Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 25 de Outubro de 2024 @ 13:07

Tendências | Rádio está no foco das campanhas políticas nos Estados Unidos

São Paulo – Postulantes à presidência dos EUA estão investindo esforços e recursos em programações de rádio

Publicidade

Assim como está ocorrendo no Brasil durante o pleito municipal, as eleições norte-americanas também estão movimentando o rádio. As estratégias de campanha dos dois principais postulantes à presidência dos Estados Unidos estão utilizando o veículo como uma importante ferramenta de comunicação, combinada com outras plataformas. Como já adiantado pelo tudoradio.com, o investimento médio em publicidade política nos EUA já aumentou 22% neste ciclo, em comparação com a campanha de 2020, que também foi intensa.

São várias as formas de utilização: entrevistas em redes de rádio de grupos importantes, spots comerciais, especialmente nos estados considerados decisivos para o resultado eleitoral, entre outras ações que envolvem o meio. Vale lembrar que, no Brasil, a situação foi semelhante: partidos políticos correram para firmar coligações a fim de garantir espaço em rádio e TV, além das entrevistas e debates realizados por diversas emissoras, com resultados expressivos.

+ Rádio é mensurável e, quando bem executado, entrega resultados para a publicidade, indica Nielsen

Para ilustrar essa movimentação nos EUA, podemos citar as participações recentes dos candidatos à presidência. O “The Glenn Beck Program”, da Premiere Networks, contou recentemente com uma entrevista exclusiva do ex-presidente Donald Trump, candidato do Partido Republicano. No mesmo dia, a vice-presidente Kamala Harris, candidata democrata, participou do programa “The Breakfast Club”, com Charlamagne tha God, em Detroit. A entrevista foi transmitida em mais de 130 estações da iHeartMedia.

Enquanto isso, a campanha Harris-Walz continua investindo mais em anúncios específicos de rádio para alcançar eleitores em estados decisivos. Um novo anúncio veiculado em Michigan destaca as origens rurais do candidato a vice-presidente democrata e governador de Minnesota, Tim Walz. O plano é veicular o anúncio em 70 emissoras de rádio rurais, buscando atingir mais de 300 mil eleitores em áreas fora das grandes cidades e dos condados suburbanos de Michigan. A campanha iniciou uma estratégia semelhante na Pensilvânia, em setembro.

+ No geral, pesquisas sobre rádio no Google subiram 525% na última semana do primeiro turno das eleições 2024

Entre julho e o início de outubro, Harris investiu mais em publicidade do que Trump, gastando US$ 456,3 milhões, em comparação aos US$ 204,3 milhões do ex-presidente, com maior ênfase em anúncios no rádio. Ambos os candidatos ainda têm mais entrevistas e anúncios programados para serem transmitidos pelas emissoras.

+ Kamala Harris intensifica uso do rádio para conquistar eleitores indecisos em estados-chave dos EUA
+ Política municipal esclarece: rádio é essencial para campanhas de qualquer tipo

Recomendadas:
> Grupos de rádio são contra proposta que indica uso de IA em anúncios políticos nos Estados Unidos
> Receita publicitária do rádio deve crescer 1,8% em 2024; Digital e política colaboram com o cenário
> Entrega de publicidade segmentada via dial é uma das tendências comerciais para o rádio em 2025
> Para crescimento em receitas de publicidade local, equipes de rádio precisam vender on e offline
> Previsões publicitárias sugerem necessidade de atenção do rádio com o digital

E por qual razão olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 


Ilustração / Biblioteca Canva

Tags: rádio, eleições EUA, campanhas políticas, Kamala Harris, Donald Trump, publicidade política, rádio nos Estados Unidos

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.