Quarta-Feira, 16 de Fevereiro de 2022 @ 07:29
São Paulo - Mês de fevereiro já contou com novidades em vários estados brasileiros. Alterações vão desde migrantes AM-FM até expansão de rádios públicas
Atualizado - Fevereiro não está destoando dos outros meses: o rádio brasileiro continua apresentando uma série de novidades em diferentes mercados, impulsionado por migrantes AM-FM, reposicionamento de estações tradicionais e também a expansão de projetos de rádios públicas. Por exemplo: em São Luís (Maranhão) foi percebida no ar a Rádio Nacional FM 93.7, marca da EBC que até 2021 não estava em expansão. Outra novidade foi a confirmação da mudança de grupo na operação da Rádio Disney FM 91.3 de São Paulo. Todas essas novidades são relatadas em tempo real pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com e também noticiadas em detalhes pela redação do portal.
Na segunda-feira (14) o mercado acompanhou a oficialização da ida da operação da Rádio Disney FM 91.3 de São Paulo para o GC2 (Grupo Camargo de Comunicação), grupo que também controla as rádios 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 e Alpha FM 101.7 de São Paulo. A informação foi dada por Lauro Jardim, colunista do jornal O Globo. Logo após a repercussão do assunto, o tudoradio.com recebeu um comunicado da Rádio Disney, que confirmou o acordo.
"A Rádio Disney está em um processo de transformação e adaptação para melhor atender a audiência e seus parceiros. Dessa forma, passará a fazer parte do Grupo Camargo de Comunicação, que será a nova proprietária da Rádio Itapema e do licenciamento da marca Rádio Disney no Brasil. A revisão de seu modelo de negócios tem como principal objetivo oferecer um conteúdo ainda mais relevante e fortalecer a conexão com nossos fãs no país", diz o comunicado da Rádio Disney enviado para a redação do tudoradio.com.
O tudoradio.com também informou nesta segunda-feira (14) que a Rádio Disney poderá ter sua estrutura deslocada para o 19º andar do número 2200 da Avenida Paulista, endereço que também abriga as rádios Alpha FM e 89 FM A Rádio Rock. Hoje a 91.3 FM está no complexo WTC, localizado na zona sul (próximo à Ponte Estaiada). A mudança de operação está prevista para ser efetivada em março, informação a ser confirmada.
Logotipo da Rádio Disney Brasil
Também foi na segunda-feira (14) o surgimento da Band FM 88.3 de Joinville (SC), voltada para o norte catarinense. A novidade levou a rede Band FM SAT para a cidade mais populosa de Santa Catarina e o fato também significa a estreia do processo de migração AM-FM em Joinville (SC). A estação é fruto do processo de migração AM-FM da tradicional Rádio Cultura AM 1250, que foi afiliada da Jovem Pan News nos seus últimos anos de atuação e já está desativada.
Antes, a semana começou com o surgimento da Rádio Nacional FM 93.7 de São Luís, capital do Maranhão. Trata-se de um processo de expansão da Rádio Nacional da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), processo iniciado no ano passado, quando a marca inaugurou estações em eFM (FM estendido) nos mercados de São Paulo, Recife e Belo Horizonte. Também foi adicionada uma eFM no Rio de Janeiro (onde a Rádio Nacional já está na faixa AM). São Luís é a primeira emissora nesta leva de expansão da Rádio Nacional a operar em FM convencional (entre 88.1 FM e 107.9 FM). A novidade foi registrada pelo Mapa da Atualização deste domingo (13).
Logotipo da Rádio Nacional, emissora da EBC
No domingo (13) também teve a estreia da Ummix FM 105.7 de Anápolis (GO), após um curto período de expectativa no canal. A estação, que cobre também com facilidade a Grande Goiânia, passou a integrar um projeto estadual de formato popular/hits e que conta também com jornalismo local. A nova emissora goiana já estava executando na segunda-feira (14) programas jornalísticos, com prestação de serviço direcionada à Anápolis. E, ontem (14), a Ummix Super Rede anunciou que também contará com a Rádio Bandeirantes AM 820 de Goiânia em seu guarda-chuva.
Fevereiro também contou com o surgimento da "Rede Conecta FM" no interior de São Paulo, envolvendo duas rádios tradicionais do Leste Paulista. A Tropical FM 104.1 de Araras e a Vale Verde FM 95.3 de Mogi Guaçu passaram a adotar "Conecta FM" junto aos seus respectivos nomes fantasias, sendo que a emissora araraense teve uma mudança em seu perfil, de popular/hits para adulto-contemporâneo. Recentemente as duas estações passaram a ser controladas pela São Leopoldo Mandic.
Nesta mesma região do estado de São Paulo foram percebidas duas novidades na semana passada: a Rádio Mix FM 82.9 iniciou as suas operações em FM a partir de Limeira, surpreendendo pelo seu extenso alcance de sinal entre o interior e a Grande São Paulo. E próximo dali, mais precisamente no Circuito das Águas, foi percebida a transmissão experimental da Rádio Socorro FM 103.1 a partir de Socorro.
Outra novidade anunciada foi a chegada da rede Up FM a Jaú, no Centro Paulista. A tradicional Energia FM 101.9 vai adotar o formato popular/hits da rede, mas mantendo a sua marca original. A estreia está prevista para os próximos dias, em data que ainda será anunciada. E essa mesma região também viu a ampliação no porte técnico da Nativa FM 91.5 de Bauru, conforme destaque realizado pelo Mapa da Atualização neste final de semana.
Também foi no interior de São Paulo que ocorreu mais um registro no Mapa da Atualização do tudoradio.com de mudança de marca e programação: a até então Rádio Cultura FM 98.9 de Santa Rosa de Viterbo adotou novamente o nome Rádio Terra FM 98.9, ligada à Rede CBS (Rede Mundial). A estação está na região de Ribeirão Preto.
Na primeira quinzena de fevereiro também teve o retorno da Pinga Fogo FM 91.5 ao dial FM de Maringá (PR), estação que teve uma curta trajetória com a Transamérica.
Outras mudanças técnicas e estreias de migrantes AM-FM também foram registradas pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com nesta primeira quinzena de fevereiro, como a mudança de canal da Tropical FM 104.1 de Simão Dias (emissora sergipana que estava em 104.3 FM) e a estreia da Rádio Encruzilhadense FM 89.1 de Encruzilhada do Sul (RS), migrante do AM-FM classe C, originada da AM 1230. E as novidades impactam o guia de rádios do portal, chamado de Dials AM/FM tudoradio.com.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.