Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 28 de Dezembro de 2015 @ 15:10

Panorama: Ano foi de várias mudanças nos dials AM e FM de São Paulo

São Paulo – Mercado viu alterações em diferentes frequências da capital paulista

Publicidade

O ano de 2015 foi marcado por várias mudanças importantes nos dials AM e FM de São Paulo. Além da habitual movimentação ocorrida nos projetos vigentes (investimentos em programação, ações, projetos especiais, corrida por audiência, entre outros fatores relevantes), o rádio de São Paulo observou encerramentos de operações em canais do AM e FM, além do surgimento de outras programações. A mudança mais emblemática ocorreu em maio deste ano, com a saída da Rádio Estadão da sintonia 700 AM, projeto que ficou restrito ao dial 92.9 FM. A mudança ocorrida em maio também afetou a 106.9 FM da Grande São Paulo. Acompanhe:

Em maio a capital paulista acompanhou o encerramento das atividades da Rádio Estadão em 700 AM. O acontecimento foi histórico, já que a sintonia carregava projetos ligados ao Grupo Estado desde o início de suas atividades, ocorrido em 4 de janeiro de 1958 (leia sobre). Desde o último dia 25 de maio a frequência 700 AM abriga a programação religiosa / evangélica da Igreja da Graça, conhecida pela rede Nossa Rádio. E a alteração em 700 AM também influenciou a 106.9 FM da Grande São Paulo, estação que em agosto deste ano deixou de operar como Nossa Rádio FM e promoveu o retorno da Ômega FM (saiba mais).

No começo de 2015 a Grande São Paulo também acompanhou outra mudança na configuração do dial FM local. Na virada de 2014 para 2015 a frequência 98.1 FM encerrou a sua trajetória como Iguatemi Prime FM, permitindo a estreia de outro projeto evangélico / religioso no mercado paulistano. Janeiro foi o mês de inauguração da Adore FM 98.1, emissora cujo sistema irradiante está localizado na famosa Serra do Japi (Jundiaí), fato que possibilita uma cobertura de sinal local para a FM nas áreas metropolitanas de São Paulo, Campinas e Sorocaba (leia mais).

No AM a capital paulista observou outras mudanças significativas. A 1370 AM carregou vários projetos diferentes, como Rádio Iguatemi, R.D.C. (Rede do Coração), repetição da Super Rádio AM 1150 e Rádio Apollo (projeto atualmente em execução – saiba mais). As mudanças no dial 1370 AM também foram acompanhadas na sintonia 1520 AM de Mogi das Cruzes, sendo que as duas estações são controladas pela Rede Mundial.

“Entra e saí”

O espectro FM de São Paulo também foi influenciado por “fatores externos”. Operações do Ministério Público e da Anatel causaram dúvidas na cabeça dos ouvintes da evangélica / gospel Rádio Vida FM 96.5. Dona de um considerável volume de audiência, a 96.5 FM teve a sua operação interrompida em vários momentos, inclusive com longas ausências no dial FM da Grande São Paulo. Desde outubro passado a Rádio Vida é percebida no ar pela audiência paulistana (leia sobre), porém não há a confirmação oficial e pública se a operação atual é amparada por algum dispositivo jurídico.

A Top FM 104.1, também dona de um considerável volume de audiência na Grande São Paulo, também teve suas características de cobertura alteradas. Em agosto a emissora teve a sua transmissão na Avenida Paulista interrompida, retornando em setembro a partir de Guarulhos. Hoje a 104.1 FM cobre com facilidade toda a Grande São Paulo, mas com sua transmissão partindo da região metropolitana (clique aqui e leia sobre).

Outra alteração ocorreu em 91.7 FM, com o encerramento das atividades da Rádio Nova Mundial no início de dezembro.

Temporais

As condições climáticas também afetaram o rádio paulistano. Em setembro um forte temporal danificou as estruturas de várias FMs localizadas entre a Grande São Paulo, Grande Campinas, Vale do Paraíba e a região de Jundiaí (saiba mais). A rádio mais afetada foi a Transcontinental FM 104.7 de Mogi das Cruzes, estação que na época estava na vice-liderança geral de períodos importantes da medição realizada pelo Ibope Media. Na ocasião a FM teve a sua torre danificada, deixando a FM fora do ar por alguns dias. Quando retornou ao ar, a 104.7 FM contou com um alcance de sinal reduzido na comparação com a sua cobertura original. Até dezembro a Transcontinental passou por várias intervenções técnicas, que melhoraram a cobertura da FM de forma gradativa (leia sobre).

Melhorias

O Tudo Rádio também acompanhou os investimentos técnicos em várias emissoras da Grande São Paulo, situação que melhorou a cobertura de algumas FMs. Recentemente foi a vez da Mix FM 106.3 inaugurar o seu novo sistema irradiante (saiba mais), porém no meio do ano foram notados aprimoramentos nas coberturas de rádios como NOVABRASIL FM 89.7 (leia sobre), SulAmérica Trânsito FM 92.1, BandNews FM 96.9, entre outras.

Sinais em FM – Ouça on-line e veja a lista de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.

Tags: Especial, panorama, FM, AM, mudanças, técnica, dial, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.