Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 15 de Maio de 2025 @ 11:24

Estudo aponta que público norte-americano demonstra maior preocupação com uso de inteligência artificial no rádio

São Paulo - Preocupações sobre transparência, autenticidade e empregos ganham destaque com avanço da inteligência artificial no setor de rádio dos Estados Unidos

Publicidade

Atualizado - A integração da inteligência artificial (IA) no rádio vem gerando um nível crescente de preocupação nos Estados Unidos, país que lidera o ranking global de ansiedade em relação à tecnologia. Com a adoção da IA em ritmo mais cauteloso por emissoras norte-americanas, após uma adoção mais acelerada no começo, surgem debates sobre transparência, autenticidade e o futuro do emprego no setor.

Um caso recente na Austrália intensificou essas discussões. A estação CADA, de Sydney, revelou que a apresentadora “Thy” era, na verdade, uma voz gerada por IA com tecnologia da ElevenLabs, baseada na voz de uma funcionária fora do ar. Durante mais de seis meses, a emissora promoveu a locutora como uma pessoa real, o que gerou críticas sobre responsabilidade ética e consentimento.

Nos Estados Unidos, a Alpha Media foi a única rede de rádio até o momento a usar uma locutora com voz artificial no ar, com o projeto “AI Ashley” na Live 95.5. A iniciativa foi encerrada antes da aquisição da empresa pela Connoisseur Media, que ainda não revelou se pretende retomar ou expandir o uso da tecnologia.

Pesquisas indicam que os ouvintes americanos exigem maior clareza. Segundo levantamento da Gallup com a Bentley University, 57% dos entrevistados querem mais transparência por parte das empresas sobre o uso da IA. Outros 34% destacam a necessidade de informações sobre as fontes de dados e proteção de privacidade. Já 26% demonstram interesse em saber o impacto da IA na geração ou perda de empregos.

Áudio digital e inteligência artificial: principais lições da NAB Show 2025 nos Estados Unidos

Estudo anterior da Futuri, divulgado em 2024, revelou que 20% dos ouvintes acreditam que suas rádios favoritas já utilizam vozes geradas por IA, independentemente de isso ser verdade. Além disso, 60% dos participantes confundiram vozes sintéticas com vozes humanas.

O receio sobre a substituição de profissionais também está presente entre quem atua no meio. A pesquisa AQ6, da Jacobs Media, identificou que 77% dos comunicadores temem perder seus postos para a IA. Ainda assim, quase 30% dos profissionais de rádio — principalmente os mais jovens — afirmam usar ferramentas de IA semanalmente, e um em cada cinco consideraria licenciar sua voz para uso por inteligência artificial, desde que remunerado.

Pesquisa mostra que ouvintes priorizam comunicadores, mantêm escuta diária e valorizam atuação local do rádio

À medida que a tecnologia se incorpora ao cotidiano do rádio, a preocupação do público tende a moldar a forma como o setor implementa essas inovações. O desafio, apontam analistas, será equilibrar eficiência tecnológica com responsabilidade, transparência e preservação do vínculo humano com a audiência.

Mais IA:
Grupos de rádio são contra proposta que indica uso de IA em anúncios políticos nos Estados Unidos
Pesquisa revela otimismo cauteloso de empresas de mídia quanto ao uso de IA na Europa
IDC prevê crescimento acelerado de smartphones com IA generativa até 2028
Rádio da Polônia usa avatares de inteligência artificial no rádio para conteúdo de jornalismo; iniciativa causa reação
Ferramentas de IA avançam na automação de tarefas e aumentam a produtividade no setor de mídia
Impasse entre inteligência artificial e direitos autorais continua na indústria do entretenimento
CEO da NAB, Curtis LeGeyt, incentiva as emissoras a fazerem parceria em IA na abertura do NAB Show 2024
Europa já conta com estação de rádio feita 100% por inteligência artificial
Alvorada FM lança campanha com assistente virtual criada por inteligência artificial
Jovem Pan News e Classic Pan anunciam boletins de jornalismo criados por inteligência artificial
Dumont FM tem nova sede e moderniza plástica utilizando inteligência artificial

E por qual razão olhar para lá fora?

tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 


Ilustração / tudoradio.com

Com informações do Radio Ink

Tags: Inteligência Artificial, rádio nos EUA, vozes sintéticas, CADA Austrália, Alpha Media, transparência no rádio, empregos e IA

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro e Daniel Starck - Microfone TR A editoria 'Microfone tudoradio.com' é escrita por Carlos Massaro (redator do portal) e por Daniel Starck (diretor de jornalismo e da plataforma). Ela te atualiza sobre as novidades dos comunicadores e demais profissionais de rádio de todo o Brasil. Mudanças, curiosidades da carreira, novos projetos, entre outros assuntos relacionados àqueles que fazem o rádio acontecer. O material publicado nesta editoria é assinado por toda a redação do tudoradio.com. Se você quer comunicar alguma novidade para essa editoria, envie para com o título 'Microfone'.


...









tudoradio.com © 2004 - 2025 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio: