Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 16 de Setembro de 2024 @ 07:02

Extended: Digital impulsiona Antena 1 e Rádio Itatiaia; No geral, formato agrega 54% de alcance ao dial

São Paulo - Em alta, a Antena 1 apresentou uma variação de 59% no total de ouvintes digitais na medição do Extended Radio; Rádio Itatiaia se destaca no alcance consolidado

Publicidade

O digital continua impulsionando de forma expressiva o consumo de várias emissoras de rádio no país. E a plataforma Extended Radio da Kantar IBOPE Media, que agrega os alcances terrestre e digital das emissoras assinantes, tem mostrado que algumas emissoras importantes foram alavancadas para outros patamares devido ao consumo em seus respectivos streamings. De acordo com a empresa de medição, o on-line costuma agregar 54% no alcance de uma rádio que está no top 10 de audiência. Vale ressaltar que esse número estava em 35% no final de 2023, ou seja, o streaming avança em consumo nas principais emissoras do país.

No universo aferido pelo Extended, chamam a atenção os valores obtidos por duas rádios: Antena 1 FM 94.7 de São Paulo e Rádio Itatiaia FM 95.7 AM 610 de Belo Horizonte. A primeira, de formato adulto-contemporâneo, detém atualmente o maior número em alcance de ouvintes no digital, com 3,07 milhões na medição de agosto. Para efeitos comparativos, esse número é 59% maior do que o observado em julho, que era de 2,06 milhões de ouvintes no digital. Isso posiciona a Antena 1 com o maior número de ouvintes no on-line entre todas as estações medidas.

Já no alcance consolidado, que combina terrestre e on-line, mas sem sobreposição desses números (sem contar mais de uma vez o ouvinte), a Rádio Itatiaia detém o maior número do universo aferido pelo Extended Radio, com 4,74 milhões de ouvintes no digital e no terrestre. Nota importante: esse valor é muito superior ao que a emissora alcança no terrestre e, até pelo tamanho da praça Grande Belo Horizonte, possivelmente está extrapolando a área de cobertura da estação em FM e AM. E a Antena 1 aparece logo na sequência, com 4,6 milhões no alcance consolidado.

Essas duas estações possuem marcas no on-line que são bem superiores ao que elas alcançam por sinal terrestre, ou seja, é possível dizer que são estações mais digitais do que do dial. Para efeitos comparativos, o alcance terrestre da Antena 1 no Extended é de 1,59 milhão em agosto, o que já é considerado um número elevado. E a Rádio Itatiaia aparece com 1,79 milhão de ouvintes no terrestre, que já é o maior valor da praça de Belo Horizonte e também é considerado muito elevado.

+ ??Metade das FMs de São Paulo mantém grade normal no streaming durante propaganda eleitoral no dial

Os dados gerais citados acima são referentes ao período 05h-00h, mas o Extended Radio traz outros recortes horários: das 05h às 12h (manhã), a liderança geral no digital e no consolidado é da Antena 1. Das 12h às 18h (tarde), a liderança geral digital é da Antena 1 e a consolidada é da Rádio Itatiaia. E, à noite (18h às 24h), a Rádio Itatiaia detém a liderança no digital e no consolidado.

O Extended Radio abrange um universo de 59 emissoras assinantes, ou seja, são estações que estão inclusas de forma paga na pesquisa regular feita pela Kantar IBOPE Media e também nessa plataforma, que é considerada uma novidade pelo mercado. Ele organiza emissoras de praças diferentes em um formato de ranking geral, além de dados mais específicos sobre o comportamento das emissoras. É importante para medir o consumo de streaming das emissoras, com a possibilidade de entender melhor a expansão desse tipo de áudio no Brasil.

Lançado no segundo semestre de 2021, a plataforma conta com uma interface simples e online, que possibilita a análise de dados de consumo tradicional e digital das emissoras e a visualização do número total de ouvintes e do tempo médio de consumo por faixas horárias, além de avaliar o desempenho da concorrência. O número de rádios aferidas é crescente: hoje são 59 emissoras, sendo que no final de 2023 eram 51 e no primeiro semestre do ano passado eram 35 estações.

+ Para crescimento em receitas de publicidade local, equipes de rádio precisam vender on e offline

Relacionadas:
> Panorama: Alpha FM segue líder de audiência; Nativa FM, Transcontinental, 89 FM A Rádio Rock e Gazeta FM ganham posições em São Paulo
> Panorama: Liberdade FM retoma vice-liderança de audiência em Belo Horizonte e Rádio Itatiaia segue líder; Alvorada FM e 107 FM avançam
> São Paulo segue com 18 FMs acima de 1 milhão de ouvintes únicos em cada estação
> Uso de metadados e RDS pelas estações é vital para o rádio na busca por audiência e engajamento publicitário
> Streaming de rádio avança em consumo e torna-se estratégico para emissoras brasileiras

Tags: Extended Rádio, audiência, híbrido, digital, FM, dial, alcance

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.