Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 06 de Outubro de 2021 @ 07:32

Tome nota: Mercado de rádio conta com várias estações AMs preparando suas estreias no dial eFM

São Paulo - Faixa estendida do FM deverá receber várias estações até o final de 2021. Emissoras migrantes fazem campanhas sobre a novidade

Publicidade

A reta final de 2021 promete ser movimentada na maioria dos dials FMs do país, com estreias em FM convencional (88.1 FM a 107.9 FM) e também em eFM (76.1 FM a 87.3 FM). Ou seja, todo o espectro agora conhecido como FM 2.0 (de 76.1 FM a 107.9 FM) vai contar com alguma movimentação até o final deste ano. O tudoradio.com já chegou a destacar as novidades previstas para o mês de outubro em diferentes regiões do país e agora coloca no foco as estreias indicadas para o eFM, ou seja, o FM estendido. São várias as emissoras que já fizeram alguma manifestação pública sobre o uso de um canal a partir de 76.1 FM. Acompanhe o recorte:

Em setembro passado, emissoras originadas na faixa AM nas regiões de Campinas, Santos e Ribeirão Preto fizeram campanhas sobre suas idas para o dial eFM. Foram os casos de estações do Grupo ABC de Rádio e também do Grupo Bandeirantes de Comunicação (veja a lista no final desta reportagem), que preparam suas estruturas técnicas para a transmissão em FM, mas ainda não contam com uma data definitiva para a estreia em seus novos canais.

Os visitantes e a equipe do tudoradio.com também captaram novas transmissões em eFM desde o mês de maio, quando foi inaugurada oficialmente a nova faixa estendida do FM no Brasil. Mais recentemente, o dial FM da Grande São Paulo percebeu a transmissão em baixa potência da GRU FM 84.7 de Guarulhos (já em seu canal definitivo, emissora originada como Rádio Cumbica AM 1500) e testes da Rádio Nova Difusora AM 1540 de Osasco (irá para 79.9 FM).

Em geral, as escutas das emissoras em eFM são de boa qualidade, mesmo com parte das emissoras operando como estações científicas. Com a faixa mais livre, o tudoradio.com costuma receber relatos de sintonia em locais até distantes em relação a origem da transmissão. Exemplo: não raro é o flagrante de rádios em eFM de São Paulo, registros de visitantes do portal residentes na região de Campinas. A sintonia também é considerada de boa qualidade nas áreas de interesse imediato dessas estações.

Para captar as estações já ativas em eFM e aquelas que também já fizeram alguma manifestação pública sobre o inicio de suas transmissões, os ouvintes precisam de receptores que iniciem o seu dial a partir da sintonia 76.1 FM. Rádios migrantes como a Rádio Capital FM 77.5 de São Paulo e a Rádio Banda B FM 79.3 de Curitiba (PR) estão com campanhas diárias para orientar a audiência sobre a novidade. E, recentemente, a AESP divulgou um levantamento sobre a oferta de receptores com o "dial FM 2.0".

O tudoradio.com organizou uma lista de estações relacionadas à operação em eFM, organizadas entre aquelas que já manifestaram alguma informação pública sobre a migração para a faixa estendida e estações que já estão no ar. Lembrando que a Anatel tem divulgado uma série de consultas públicas e atos relacionados ao eFM. Acompanhe:

Rádios que fizeram alguma campanha sobre futuras estreias em eFM:

Jovem Pan News AM 590 de Santos (SP) -> 76.1 FM
Jovem Pan News AM 1230 de Campinas (SP) ->  85.3 FM
Rádio ABC AM 1570 de Santo André (SP) -> 81.9 FM
Rádio Bandeirantes AM 1170 de Campinas (SP) -> 85.7 FM
Rádio Bandeirantes AM 1270 de Ribeirão Preto (SP) -> 84.9 FM
Rádio Brasil AM 690 de Santa Bárbara D' Oeste (SP) -> 81.9 FM
Rádio Mix AM 770 de Limeira (SP) -> 82.9 FM
Rádio Tropical Gospel AM 1320 de Curitiba (PR) -> 81.3 FM

Faixas já indicadas publicamente e que possuem seus futuros ocupantes indicados:

Jovem Pan News AM 620 de São Paulo -> 76.7 FM
Rádio Bandeirantes AM 840 de São Paulo -> 86.3 FM
Rádio Record AM 1000 de São Paulo -> 77.1 FM

Quem já está no ar:
 
GRU FM / Rádio Cumbica FM 84.7 de Guarulhos (SP) - Originada em 1500 AM
Rádio Banda B FM 79.3 de Curitiba (PR) - Originada em 550 AM
Rádio Capital FM 77.5 de São Paulo - Originada em 1040 AM
Rádio Cultura Brasil FM 77.9 de São Paulo - Originada em 1210 AM
Rádio Jornal FM 76.1 do Recife (PE) - Originada em 780 AM
Rádio Liberdade FM 83.3 de Porto Alegre (RS) - Originada em 970 AM
Rádio Nova Progresso FM 81.9 de São Leopoldo (RS) - Originada em 1530 AM
Tua Rádio São Francisco FM 79.9 de Caxias do Sul (RS) - Originada em 560 AM

Emissoras não originadas na faixa AM que estão em eFM:

Rádio Nacional FM 87.1 - São Paulo 
Rádio Nacional FM 87.1 - Recife
Rádio Nacional FM 87.1 - Rio de Janeiro
Rádio Nacional FM 87.1 - Belo Horizonte 
Rádio MEC FM 87.1 - Brasília

Para contextualizar...
> Migração AM-FM em faixa estendida de FM é iniciada hoje em SP, RJ, DF, MG, PE e RS
> Apagão no AM de Porto Alegre: RBS e Rede Pampa desligam emissoras. CBN segue ativa 
> Levantamento: Sem contar com eFMs, migração AM-FM se aproxima de 800 rádios mapeadas pelo Dials tudoradio.com

O primeiro teste do eFM

A primeira transmissão oficial em eFM foi realizada em 2014, na sintonia 84.7 FM. Na ocasião, que foi 1 ano após a assinatura que marcou o início do processo de migração AM-FM no país, foi repetido em São Paulo o sinal da Jovem Pan News AM 620. Na última consulta pública, o canal 84.7 FM foi destinado à migração AM-FM de Guarulhos (já ocupado pela GRU FM).

Essas novidades marcam o uso da faixa FM estendida (76.1 FM a 87.3 FM), que ampliará a faixa de FM já existente (87.5 FM a 107.9 FM). Também há a expectativa do mercado sobre as definições da última consulta pública sobre os canais de migração em diferentes regiões do país. Saiba mais através dos links a seguir:

Os dials e a migração AM-FM:
> Confira aqui a lista de AMs que já estão ativas no dial FM, além do número de estações por estado
> Veja e ouça on-line todas as emissoras em FM e AM do Brasil. Acesse os dials tudoradio.com

Tags: migração am-fm, rádio, artigo, faixa estendida, processo, FM, eFM, mudanças, dial

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.