Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 02 de Outubro de 2020 @ 07:31

Canal B do Radio Show 2020 discute o rádio híbrido, conteúdo on-line e carros conectados

São Paulo - Os cinco dias de programação estão organizados em temas, separados em dois canais (A e B). Tendências para conteúdo e área técnica estarão em discussão

Publicidade

A partir da próxima segunda-feira (5), a indústria de rádio internacional estará com as atenções voltadas para a edição virtual do Radio Show 2020, evento que foi para a internet devido a continuidade da pandemia do novo coronavírus. Tendências sobre os ambientes digital, FM/AM e a entrega de conteúdo multiplataforma estarão em destaque na programação, com as participações dos principais executivos do setor nos Estados Unidos. O Radio Show é considerado um dos principais eventos sobre rádio no planeta e está organizado em temas por dia. Acompanhe:

Segundo a programação presente no portal do Radio Show e conforme já noticiado pelo tudoradio.com, a edição deste ano terá dois 'canais' online, com o Canal B dedicado a tópicos técnicos, apresentados das 16h30 às 17h00 (horário de Brasília), entre segunda e sexta-feira da próxima semana.

Os temas de tecnologia presentes no canal B do Radio Show 2020 incluem o rádio híbrido (tecnologia que trabalha com as ondas terrestres e dados de internet, tudo de forma conjunta), transmissão totalmente digital na banda AM (tendência nos Estados Unidos, após as estações serem desobrigadas de manter o sinal AM analógico), o carro conectado e a evolução da tecnologia de transmissão e workflow.

A programação do canal B são programadas por Skip Pizzi, vice-presidente de educação e divulgação de tecnologia da NAB, e David Layer, vice-presidente de engenharia avançada da NAB. Ambos já fizeram participações em eventos do setor de rádio no Brasil, como SET Expo 2019, 24º Congresso da AERP e, mais recentemente, no evento virtual Webnab 2020.

"Eu penso assim: quando você é o primeiro na vizinhança a ter um cachorro falante, todo mundo acha incrível que ele fale (…) mas assim que o cachorro de todo mundo começa a falar, as pessoas começam a reclamar de sotaques engraçados e gramática ruim", afirma Skip ao portal norte-americano Radio World, chamando a atenção para o desafio de programar um conteúdo online, que é agravado pelo fato de que todo mundo vem fazendo isso nos últimos meses durante a pandemia.

O portal Radio World fez um resumo sobre o que será discutido no Radio World, com destaque para os assuntos técnicos, e o tudoradio.com repercute:

Segunda-feira - Rádio Híbrido - 05/10

Segundo a programação do Radio Show, o primeiro painél do Canal B terá como foco  o rádio híbrido. Nas últimas semanas o tudoradio.com destacou a evolução da tecnologia, através da implantação do sistema em automóveis na Europa e nos Estados Unidos. O rádio híbrido é visto como um futuro promissor para o rádio, já que a tecnologia é de fácil uso (e intuitiva) para o ouvinte.

O rádio híbrido mescla o sinal terrestre com dados de internet, fornecendo mais possibilidades para os ouvintes, estações e também anunciantes. O sistema possibilita que o usuário nunca perca a recepção de sua estação favorita, alternando para a internet em caso de ausência do sinal em FM, por exemplo.

Recentemente foi fechada uma parceria entre a iHeartMedia e a montadora Audi para ampliar a oferta da tecnologia.

Terça-feira - Rádio AM totalmente digital - 06/10

No segundo dia, a programação contará com um assunto que interessa mais diretamente o mercado norte-americano. Lá o FCC (que regula o setor) desobriga que as estações AMs digitais mantenham a transmissão analógica. Segundo o Radio World, até o momento, apenas duas estações AM dos Estados Unidos adotaram a medida, o que requer autorização experimental temporária da FCC.

"Esta sessão será um relatório de progresso / atualização do rádio AM totalmente digital, que o Radio Show vem cobrindo há algum tempo", disse Pizzi. "Ouviremos do engenheiro chefe do WWFD, Dave Kolesar da Hubbard Radio, que tem sido um verdadeiro campeão dessa tecnologia usando o modo de transmissão HD Radio MA3 do Xperi, bem como de Brian Walsh da WIOE em Fort. Wayne, Ind", finaliza Skip.

Quarta-feira - Rádio e o carro conectado - 07/10

No terceiro dia, Joe D'Angelo (SVP do Xperi) deve discutir a recente fusão Xperi / TiVo e o papel que o rádio pode desempenhar no carro conectado à web de hoje e do futuro.

Segundo o portal Radio Show, o Xperi é conhecido por parte do setor como o pai do HD Radio e da plataforma de rádio híbrida DTS Connected Radio. Suas marcas também incluem DTS, IMAX Enhanced, Invensas e Perceive.

"Em um momento em que os consumidores desejam acesso personalizado e contínuo ao entretenimento em qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer dispositivo, a empresa combinada oferecerá aos consumidores uma plataforma de entretenimento digital com uma experiência de entretenimento ponta a ponta, da escolha ao consumo", afirma o comunicado da empresa sobre a fusão, segundo o Radio World.

"As soluções que esta fusão pretende trazer para as emissoras, montadoras e seus consumidores, levam o rádio e o painel digital a um nível completamente novo de descoberta e engajamento, oferecendo aos motoristas uma maneira segura, eficiente e mais personalizada de descobrir conteúdo de rádio, tudo apresentado com a riqueza de texto / imagem que exigem em uma plataforma digital", publicou o Radio World sobre um depoimento do Xperi, que informa sobre a fusão trazer a plataforma de metadados da TiVo para a plataforma de rádio híbrida da empresa.

"As emissoras de rádio mantêm o controle do conteúdo, com maior envolvimento e percepções analíticas, e as montadoras têm acesso a uma solução global pronta para uso que é segura e terá suporte em todo o mundo", finaliza.

A expectativa sobre a fusão e os efeitos que isso pode causar no mercado é grande por causa de algumas mudanças de hábitos observados na população durante a pandemia. Uma pesquisa sugere que encontrar um lugar em veículos conectados à web é mais importante do que nunca. De acordo com o Spring 2020 Smart Audio Report da Edison Research e NPR, 36% dos proprietários de smart-speakers (caixas de som inteligentes) que estão acima dos 18 anos e residem nos Estados Unidos têm ouvido mais conteúdo de música / entretenimento em seus dispositivos de streaming desde o surto, com 52% de pessoas com 18 a 34 anos velhos dizendo a mesma coisa.

Leia sobre:
> Publicidade em smart-speakers, avanço do digital na Europa e chip FM em celulares estão no radar do rádio

"Quando mais pessoas voltam a dirigir para o trabalho, muitas podem continuar ouvindo a transmissão em seus carros em vez de voltar para a transmissão de rádio", afirma a reportagem do Radio World.

Quinta e sexta-feira - A evolução das tecnologias de radiodifusão - 08 e 09/10

Segundo a reportagem da Radio World, os dois últimos painéis do Radio Show vão considerar a evolução das tecnologias de radiodifusão.

Na quinta a programação vai examinar a transição do rádio de uma infraestrutura tradicional baseada em hardware para a tecnologia IP, produção / playout baseada em software e trabalho na nuvem (cloud). Já na sexta, o foco será na tecnologia de HD Radio de próxima geração, que é o padrão de rádio AM/FM digital adotado nos Estados Unidos.

"A própria natureza da transmissão de rádio está mudando", afirma Skip. "Com tanto indo para a nuvem e o mundo virtual, pode chegar o dia em que a maior parte do investimento técnico de rádio será gasto em op-ex [despesas operacionais com serviços] em vez de cap-ex [despesas de capital em hardware e equipamento], e essas sessões discutirão essa transição", finaliza Pizzi.

Já os painéis do canal A, mais voltado ao conteúdo, incluirão a programação chamada 'CEO Townhall', que terá executivos como Bob Pittman da iHeartMedia, Mary Berner da Cumulus Media e David Field da Entercom Communications. Na sequência, já na terça, haverá o Radio Mercury Awards e um "One-on-One com Byron Allen" o fundador, presidente e CEO da Allen Media Group LLC / Entertainment Studios. A grade do canal A já foi destacada anteriormente pelo tudoradio.com. Confira aqui. 

Antes da pandemia, o Radio Show 2020 estava marcado para ser em Nashville. E as mudanças provocadas pelo coronavírus não afetaram apenas a edição deste ano. O Radio Show 2021 deverá ser presencial, mas teve sua data e local alterados. O evento acontecerá junto com o NAB Show 2021, com as duas agendas confirmadas para outubro de 2021, em Las Vegas.

Para saber mais sobre a edição deste ano e fazer a inscrição para acompanhar os painéis, basta acessar https://radioshowweb.com/

Veja mais sobre o Rádio Show:
> Radio Show destaca evolução do rádio para o áudio e um equilíbrio nas estratégias publicitárias
> Durante o Radio Show, executivos afirmam que o rádio vai bem com o público, mas o desafio é monetizar
> Mais notícias publicadas pelo tudoradio.com sobre as edições anteriores do Radio Show
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia

Com informações do portal Radio World e do Radio Show

Tags: Radio Show 2020, programação, técnico, rádio híbrido, tecnologia, tendências

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.