O
tudoradio.com continua com a série de especiais sobre o que aconteceu no rádio em 2016, destacando pontos de mudanças nos dials AM/FM e curiosidades sobre as movimentações nos principais mercados do país. Ontem (26) foi a vez de
São Paulo (capital e interior) e hoje (27) vamos para a região Nordeste do país. Lá, Salvador foi o dial que mais apresentou novidades entre as capitais, com duas estreias de AMs na faixa FM e o retorno de uma rede nacional à capital baiana. Também é destaque o interior cearense, que abriga as primeiras migrantes AM-FM do país.
Migração AM-FM
A migração AM-FM foi um dos principais temas da radiodifusão em 2016 e deverá seguir assim em 2017. E o Ceará foi o palco das primeiras estreias na faixa FM, com destaque para o inicio das atividades da atual
Rádio Progresso FM 97.9 de Juazeiro do Norte, primeira migrante AM-FM a ocupar uma faixa em FM no Brasil. O fato foi percebido pelo mercado em março passado e, na sequência, várias AMs da região passaram a ocupar faixas no dial FM entre 88.1 FM e 107.9 FM, tirando a migração do papel.
E a região Nordeste também foi palco da primeira migrante AM-FM a operar no dial FM de uma capital de estado. A
CBN FM 91.1, emissora que já conta com sistema de RDS ativo, iniciou as operações em novo canal a partir de outubro, transformando a cidade de Natal no primeiro mercado que é capital a abrigar uma migrante em seu dial.
Teresina contou com outro importante ponto do processo de migração AM-FM, com a estreia da
Rádio Jornal Meio Norte FM 90.3. O fato foi percebido pelo mercado em outubro, sendo um processo de migração AM-FM da 570 AM. Detalhe: a novidade envolveu dois estados: Maranhão e Piauí. Motivo? A 570 AM era uma concessão de Timon, cidade localizada no Maranhão, mas que está na divisa com Teresina (pertencendo à área metropolitana da capital piauiense).
Mudanças no dial
Salvador foi o palco das principais mudanças no dial FM na região Nordeste. Em 2016 a capital baiana acompanhou duas estreias de AMs na faixa FM, novidades que não tem relação com o processo de migração AM-FM (já que as estações em questão continuam no ar na faixa AM e ocuparam canais já existentes em FM). A primeira novidade ocorreu em janeiro, sendo a estreia da
Rádio Sociedade AM 740 em 102.5 FM, fato que levou uma tradicional rádio AM da Bahia para a faixa FM. Ela substituiu a Tudo FM (emissora que passou a ocupar a sintonia 100.7 FM).
E, já em dezembro, Salvador contou com uma mudança que chamou a atenção do mercado nacional. A
Jovem Pan FM 91.3 iniciou as suas transmissões no último dia 1º, substituindo a CBN no canal. A mudança foi promovida pela Rede Bahia e encerrou um longo período de ausência da Jovem Pan FM na capital baiana.
Outra estreia importante e que envolve uma marca nacional ocorreu em João Pessoa. Em maio passado, a Clube FM 103.3 encerrou as suas atividades, cedendo espaço para a
BandNews FM 103.3. O fato levou a rede “all-news” do Grupo Bandeirantes para a Paraíba, resultando também na retomada da expansão da marca paulista para novos mercados (situação que não ocorria desde março de 2013, quando a BandNews FM estreou em Fortaleza).
Recife viu uma estreia em seu dial FM. A Frei Caneca FM 101.5, emissora ligada à prefeitura da capital pernambucana, iniciou em definitivo as suas operações na cidade.
Audiências
O panorama da audiência foi acirrado dois importantes mercados nordestinos em 2016. Salvador viu uma forte disputa pela liderança geral, situação travada pela popular/hits Piatã FM 94.3 (que terminou o ano como líder geral no 05h-00h/todos os dias e locais) e Globo FM 90.1 (primeira rádio do segmento adulto-contemporâneo no país a liderar a audiência numa capital brasileira). Já no Recife a briga foi intensa entre as populares Clube FM 99.1 e Recife FM 97.5 (esta que terminou o ano na frente, no 05h-00h/todos os dias e locais).
Também chamou a atenção do mercado as mudanças no cenário da audiência em João Pessoa, situação causada pela saída da Clube FM 103.3. A nova situação conta com uma intensa disputa por colocações no “top 3”, mas a liderança geral segue com a 98 Correio FM 98.3 (situação mantida pela FM nos últimos seis anos).
Já em Fortaleza, segue a hegemonia da 93 FM 93.9, emissora popular/hits que há anos é dona da primeira colocação em períodos importantes da medição realizada pelo Kantar Ibope Media.
Amanhã (28) será a vez de relembrarmos alguns destaques do rádio ocorridos na região Sul do país. Acompanhe!