Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 20 de Abril de 2023 @ 18:44

Secretário de Transporte dos EUA reconhece importância do rádio AM em veículos elétricos

São Paulo – Secretário foi questionado sobre a manutenção do dial AM nos veículos elétricos

Publicidade

O secretário de Transporte dos EUA, Pete Buttigieg, se pronunciou sobre a proteção do rádio AM em veículos elétricos. A questão foi levantada durante uma entrevista no programa Washington Watch, onde ele foi questionado sobre a resposta do Departamento de Transportes às montadoras que estão removendo a banda do rádio AM.

Em fevereiro, sete ex-administradores da FEMA enviaram uma carta aos membros do Congresso e a Buttigieg, destacando a importância do rádio AM como um elemento central da infraestrutura do Sistema Nacional de Alerta Público Federal. As emissoras fornecem informações de alerta e emergência da FEMA ao público durante desastres naturais e eventos climáticos extremos.

Buttigieg reconheceu a importância do papel que o rádio AM desempenha na obtenção de informações necessárias para a segurança das pessoas, especialmente em situações de emergência climática. Ele afirmou que, embora não haja um papel legal formal do Departamento de Transportes em relação a esse assunto, a questão estará em sua mente durante as conversas com a indústria automobilística e outras indústrias relacionadas ao transporte.

No final de fevereiro, ex-chefe da FEMA, a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências dos Estados Unidos, Craig Fugate, assinou uma carta, junto com outros ex-funcionários da agência, pedindo ajuda ao governo federal para garantir que todas as montadoras incluam rádio AM nos veículos elétricos. Fugate sempre foi um defensor do rádio local, e vê o rádio AM como um eixo da infraestrutura por trás do Sistema Nacional de Alerta Público federal.

Legislativo dos Estados Unidos também faz pressão

No final do ano passado, membros do Legislativo e radiodifusores dos Estados Unidos também pressionaram a indústria automotiva pela manutenção de sintonizadores de rádio AM nos carros totalmente elétricos. Existe a preocupação no país de que a tendência entre as montadoras pudesse ganhar força de forma a tornar inviável a operação contínua de uma estação de rádio AM, já que os fabricantes de veículos elétricos que estão deliberadamente deixando de fora os receptores com dial AM.

Segundo uma reportagem da revista Quatro Rodas de julho do ano passado, os modelos elétricos da Audi, BMW, Porsche, Tesla e Volvo já não contam com um rádio AM em seu infoentretenimento há algum tempo. E alguns modelos "híbridos" (elétricos, mas também que usam combustíveis como álcool, gasolina ou diesel) também estão abandonando o receptor AM.

A faixa AM concentra muita audiência nos Estados Unidos, com algumas das estações de notícias e esportes mais ouvidas operando nessa faixa. Porém, para se blindar de uma possível diminuição da oferta de receptores, muitas emissoras correram para disponibilizar suas programações em outras formas de transmissão de radiofrequência. 

Não rara é a presença de AMs em canais 2 ou 3 de FMs digitais, reforçando a presença dessas estações no dial. Porém, mais recentemente, grupos como a Audacy resolveram sacrificar algumas estações musicais de menor audiência para preservar o alcance de suas AMs mais ouvidas, como foram os casos da WINS AM 1010 de Nova York (que desde novembro está em 92.3 FM) e KNX AM 1070 (também passou a ser ouvida em 97.1 FM).

Carros elétricos: AM sai de cena. Setor de rádio prioriza FM analógico e opções digitais


Dial AM presente em um modelo híbrido da KIA comercializado na Europa / crédito: tudoradio.com

CEO da NAB prevê rádio evoluindo para uma experiência guiada pela tela em automóveis

Veja também:
> Do digital ao AM: NAB Show 2023 terá FM própria, evolução do rádio nos carros e campanha pró-AM
> NAB Show 2023: integração do rádio com o setor automotivo e experiência aprimorada em telas são essenciais para o futuro

Em convenção, europeus se movimentam para manter domínio do rádio nos carros
>
 Rádio segue hegemônico em carros em países da América do Norte, Europa e Oceania 
Nielsen: Rádio é ouvido por 93% da população dos Estados Unidos
>
 Curiosidade: RDS das emissoras podem ampliar o engajamento da audiência com a mensagem publicitária
>
 Opções de mídia se multiplicam nos carros, mas rádio mantém sua hegemonia
>
 Canadá: Rádio AM/FM retoma em 2021 o nível de liderança nos carros que era observado em 2019
>
 Rádio híbrido avança em automóveis com parceria entre a Xperi e a Daimler
>
 Parceria entre Audi e iHeartRadio pode impulsionar o rádio híbrido na América do Norte

E por qual razão olhar para lá fora?

tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Com informações da Radio Ink

Tags: rádio, AM, FM, rádio digital, MaxxRadio, Xperi, indústria automotiva, HD Radio, DTS AutoStage, campanha pró-AM

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.