Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 08 de Setembro de 2022 @ 07:32

Tendências | Comemorações do centenário do rádio provocam reações positivas no mercado

São Paulo - Movimentação é vista com bons olhos por executivos do setor, por expor o tamanho do prestígio que o rádio tem

Publicidade

A sequência de comemorações do centenário do rádio no Brasil tem provocado uma onda positiva entre profissionais do meio e também agentes do mercado publicitário. O tudoradio.com consultou vários gestores do setor para tentar extrair as impressões desses personagens sobre o atual momento do rádio. É consenso que o veículo está forte, ações de união como na iniciativa realizada no último dia 6, em São Paulo, escancaram o tamanho do prestígio do veículo. Nesta terça-feira, em comemoração aos 100 anos do rádio no Brasil, uma transmissão especial uniu mais de 30 estações na capital. Acompanhe:

Com base nas impressões dos profissionais ouvidos pelo portal, a iniciativa desta terça-feira (6) exemplificou de forma muito natural que o rádio é extremamente relevante para a população, possui uma trajetória histórica de destaque e está se adaptando naturalmente a qualquer novidade tecnológica, inclusive aos novos hábitos de consumo do público. A rede formada por mais de 30 rádios passou por todos esses pontos, com fatos históricos, dados atuais e depoimentos de personagens importantes para o veículo e para a sociedade brasileira. 

Na visão de um executivo de rádio ouvido pelo tudoradio.com, o meio precisava realizar com mais frequência iniciativas similares ao evento realizado no MIS (Museu da Imagem e do Som) na última quinta-feira (6) e também a festa “Rádio +100 anos”, ocorrida em junho passado. “Demonstra força, seja para o mercado, seja para nós mesmos. A união é algo fundamental para nos enxergarmos como um veículo forte e, sendo assim, agir do tamanho dessa grandeza”, afirmou o gestor. “Precisamos fazer mais isso para o mercado e para nós mesmos”, completa. 

Também chamou a atenção das pessoas que foram ao MIS as figuras que prestigiaram o evento de rádio. Ali estavam nomes de empresas importantes, como o Bradesco (banco que está entre os maiores anunciantes de rádio em São Paulo) e CCR. O governador do estado, Rodrigo Garcia, que está em plena campanha eleitoral, reservou espaço na agenda para prestigiar o evento organizado pela AESP. Isso também foi comentado entre os presentes. Ricardo Nunes, prefeito da capital, também estava presente. 

“Precisamos discutir o nosso negócio”, provoca Johnny Saad, presidente do Grupo Bandeirantes, em sua fala no MIS. De fato, um dos consensos entre os presentes é a necessidade de união para discutir os melhores modelos de negócio para toda a indústria de rádio. Sentimento este que passou com frequência nos eventos virtuais realizados ao longo da pandemia da COVID-19 e ganhou uma força mais significativa a partir da festa do “Rádio + 100 Anos”.


Campanha do tudoradio.com sobre os 100 anos do rádio no Brasil

Outro gestor de rádio, que não atua no mercado paulista, disse que a movimentação observada em São Paulo já reverbera de forma positiva no mercado publicitário, com alguns profissionais olhando diferente para o veículo. Porém o movimento deve prosseguir em todo o país, para que ocorra um reposicionamento mais concreto do veículo, à exemplo do que ocorreu com outros segmentos, como o OOH (Mídia out-of-home). “O rádio é forte, mas está subvalorizado. Esse posicionamento mais assertivo da nossa indústria pode reverter isso”, acredita esse gestor, que não deixa de estar em sintonia com as falas proferidas por quem subiu no palco do MIS, na última terça-feira (6).

Relacionadas:
Rede especial Rádio + 100 Anos une 30 estações em São Paulo. Evento no MIS presta homenagens
Reunião histórica de rádios em São Paulo movimenta o mercado publicitário e tem foco no futuro
Rádio é ouvido por 83% da população brasileira nas 13 regiões pesquisadas pela Kantar IBOPE Media
SET Expo 2022: Dia do Rádio debate a expansão das redes, consumo do meio no Brasil e negócios digitais


Painel instalado no MIS para o evento realizado na terça (6) passada

Tags: Rádio, 100 Anos, Brasil, São Paulo, AESP, MIS, evento, especial

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.