Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 03 de Dezembro de 2024 @ 07:02

Porto Alegre, Goiânia, Fortaleza, Curitiba, Aracaju, Brasília, Grande Recife e Grande São Paulo são mercados com mudanças no FM

São Paulo - Virada de mês é movimentada em todo o país, mas número de praças de grande porte na lista de novidades chama a atenção  

Publicidade

Dezembro já começou e promete uma série de novidades no rádio de diferentes regiões do país. A maioria delas, já oficializadas, foi noticiada pela redação do portal ou indicada no sistema Mapa da Atualização do tudoradio.com, que monitora as alterações nos dials em tempo real. Porém, chamou a atenção do mercado a quantidade de praças de grande porte que apresentou alguma novidade entre a última semana e esses primeiros dias de dezembro. Fortaleza, Porto Alegre, Goiânia, Curitiba, Aracaju, Brasília, Grande Recife e Grande São Paulo contaram com alguma novidade, sendo que praças relevantes do interior também estão com mudanças iminentes. Acompanhe:  

A surpresa da semana passada foi a ativação da FM 96.5 de Osasco, cidade populosa da Grande São Paulo. Esse canal é fruto de um processo de migração OT-FM da antiga OT 4975. Em resumo: além de adicionar uma nova FM em um dos mercados mais competitivos do planeta, o fato chama a atenção por ser a primeira ida de uma ondas tropicais ao dial FM, processo esse anunciado em outubro do ano passado. Até o fechamento deste texto, o sinal da 96.5 FM era de fácil captação em praticamente toda a Grande São Paulo, executando uma playlist musical de formato jovem/adulto-pop. Segundo informações extraoficiais, o canal poderá abrigar a grade da Apolo FM, que neste ano já passou por 98.1 FM e 99.1 FM.  

Outra novidade ocorre em Porto Alegre. Ontem (2), foi captada a 93.3 FM, com sinal local em toda a capital gaúcha e em sua região metropolitana, com grade de formato adulto-contemporâneo. Essa emissora é originada na FM 84.9, que chegou a operar como Play FM e atualmente estava sem nome fantasia definido. A estação é controlada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, que inclusive indica o nome “Band” no RDS da 93.3 FM. O ponto de partida dessa emissora é a antiga e tradicional AM 640, que nos últimos anos serviu a região como Rádio Bandeirantes (hoje em 94.9 FM).  

Também ontem (2) ocorreram duas estreias importantes: em Goiânia, foi implantada a Rádio Mix FM 106.1, estação que foi apresentada na Rede Mix de Rádio a partir das 18h00. E antes, às 12h00, a Metropolitana FM 90.5 de Aracaju iniciava sua operação de forma oficial na capital sergipana. Essas duas inaugurações já estavam agendadas para esta segunda-feira e mantêm em processo de expansão essas duas redes concorrentes, que estão chegando a diferentes mercados.  

Em Curitiba, no domingo (1º), ocorreu o encerramento da Rádio Gospel FM 89.3, que deixou o dial local às 23h59 do dia 30. Foram 17 anos de atuação na capital paranaense, projeto este que se destacou como a FM de formato gospel que deteve o maior volume de audiência para uma FM na região Sul do país, chegando a figurar no top 3 em seu auge. Em seu lugar, a 89.3 FM passou a executar uma grade de programação ainda no formato gospel, mas trata-se apenas de um processo de transição, frequência essa que não deverá seguir com um projeto de perfil religioso.  

Fortaleza terá mudança na próxima quarta-feira, com a estreia definitiva da Clube FM 97.1, emissora de formato popular/hits que já está em expectativa e será afiliada da Rede Clube FM Brasil. Vale ressaltar que, controlada pelo Grupo O Povo, a estação é fruto do processo de migração AM-FM da antiga AM 1010, que nos últimos anos estava repetindo a CBN FM 95.5.  

Já na capital do país, a novidade foi a Rádio Terra FM 98.3, estação de formato popular/sertanejo, que tem como foco a música raiz desse gênero. A mudança foi percebida antes da virada do mês, interrompendo a presença da Apolo FM em Brasília e região. Vale ressaltar que essa Terra FM é a mesma que entrou recentemente em 98.1 FM da Grande São Paulo.  

No Recife, nesta segunda-feira (2), ocorreu a estreia oficial da Rádio da Família FM 103.5, migrante AM-FM que já estava operando na região de forma experimental desde outubro passado. O sinal da FM é de fácil captação em boa parte do Grande Recife, em especial nas áreas mais ao sul da capital. A transmissão da FM de formato religioso/gospel parte de Cabo de Santo Agostinho.  

Interior também tem mudanças

No interior paulista, o mercado local terá no próximo dia 4 o início da transmissão da Rádio Mix FM 106.5, emissora que parte com seu sinal de Agudos, terá Lençóis Paulista como sede (cidade que também é origem da concessão, uma migrante AM-FM) e Bauru será um dos seus principais campos de atuação na região conhecida como Centro Paulista. A inauguração oficial da afiliada da Rede Mix de Rádio, prevista para esta quarta-feira (4), está marcada para às 18h00.  

Também no interior paulista, foi percebida no ar a FY FM 101.9 de Mogi Mirim, na região conhecida como Baixa Mogiana. A novidade é fruto do processo de migração AM-FM da antiga AM 610 e, nos últimos anos, operou como afiliada da extinta Play FM e, mais recentemente, permaneceu no ar como FYFM, mesmo estando na faixa AM. Agora o projeto, que é no formato adulto-contemporâneo, vai para o FM, informando que deverá apresentar novidades em sua grade de programação.  

Em Imperatriz, no interior do Maranhão, a 102.9 FM interrompeu sua operação como Imperial FM e anunciou que irá operar como Clube FM, uma emissora local de formato popular/hits, cuja estreia está prevista para a próxima segunda-feira (9).  

A Rede Clube FM Brasil também terá outra estreia em dezembro, além de Fortaleza. Trata-se da já anunciada Clube FM 102.7 de Altamira, no interior do Pará. Conforme noticiado anteriormente pelo tudoradio.com, a inauguração está prevista para o dia 16.  

Outra rede com estreias ainda para este ano é a Massa FM, com a inauguração já confirmada da Massa FM 104.1 de Itapeva, sul paulista, na próxima quarta-feira (4). Também está em fase final de montagem a futura Massa FM 90.3 de Dourados (MS). Já a Massa FM 106.9, do Norte Catarinense, tem a possibilidade de começar a operar ainda em 2024, já que sua estação complementar que irá operar em Joinville está em fase final de consulta pública. A nova afiliada terá como origem a cidade de Jaraguá do Sul e irá focar também no mercado joinvilense. Outra estação que também poderá surgir é a possível Massa FM 102.3 de Itapema, no litoral do estado.  

Já em Petrolina, no interior de Pernambuco, está prevista a entrada da Plena FM 91.5, emissora de formato adulto-contemporâneo que hoje ocupa uma faixa comunitária do município. Com a ida para uma estação convencional, a Plena FM passará a atuar de forma mais ampla na região que também conta com Juazeiro (BA). Já a atual Ponte FM deverá ir para a faixa comunitária que ficará vaga, segundo informações extraoficiais. 


Logotipos de algumas das emissoras citadas em mudanças recentes pelos dials

Tem mais mudanças para acontecer?

Possivelmente. Com a dinâmica do mercado nos últimos anos, outros anúncios podem ser feitos, seja pelos nomes já citados neste texto ou por outras redes atuantes no país. A migração AM-FM também pode impactar esse processo. E, conforme já apura o tudoradio.com, existem outras novidades em fase final de negociações e, assim que forem oficializadas, o portal irá detalhar sobre elas.

E uma série de novidades técnicas também foram percebidas nos dials e registradas pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com

Confira a lista completa das novidades nos dials através do endereço: tudoradio.com/mapa.

+ Veja aqui a lista completa de rádios por cidades e regiões do país

Relacionadas:
> Mercados do Recife, Brasília, Belém, Aracaju, Baixada Fluminense, Recôncavo Baiano e Baixada Santista observam mudanças no FM
> Com Brasília e Curitiba entre as novidades no primeiro dia do mês, novembro será movimentado no dial FM brasileiro
> Redes movimentam dial FM brasileiro com novidades neste último trimestre de 2024
> Marcas como Band FM, Clube FM, FM O Dia, Jovem Pan FM e Metropolitana FM estão previstas para mudanças nesta reta final de 2024
> Virada de mês tem novidades em dials de regiões como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás
> Agosto traz mudanças no rádio: Curitiba lidera em número de trocas e São Paulo desliga duas AMs tradicionais
> Julho começa com Maravilha FM, Rádio Mix FM, Rádio Mais, Clube FM e Arauto News FM entre as novidades
> 89 FM A Rádio Rock, Clube FM, Massa FM, Metropolitana FM e Rádio Mix FM têm estreias previstas para as próximas semanas
> Virada para junho tem mudanças em dials de quatro capitais, estreias no interior e avanço da migração AM-FM
> Rádio Cidade surge no FM de Curitiba (PR), Clock FM em Vitória (ES), troca no Rio de Janeiro e Clube FM segue em expansão
> São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Curitiba, São Luís e Vitória estão com novidades previstas para maio
> Curitiba (PR), Brasília (DF), Maceió (AL) e o interior paulista começam o mês de abril com novidades no dial FM
> Com Ribeirão Preto e Campinas chamando a atenção, 2024 começa movimentado no rádio do interior paulista

Tags: FM, rádio, mudanças no dial, migração AM-FM, rádios brasileiras, mercado de rádio, estreias de emissoras, expansão de redes, programação de rádio, Clube FM

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.