Segunda-Feira, 09 de Dezembro de 2024 @ 13:07
São Paulo - Estudo Share of Ear do terceiro trimestre destacou o rádio como a principal plataforma de áudio nos EUA
Um estudo da Edison Research revelou que, apesar do crescimento do interesse por podcasts e conteúdos falados, o rádio AM/FM continua sendo a principal plataforma para ouvir música nos Estados Unidos, superando as plataformas de streaming. De acordo com os dados, a música representa 74% do tempo médio diário de consumo de áudio no país. As transmissões de rádio AM/FM lideram como a principal fonte de música para ouvintes com 13 anos ou mais, capturando 32% do tempo diário de audição.
As plataformas de streaming, como Spotify, Apple Music, Amazon Music, Pandora e YouTube Music, seguem de perto, representando 28%. Já o YouTube, utilizado para música e videoclipes, contribui com outros 18%. O estudo também apontou que 9% do tempo de audição é dedicado ao SiriusXM, enquanto músicas de acervo pessoal, como vinil, CDs ou arquivos baixados, somam outros 9%.
Canais de música na TV, como Music Choice e Stingray, completam o cenário com 3% do tempo total de escuta. Entre ouvintes mais jovens, de 13 a 64 anos, o cenário é ligeiramente diferente, com as plataformas de streaming superando o rádio por uma margem estreita: 31% contra 30%, respectivamente.
+ Rádio é fundamental para manter músicas por mais tempo nas paradas de sucesso, indica a Billboard
Relacionadas:
> Música segue fundamental para o rádio; projetos precisam ser pensados com base em dados
> Formatos de rádio em alta: como as tendências dos EUA podem ser lidas no Brasil
> Top 100 Crowley: Músicas ao vivo dominam as paradas do rádio brasileiro em 2024
O rádio como líder geral de áudio
Além da música, o estudo Share of Ear do terceiro trimestre destacou o rádio como a principal plataforma de áudio nos EUA, capturando 37% do tempo total de consumo de áudio entre adultos com 18 anos ou mais. Videoclipes no YouTube e podcasts aparecem em seguida, com 13% e 10%, respectivamente.
No ambiente automotivo, o rádio AM/FM mantém ampla liderança, representando 86% do tempo de áudio com anúncios, incluindo 82% entre pessoas de 18 a 34 anos. O streaming contribui com 13% do consumo de rádio neste cenário. Já entre ouvintes hispânicos de 18 a 34 anos, os podcasts têm destaque, somando 48% do tempo de áudio com anúncios.
Os dados confirmam a relevância do rádio como a principal plataforma de áudio nos Estados Unidos, mesmo com o avanço de novas tecnologias e mudanças nos hábitos de consumo.
Você também precisa ler:
> Rádio é mensurável e, quando bem executado, entrega resultados para a publicidade, indica Nielsen
> Consumo de áudio digital cresce, mas publicidade ainda investe apenas 3,1% no formato
> Música segue fundamental para o rádio; projetos precisam ser pensados com base em dados
> Formatos de rádio em alta: como as tendências dos EUA podem ser lidas no Brasil
> Rádio tem ampla liderança no tempo dedicado ao consumo de áudio com anúncios
> Pesquisa aponta desafios para mensuração em áudio digital; podcasts apresentam obstáculos
> Receita publicitária do rádio deve crescer 1,8% em 2024; Digital e política colaboram com o cenário
> Entrega de publicidade segmentada via dial é uma das tendências comerciais para o rádio em 2025
> Para crescimento em receitas de publicidade local, equipes de rádio precisam vender on e offline
> Previsões publicitárias sugerem necessidade de atenção do rádio com o digital
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.