Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 30 de Setembro de 2024 @ 07:02

Marcas como Band FM, Clube FM, FM O Dia, Jovem Pan FM e Metropolitana FM estão previstas para mudanças nesta reta final de 2024

São Paulo - Reta final de 2024 deve ser movimentada em diferentes mercados brasileiros, com expansão de redes e projetos locais

Publicidade

Atualizado - O mercado de rádio brasileiro se prepara para uma série de mudanças e estreias nos próximos meses, com migrações AM-FM, novas emissoras e a expansão de marcas consolidadas através de suas respectivas redes nacionais. Confira abaixo as movimentações previstas para outubro e novembro de 2024, que já foram divulgadas pelo tudoradio.com. Vale lembrar que também existe uma série de alterações previstas para o mercado que ainda estão em sigilo, devido a negociações não consolidadas. Acompanhe:

No dia 1º de outubro, a Rádio Clube AM 690, de Belém (PA), deixará de operar na faixa AM, finalizando sua migração para a frequência FM 106.9. A transição faz parte do processo de migração AM-FM, que visa melhorar a qualidade do sinal e alcançar um novo público. Ainda no mesmo dia, a frequência 98.1 FM passará por mudanças com a saída da Apolo FM, que já migrou para a 99.1 FM. A nova programação para a 98.1 FM será a Raiz FM, emissora de formato popular/sertanejo que entrará no ar de forma experimental a partir das 21h00.

Já no dia 14 de outubro, a Band FM 97.7 estreia sua programação em Barreiras, na Bahia, ampliando a presença da rede no estado, com foco na música popular e no entretenimento. Nesse mesmo dia, a Metropolitana FM 102.1 dará início à expectativa para sua chegada em Santos (SP), marcando o início da implantação da terceira afiliada da rede de formato jovem/hits, atendendo ao mercado da Baixada Santista.

Em Curitiba (PR), a estreia da Rádio Evangelizar Easy FM 96.7 está prevista para o dia 15 de outubro. A emissora, que migrou da AM 1430, será de formato adulto/católico e já realizou alguns testes de sinal em setembro. Poucos dias depois, no dia 17 de outubro, será a vez da Jovem Pan FM 89.9 iniciar suas operações em Lages (SC), expandindo a rede no estado de Santa Catarina e reforçando sua presença na região sul do país. No dia 22 de outubro, a Metropolitana FM 102.1, de Santos (SP), tem sua estreia oficial marcada na Baixada Santista.

No mês de novembro, a FM O Dia FM 90.5 inicia a expectativa para sua chegada em Vitória (ES) no dia 4. A rede de formato popular/hits já foi anunciada publicamente no mercado capixaba. No dia 6 de novembro, a Clube FM 102.5 estreia sua programação em João Pessoa (PB), ampliando a presença da marca na região Nordeste, que conta com outras estreias previstas, mas ainda sem datas definidas. Já no dia 18, a FM O Dia FM 90.5 tem sua estreia prevista em Vitória (ES), marcando a entrada oficial da emissora na capital do Espírito Santo.


Logotipo de algumas das emissoras com mudanças previstas para os próximos meses

Novas emissoras e frequências em processo de definição

Ainda sem datas definidas, mas com expectativas de concretização em 2024, algumas emissoras aguardam a conclusão de processos de migração em importantes mercados brasileiros. Em São Paulo, a Rádio Record AM 1000 está em fase de apuração para a migração para o dial FM, operando na frequência 77.1. O processo técnico ainda está em implantação, com sua estrutura já visível na torre de transmissão.

No Nordeste, a Clube FM 106.3 de Natal (RN) e a Clube FM 97.1 de Fortaleza (CE) aguardam a definição de suas datas para o início das operações, ambas em fase de montagem técnica e originadas de processos de migração AM-FM. As duas emissoras irão expandir a rede Clube FM Brasil na região, que já tem data de estreia marcada para João Pessoa, conforme já indicado.

Em Belém (PA), a Jovem Pan FM 107.5 também está em processo de confirmação da data de estreia, dependendo da conclusão de seu processo de migração AM-FM. A entrada da rede na capital paraense marca o retorno da marca ao dial local.

Ajustes técnicos e aumento de potência

Além das estreias e mudanças de programação já previstas, o mercado de rádio brasileiro também aguarda ajustes técnicos em frequências e aumentos de potência em diversas regiões do país. Em Brasília (DF), a Viva FM 101.3 está em processo de espera para a ampliação de sua potência, o que deve aumentar significativamente sua cobertura na capital federal. Outro caso semelhante ocorre em Cuiabá (MT), onde a Baixada FM 92.3 também se prepara para operar com maior alcance.

No estado de São Paulo, a Rádio Azul FM 82.5, localizada em Americana, aguarda a autorização para seu novo porte, o que deverá melhorar a qualidade do sinal na Grande Campinas. Em Águas de Lindóia (SP), a Rádio Essência FM 98.5 passa por um processo de troca para a frequência 105.7 FM e, após a mudança, também espera operar com maior potência, ampliando sua presença no interior paulista. Já em Campos do Jordão (SP), a Rádio Metropolitana FM 88.7 se prepara para a mudança para a frequência 93.9 FM e, na sequência, para o aumento de potência, prometendo uma cobertura mais robusta na Serra da Mantiqueira e no Vale do Paraíba.

No Rio Grande do Sul, a Rádio Cotrisel FM 105.5, de São Sepé, aguarda seu novo porte após a migração para a frequência 99.9 FM. Com essa mudança, a emissora espera atingir um público ainda maior na região central do estado. Por fim, em São Gabriel do Oeste (MS), a Nova Difusora FM 90.3 está passando por um processo de troca de frequência para 94.9 FM e, em seguida, aguarda o aumento de potência, o que deve fortalecer a presença da rádio no Mato Grosso do Sul.

Uma série de novidades técnicas também foram percebidas nos dials e registradas pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com

Confira a lista completa das novidades nos dials através do endereço: tudoradio.com/mapa.

+ Veja aqui a lista completa de rádios por cidades e regiões do país

Relacionadas:
> Virada de mês tem novidades em dials de regiões como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás
> Agosto traz mudanças no rádio: Curitiba lidera em número de trocas e São Paulo desliga duas AMs tradicionais
> Julho começa com Maravilha FM, Rádio Mix FM, Rádio Mais, Clube FM e Arauto News FM entre as novidades
> 89 FM A Rádio Rock, Clube FM, Massa FM, Metropolitana FM e Rádio Mix FM têm estreias previstas para as próximas semanas
> Virada para junho tem mudanças em dials de quatro capitais, estreias no interior e avanço da migração AM-FM
> Rádio Cidade surge no FM de Curitiba (PR), Clock FM em Vitória (ES), troca no Rio de Janeiro e Clube FM segue em expansão
> São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Curitiba, São Luís e Vitória estão com novidades previstas para maio
> Curitiba (PR), Brasília (DF), Maceió (AL) e o interior paulista começam o mês de abril com novidades no dial FM
> Com Ribeirão Preto e Campinas chamando a atenção, 2024 começa movimentado no rádio do interior paulista

Tags: mudanças no rádio, estreias de emissoras, migração AM-FM, expansão de redes, mercado de rádio 2024, frequências de rádio, aumento de potência

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.