouvintes entraram em contato com a redação do tudoradio.com para relatar a ampliação do sinal captado em 77.5 FM, bem superior ao que era praticado desde 2021, quando foi iniciada a transmissão em FM. A estação é fruto do processo de migração AM-FM da Rádio Capital AM 1040, uma das maiores audiências do AM brasileiro.
Segundo relatos de ouvintes colaboradores do tudoradio.com, a qualidade de sintonia da Rádio Capital em FM a partir de sexta-feira (17) é significativamente superior à anterior na capital paulista, região metropolitana e também nas regiões de Jundiaí, Atibaia, Bragança Paulista, Sorocaba e arredores da Grande Campinas. Antes, a 77.5 FM contava com uma estrutura provisória instalada no topo do edifício sede da emissora, localizado no bairro do Paraíso, próximo ao cruzamento com a Avenida 23 de Maio. A antena ficava bem abaixo do nível das outras FMs paulistanas, o que, entre outros fatores, limitava o alcance.=
Agora a partir do Pico do Jaraguá, a Rádio Capital se aproxima da condição definitiva que será destinada à rádio em FM, que será de classe E2 de operação (segunda mais elevada na classificação técnica da Anatel). O local supera a marca de 1000 metros de altitude e serve também de ponto de transmissão da Rádio USP FM 93.7 e da Rádio Nacional FM 87.1 (outra pioneira na faixa eFM no país, mas que não é migrante AM-FM).
+ São Paulo já conta com 10 FMs operando na faixa estendida. Rádio ABC inicia transmissão experimental
Na nova estrutura, segundo informações extra-oficiais, no Pico do Jaraguá, a Rádio Capital utiliza o mesmo transmissor que já estava no ar, que conta com 12,5 kw de potência, contudo, agora estará conectado a uma antena com oito elementos (ao invés de quatro) e está a pouco mais de 1000 metros de altitude, conforme já citado.
A Rádio Capital foi uma das migrantes AM-FM pioneiras da faixa eFM (FM estendido, iniciado em 76.1 FM, sendo uma nova parte do espectro de rádio que visa acomodar migrantes do AM em grandes centros), iniciando sua transmissão em 77.5 FM no dia 7 de maio de 2021.
O novo alcance da emissora já foi registrado pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com na última sexta (17) e também pelo guia Dials FM/AM tudoradio.com.
Veja também:
> Migração AM-FM beneficia Jovem Pan News, que passa a ter rede FM ao redor de São Paulo
Registro da montagem da antena da Rádio Capital no Pico do Jaraguá / crédito: Retha Telecomunicações- Facebook
Relacionadas:
> Migração AM-FM poderá movimentar o dial FM de São Paulo já a partir de janeiro
> Nova etapa da migração AM-FM começa a ficar visível em São Paulo: estruturas passam por montagem
eFMs ativas na Grande São Paulo - emissoras com sinais locais e parciais na capital paulista - Clique aqui e veja aqui a lista completa.
77.5 FM - Rádio Capital
77.9 FM - Rádio Cultura Brasil
79.5 FM - Rádio São Paulo
79.9 FM - Rádio Nova Difusora - Osasco
80.7 FM - Super Rádio - São Caetano do Sul
81.9 FM - Rádio ABC - Santo André
83.1 FM - Rádio Vibe Mundial - Santa Isabel
84.7 FM - GRU FM - Guarulhos
86.3 FM - Rádio Bandeirantes
87.1 FM - Rádio Nacional
+ Veja aqui a lista completa do dial FM na Grande São Paulo
+ Veja aqui a lista completa de migrantes AM-FM já ativas em FM no Brasil
Os dials e a migração AM-FM:
> Confira aqui a lista de AMs que já estão ativas no dial FM, além do número de estações por estado
> Veja e ouça on-line todas as emissoras em FM e AM do Brasil. Acesse os dials tudoradio.com
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.