Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Na sua opinião, qual formato de rádio deverá passar por uma maior expansão no número de rádios no mercado brasileiro em 2020?

Enquete

Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2014 @

A internet continua favorecendo o rádio

Aplicativos de mensagens instantâneas reaproximaram os ouvintes

Publicidade

Muitas pessoas continuam questionando o tempo que o rádio ainda tem, já que, com a chegada da internet, veio também a possibilidade da criação das webrádios, a opção de downloads das músicas preferidas, entre outras funções. Porém, a chegada da rede mundial de computadores também trouxe a possibilidade da rádio voltar a ter o seu ouvinte mais próximo.

Até a década de 90, os ouvintes tinham as opções do telefone e, principalmente, das cartas para entrar em contato com a sua rádio preferida. Apesar de ainda estarem em uso, essas duas modalidades perderam “terreno” com a popularização da Internet, que no início deu a opção de e-mails, principalmente pelo encarecimento das ligações telefônicas, principalmente as interurbanas.

Após um período sem muitas novidades, as rádios estão descobrindo uma nova fórmula de reaproximar seus ouvintes de suas programações. Os SMS (chamados torpedos) começaram a ajudar nessa aproximação, já que as operadoras de telefonia celular bonificam com seus clientes com pacotes gratuitos e algumas rádios passaram a destinar números para receber esse tipo de chamada.

A matéria publicada pelo Tudo Rádio, informando que a Jovem Pan FM 102.3 de Ipatinga adotou o aplicativo WhatsApp para receber mensagens de seus ouvintes, mostra que a internet continua trabalhando em favor do rádio. Falta agora as demais emissoras brasileiras seguirem os mesmos passos da emissora, que seguiu o exemplo da Jovem Pan FM 99.1 de Belo Horizonte, uma das primeiras rádios a adotar o sistema.

Essa nova modalidade também vai reforçar a importância dos smartphones. As empresas que montam esses aparelhos têm equipado com sintonizador de rádio FM, além de o usuário ter a possibilidade de ouvir rádios de outras regiões por meio da Internet. Vale a pena as emissoras começarem a adotar esse novo sistema de comunicação com o ouvinte e trabalhar juntamente com as novas tecnologias que, se bem aproveitadas, darão nova vida ao rádio.

Tags: Rádio, webradio, Whatsapp, ouvintes

Compartilhe!

Colunista
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista e é formado em Direito. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (interior de São Paulo) e trabalhou como locutor em outra retransmissora da Band FM e na Interativa de Avaré. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.