Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 16 de Agosto de 2024 @ 07:01

O Rádio Hoje | Media Nations 2024: Rádio mantém liderança na preferência dos britânicos, enquanto DAB e streaming crescem

São Paulo - Quase 50 milhões de britânicos consomem rádio semanalmente; tempo de consumo está em alta

Publicidade

O Ofcom (Office of Communications) divulgou recentemente o relatório "Media Nations: UK 2024", que apresenta um panorama detalhado sobre o consumo de mídia no Reino Unido. O estudo revela que o rádio continua a ser a principal fonte de áudio para a população britânica, com quase 50 milhões de pessoas (88,6% da população com 15 anos ou mais) sintonizando semanalmente em emissoras de rádio ao vivo. A RAJAR já vinha apresentando regularmente sobre o consumo do meio no Reino Unido, com o rádio sempre próximo da marca de 89% da população tendo o veículo em sua rotina semanal.

O tempo médio de escuta de rádio ao vivo subiu para 20,5 horas por semana, demonstrando a resiliência do meio em um ambiente cada vez mais digital, de acordo com o estudo. Além disso, as estações comerciais ampliaram sua participação de mercado, representando 54,2% do total de audiência, enquanto as estações da BBC possuem 43,4%.

O relatório destaca também o crescimento contínuo do DAB (Digital Audio Broadcasting, que é o rádio digital via ondas terrestres). Muitas estações comerciais migraram para o DAB+ no último ano, de acordo com o levantamento, incluindo marcas da Bauer, como Absolute e Magic, além de Classic FM, da Global. O DAB agora responde por 42,6% do tempo total de escuta, o que representa um aumento de 2,8 pontos percentuais em comparação com o ano anterior. Essa transição para o DAB+ permitiu a expansão de mais estações a nível nacional, como a Smooth Relax e a Capital (Taylor's Version), destaca o estudo.

Outro ponto de destaque é o aumento da escuta online, que superou pela primeira vez a escuta em AM/FM, representando 28% do total de horas de rádio ao vivo, com smart speakers sendo a principal forma de acesso. O streaming de música também registrou crescimento, alcançando 50% da população com 15 anos ou mais semanalmente. Esse crescimento foi especialmente notável entre aqueles com 55 anos ou mais, diz o levantamento divulgado pelo Ofcom.


Divisão ao longo do tempo da audiência de rádio entre as formas de se ouvir as emissoras no Reino Unido / crédito: Ofcom

Os podcasts também seguem em alta no Reino Unido, com 20% da população ouvindo pelo menos um episódio por semana, especialmente entre os jovens de 25 a 34 anos.

Rádio nos carros britânicos

O estudo destaca que a escuta de rádio ao vivo em carros continua sendo a forma mais popular de consumo de áudio nos veículos. Cerca de dois terços dos usuários de veículos (67%) conectam seus smartphones ao carro, e além do uso de rádios FM/DAB, o método mais comum para ouvir áudio é através de sistemas de espelhamento, como Apple CarPlay ou Android Auto.

A maioria dos motoristas (77%) afirma valorizar a possibilidade de ouvir rádio enquanto dirige, e isso é consistente entre todas as faixas etárias. No entanto, o estudo também aponta que o acesso a serviços de streaming é particularmente importante para os mais jovens, com aproximadamente dois terços (67%) dos motoristas de 16 a 24 anos considerando esses serviços essenciais durante suas viagens. 


Avanço da oferta de canais de rádios digitais ao longo do tempo, desde a adoção do modelo até os dias de hoje / crédito: Ofcom

Faturamento: digital auxilia no crescimento do rádio

O "Media Nations: UK 2024 revela que o setor de rádio comercial no Reino Unido experimentou um crescimento modesto em 2023, com a receita total aumentando 2%, alcançando £667 milhões. No entanto, o relatório também destaca desafios, como a queda nas receitas de publicidade local e nacional, que caíram 4% e 3%, respectivamente. Esses declínios indicam uma pressão sobre as formas tradicionais de receita publicitária no rádio.

Por outro lado, a publicidade digital em áudio mostrou um desempenho robusto, com um aumento de 12% no faturamento geral, impulsionado principalmente pelo crescimento de 23% na publicidade em podcasts. De acordo com o levantamento, isso demonstra uma adaptação do setor às novas tendências de consumo de áudio digital, compensando parcialmente as perdas nas receitas tradicionais e contribuindo para a estabilidade financeira do rádio comercial.

TV e consumo de vídeo online

O "Media Nations: UK 2024" destaca também que o alcance da TV tradicional caiu ainda mais em 2023, enquanto o consumo geral de vídeo cresceu, impulsionado por plataformas online como YouTube e serviços sob demanda como iPlayer. As receitas dos broadcasters comerciais também diminuíram, quase anulando o crescimento do vídeo online.

O mercado de streaming por assinatura (SVoD) estabilizou, com o futuro crescimento focado em modelos com anúncios. 

Ofcom e os dados do Media Nations: UK 2024

O Ofcom é a autoridade reguladora independente para as indústrias de comunicação no Reino Unido, sendo responsável por regular a televisão, o rádio, as telecomunicações, e os serviços postais, além de supervisionar a gestão do espectro de rádio.

Já o relatório "Media Nations: UK 2024" utiliza dados da RAJAR (Radio Joint Audience Research) como uma de suas fontes para as informações sobre consumo de rádio no Reino Unido. A RAJAR é a organização oficial responsável por medir a audiência de rádio no Reino Unido, fornecendo dados detalhados sobre o alcance e o consumo de rádio.

A pesquisa apresentada no relatório "Media Nations: UK 2024" foi publicada em 31 de julho de 2024. Os dados incluídos refletem principalmente o comportamento de consumo de mídia durante o ano de 2023 e o início de 2024.

Veja também:
> Audiência de rádio online supera AM/FM pela primeira vez no Reino Unido; DAB+ lidera consumo

Pesquisas mais recentes pelo mundo:

Brasil -> Inside Áudio 2023: Rádio atinge 80% dos brasileiros e mostra sua força publicitária, segundo Kantar IBOPE Media
EUA -> Rádio segue como a mídia de massa de maior alcance nos Estados Unidos
França -> Áudio é consumido por 97% da população da França; Rádio lidera com folga nesse formato de mídia
Alemanha -> Rádio segue dominante entre as plataformas de áudio na Alemanha; 93,1% da população escuta o meio
Austrália -> Em apenas uma semana, rádio alcança 81% da população na Austrália; escuta digital avança
Suíça -> Diariamente, 72% da população da Suíça ouve rádio
Portugal -> Tempo médio de consumo de rádio ultrapassa 3 horas diárias em Portugal

E por qual razão olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Com informações do Ofcom

Tags: Rádio, levantamento, pesquisa, radiodifusão, audiência, Reino Unido, Inglaterra, consumo, mídia

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.