Terça-Feira, 04 de Fevereiro de 2020 @ 15:12
São Paulo – Estudo Bareme Rádio mostra que quase 2 milhões de portugueses afirmam ter hábito de ouvir Rádio pela internet
O estudo Bareme Rádio, realizado pela empresa Marktest, mostrou que quase 2 milhões de portugueses tem o hábito de ouvir Rádio pela internet. De acordo com o resultado do estudo relativo a 2019, foram um milhão e 938 mil o número de residentes no país que dizem ter ouvido rádio online, número que representa 22.6% do universo em análise.
O levantamento levou em conta pessoas com idade acima dos 15 anos. Esses valores aumentam significativamente nas faixas etárias mais jovens, com os portugueses entre os 25 e os 34 anos a apresentarem a percentagem mais elevada, com 39,3% a afirmarem ter o hábito de ouvir rádio online. Por outro lado, os números começam a cair acentuadamente com conforme a idade aumenta para um mínimo de 3,7% junto dos indivíduos com mais de 64 anos.
Ainda segundo o estudo da Marktest, as classes sociais também apresentam um comportamento desigual, com um máximo de 38,8% entre os indivíduos da classe alta para um mínimo de 8,8% entre os indivíduos da classe baixa. Entre os gêneros, este hábito é mais equilibrado, sendo 23,9% entre os homens e 21,5% entre as mulheres.
Em outro estudo divulgado em janeiro do ano passado, foi apontado que o rádio automotivo era predominante na preferência dos portugueses. Segundo o levantamento da época, 72,4% dos ouvintes preferiam ouvir rádio em seus carros. Esse número corresponde a 6,2 milhões de pessoas, segundo a Marktest.
Veja também:
> Em reestruturação, iHeartMedia troca DJs por inteligência artificial em rádios do grupo nos Estados Unidos
> Estudo feito nos Estados Unidos aponta que é o rádio que gera resultados digitais e ajuda na busca de novos clientes
> Possível mudança de hábitos alerta sobre riscos de campanhas apenas no digital
> Rádio tenta acelerar mudança para medição com base em impressões, mas pondera desvantagens
Com informações do site Meios e Publicidade
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.