Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Como você, ouvinte de rádio via streaming, classifica esse serviço oferecido pela sua emissora preferida?

Enquete

Segunda-Feira, 01 de Julho de 2019 @ 07:30

Especial: Julho começa com muita expectativa em vários mercados de rádio no Brasil

São Paulo - Mudanças em dials, rádios aderindo novos formatos ou linhas de programação, entre outras novidades, movimentam o mercado

Publicidade

O mercado de rádio do Brasil convive com uma grande expectativa para mudanças sensíveis em várias emissoras de rádio em diferentes praças. Em julho essa situação é ampliada, conforme algumas definições se aproximam. Em São Paulo, por exemplo, se espera mudanças no dial FM e mudanças no formato de programação de uma rádio tradicional. Em outros, são desenhadas estreias iminentes em diferentes segmentos. Acompanhe:

Nas últimas semanas os ouvintes da rede nacional liderada pela Transamérica FM 100.1 de São Paulo sentiram diferenças na grade da FM em várias faixas horárias, principalmente a partir das 23h00 e durante a madrugada.  playlist musical da emissora está mudando aos poucos, adotando uma linha "pop-rock" nacional e internacional com foco principal em hits dos anos 90 e começo dos anos 2000. Recentemente a rede passou a contar com uma nova direção geral.

Por ser rede, qualquer mudança ocorrida na Transamérica afeta vários mercados importantes. E o mesmo acontecerá com a Rádio Globo, que tem a sua mudança mais definida. Na última quinta-feira (27) a rede do Sistema Globo de Rádio detalhou como será o formato popular/hits que será adotado pela marca, assim como sua grade de programação. A grade que era executada até então pela Rádio Globo foi encerrada ontem (30).

Em São Paulo, há a expectativa de mudanças no dial. A Feliz FM 92.9 (gospel) afirmou que seguirá no ar apenas até o próximo dia 15, mesmo podendo ficar por cerca de 60 dias (contados a partir da terça-feira passada). Isso gera uma expectativa de como ficará o canal a partir do dia 16, lembrando que a Massa FM (formato popular, rede que adquiriu o canal) está prevista para ocupar a sintonia a partir de setembro. A Massa FM transformará a 92.9 FM em sua cabeça de rede.

Também há em São Paulo a expectativa de mudança na Musical FM 105.7 (evangélica), que anuncia "uma nova rádio" para o canal. Informações extra-oficiais indicam que a Vida FM (que passou por 96.5 FM e é de formato gospel) ocupará a sintonia a partir deste mês.

Hoje (1º) a Band FM 96.1 também conta com novidades em sua rotina diária, com uma nova dupla na apresentação de programas como Manhã Show, Quem Ama Não Esquece e Minha Música Minha Vida.

Goiânia

Goiânia (GO) vive uma série de mudanças em seu dial neste ano de 2019. Na capital de Goiás já chegaram as rádios 89 FM A Rádio Rock FM 102.9, NovaBrasil FM 92.1 e a cidade passou a ser atingida pelas migrantes AM-FM originadas na cidade de Anápolis. O mercado local também viu mudanças na gestão do grupo que opera a Positiva FM 98.9, este que também deve promover a chegada da Rádio Mix FM 95.7, FM que já está em expectativa.

Outra expectativa, mas ainda sem data, é a entrada da Rede BandNews FM em 90.7 FM.

Vitória e Curitiba

Em Vitória (ES) o mercado capixaba terá uma novidade no formato adulto-contemporâneo. A Clock FM 105.7 deve ser promovida ao dial FM local, projeto originado pela Rede Super de Comunicação. É certo que a Clock FM estreia neste mês de julho, mas o canal que deverá ser ocupado pela FM ainda não foi 100% definido (sendo a 105.7 FM o "endereço" mais provável).

Já em Curitiba (PR), duas expectativas futuras: a Mundo Livre FM 93.9 (adulto/alternativo) conta com uma nova gestão artística, esta que começa a promover mudanças em seu playlist musical. Assim como na Transamérica, essas mudanças são sensíveis e estão no início. E a ida da cabeça de rede da Massa FM 97.7 de Curitiba para São Paulo também gera expectativa.

Outro detalhe que envolve Curitiba é o comportamento futuro da audiência popular local. Renato Gaúcho, comunicador que passou os últimos 32 anos na Caiobá FM 102.3, já estreou pela 98 FM 98.9.

Interior Paulista e Recife

A migração AM-FM fechou o mês de junho promovendo novidades importantes no interior paulista. Araraquara passou a sintonizar as emissoras Rádio Morada do Sol FM 94.9 e Rádio Cultura FM 107.5, marcas tradicionais do AM que agora estão com suas grades em FM. Fica a expectativa local sobre os nomes das rádios, já que essas mesmas marcas contam com outras emissoras na cidade: as também tradicionais Morada do Sol FM 98.1 e Cultura FM 97.3, do mesmo grupo das migrantes, mas com grades diferentes.

No Recife (PE) há a mudança prevista para agosto, mas que deve ampliar a expectativa de movimentação nos bastidores durante o mês de julho. Será implantada a Ynterativa FM 102.1, emissora de formato popular/hits que promete um projeto multiplataforma.

Mapa da Atualização -> Veja aqui o que mudou no dial FM de todo o Brasil durante o mês de junho (2019)

Clique aqui e confira a configuração atual do dial FM em todo o país, além de ouvir as emissoras via internet

Tags: Dial, FM, mudanças, Transamérica, Rádio Globo, Massa FM, Clock FM, Mundo Livre FM, Ynterativa FM, 98 FM

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é empresario, jornalista e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 17 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como consultor nas áreas artística e digital.



...


Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2020 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.