Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

O áudio digital está crescendo em consumo. Isso inclui o streaming das rádios. E ai? Os streamings das suas estações preferidas estão...

Enquete

Terça-Feira, 04 de Janeiro de 2022 @ 07:46

Tendências | eMarketer aponta que maior parte da receita de áudio digital vem de assinaturas pagas

São Paulo - O número é impulsionado pelas plataformas de streaming de música. Outras receitas, como anúncios, devem evoluir conforme a mídia programática em áudio cresça

Publicidade

Um levantamento divulgado pela eMarketer em dezembro passado aponta que o faturamento de áudio digital vem diretamente de assinaturas pagas, panorama este impulsionado pelos serviços de streaming de áudio. Porém, a diferença entre a divisão das receitas entre assinaturas e anúncios (com destaque para a programática) está diminuindo. A expectativa, conforme já abordado pelo tudoradio.com em 2021, é de que o áudio evolua na publicidade digital, algo que pode beneficiar diretamente as emissoras de rádio. Acompanhe:

Hoje, 63,8% de toda a receita de áudio digital vem de assinaturas pagas, contra apenas 36,2% de anúncios / publicidade. Os dados são de 2021 e a eMarketer faz uma projeção até 2025, quando 62,1% das receitas serão de assinaturas e 37,9% para anúncios e outros formatos de receita. A maior distância entre essas duas fontes será observada neste ano de 2022, com 63,9% para assinaturas, contra 36,1% para a publicidade.

Importante gerador de conteúdo de áudio digital, seja pelo streaming de áudio das emissoras AM/FM ou pela produção de podcasts, o rádio é quem auxilia o maior volume de receitas provenientes de anúncios, ou seja, por distribuir conteúdos de forma gratuita para o seu público. Dessa forma, a receita de iniciativas digitais do rádio fica na dependência da evolução da publicidade no áudio, esta que sofreu com turbulências durante o período mais agudo da pandemia da covid-19.

O problema imediato para o rádio, existe o fato de que seu público não está disposto a pagar pelo conteúdo de áudio gerado, inclusive no digital, conforme já mostrou o tudoradio.com anteriormente, em levantamento divulgado pela Nielsen, em 2020.

Porém há uma vantagem: o rádio é o maior "carregador de anúncios em áudio" entre todas as plataformas, seja nos mundos on e offline. E com o crescimento de seus conteúdos no digital, a tendência é de um avanço mais significativo na receita originada em anúncios via streaming, conforme já apontam empresas do setor. O crescimento da mídia programática em áudio digital deve auxiliar diretamente nesse cenário.

Novamente sobre o levantamento da eMarketer, a pesquisa incluiu receitas de publicidade de áudio digital em rádio AM / FM digital, rádio de Internet pureplay, rádio por satélite e serviços de streaming como Pandora e Spotify, que são parcialmente financiados por publicidade em áudio.  “Conforme a receita de assinaturas aumentou entre 2018 e 2021 como uma parcela das receitas de áudio totais, os gastos com anúncios digitais diminuíram”, de acordo com a eMarketer. 


Divisão do bolo entre a receita originada em assinaturas e em anúncios

Recomendamos:
Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

 

Com informações do RAINNews

Todos os direitos são reservados ao Portal tudoradio.com, conforme a lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita são permitidas, desde que contenham os devidos créditos ao Portal tudoradio.com.

Tags: tendências, faturamento, rádio, 2022, mercado, comunicação, streaming, áudio digital

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...









tudoradio.com © 2004 - 2022 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.