Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Qual será o papel do rádio nas eleições municipais de 2020?

Enquete

Segunda-Feira, 24 de Agosto de 2020 @ 00:00

Luciano Sasso / Harman - JBL (Brasil)

Teste
As smart-speakers, ou caixas de som com inteligência artificial, tem mudado o panorama da audiência residencial de rádio nos Estados Unidos e na Europa, tema que está em discussão nas pautas sobre o setor, conforme relatado com frequência pela redação do tudoradio.com.

Com base nesse cenário, o portal publica em agosto uma entrevista com Luciano Sasso, Vice President, Sales & Marketing ConsumerAudio South America da Harman, empresa que representa a JBL no Brasil, papo conduzidopela equipe de jornalismo da AERP (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná), publicado originalmente no site da entidade.

O executivo conta que a marca já vinha acompanhando a tendência dos dispositivos de áudio portáteis e da relevância do som para o dia a dia das pessoas e que o "novo normal" chegou para acelerar este conceito ainda mais.

Acompanhe: 

A tecnologia de voz se tornou ainda mais relevante em meio à quarentena. Neste contexto, como fica a evolução de um segmento que já vinha em ascensão?

A chamada casa conectada era uma tendência mesmo antes da pandemia da covid-19, quando já projetávamos o mercado de dispositivos inteligentes crescendo em um ritmo acelerado e com elevado potencial. Nesse sentido, nossos produtos passaram a acompanhar o impulsionamento do conceito de Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), cada vez mais procurado pelos consumidores. Em 2020, somaram-se ao nosso portfólio as caixas de som portáteis JBL, a linha conta com o Google Assistente integrado (proporcionando esta integração entre dispositivos e as casas inteligentes).

O período de pandemia fez as pessoas passarem mais tempo em casa e, naturalmente, o foco de investimento das famílias se voltou para o próprio lar. Com isso, a tecnologia de voz, que já era uma forte tendência, é impulsionada no mercado com um aumento na procura dos consumidores – e nós já estávamos prontos para isso.

Vocês têm apostado na venda das caixas de som inteligentes, com a pandemia houve um aumento nas vendas?

Elas possuem um mercado com significativo potencial de crescimento, mas por enquanto o consumidor brasileiro ainda está conhecendo os benefícios desta categoria. Ainda assim, registramos um aumento nas vendas das caixas de som neste período de pandemia, quando o público intensificou a procura por produtos para qualificar o home office e os momentos de lazer em casa.

A JBL lançou no ano passado o JBL Tuner, um modelo que embarca o FM como uma função importante. Por que foi importante para vocês investirem em um produto que contempla o rádio?

Possuímos produtos que atendem a todos os tipos de demanda dos consumidores. O modelo JBL Tuner FM, por exemplo, possui conexão DAB – Digital Audio Broadcast (radiodifusão sonora digital). Sempre tivemos um produto específico para o rádio. Este é um segmento com consumidores fiéis que recebe uma atenção especial da empresa, especialmente por sabermos da paixão do brasileiro por esse importante meio de comunicação.

Hoje já atendemos os mais variados perfis de amantes do rádio e estamos em constante atualização dessas linhas, levando produtos com valor agregado para além da perfeita transmissão FM.

Como a empresa vê o mercado de rádio no Brasil?

A Harman (JBL) se coloca como uma verdadeira parceira não somente do consumidor de rádio, como também dos radialistas e das emissoras brasileiras. Disponibilizamos soluções de áudio desenvolvidas especialmente para o segmento, como a linha de consoles digitais, que oferecem áudio e conectividade de alta qualidade. E ainda temos as linhas de monitores profissionais JBL, para se obter a melhor referência de áudio para os radialistas nos estúdios, microfones profissionais e os fones de ouvido profissional "over-ear".

Quando falamos do mercado de rádio também nos referimos a uma memória afetiva do consumidor. O impacto social das emissoras é histórico, pois essa conexão com os ouvintes ditou alguns dos caminhos do mundo da música.

Muito por nossa história tradicional no segmento de áudio, mantemos um zelo especial pelo rádio. Além de desenvolver produtos com uma sintonia FM de qualidade, buscamos integrar o rádio às novas tecnologias, como a conexão Bluetooth para que o consumidor também ouça suas músicas favoritas em streamings. Assim, compreendemos esse novo comportamento do público que não deixou o rádio de lado, porém quer cada vez mais funcionalidades em um único produto, ainda no conceito de IoT.

Entrevista feita por Karina Magolbo / Edição de Marinna Protasiewytch - Link original: https://aerp.org.br/geral/jbl-radio-caixas-inteligentes/

Tags: caixas de som, inteligência artificial, smart-speakers, JBL, Brasil, AERP

Compartilhe!

Teste
Diz aí!

O Diz aí é um espaço que o Tudo Rádio dedica à textos criativos e que contribuem com o crescimento do meio rádio. Se você tem um material que considere ser importante para compartilhar com outros profissionais, mande para a redação do Tudo Rádio dar uma olhada. Após uma análise (sem prazo definido, obedecendo as prioridades da agenda da redação do Tudo Rádio) o texto poderá aparecer aqui, com os devidos créditos. Participe!








Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2004 - 2020 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.