Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2024 @ 13:11

O Rádio Hoje | Rádio no Rio Grande do Sul alcança 88% da população e mantém alta credibilidade

Porto Alegre - Levantamento revela que o rádio continua sendo uma das mídias mais confiáveis no estado, alcançando quase 8 milhões de pessoas

Publicidade

Uma pesquisa realizada entre julho e agosto de 2024 revelou o desempenho robusto do meio rádio no Rio Grande do Sul, demonstrando sua relevância entre os meios de comunicação na região. De acordo com o levantamento, 88% da população gaúcha com 15 anos ou mais costuma ouvir rádio, o que equivale a 7,86 milhões de pessoas, confirmando que praticamente 9 em cada 10 gaúchos são ouvintes regulares.

A pesquisa, que contou com 1.500 entrevistas distribuídas nas oito regiões da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT), apontou que o rádio tem, em média, 1,34 milhão de ouvintes por minuto ao longo dos sete dias da semana, com maior audiência nos dias úteis. O chamado "prime time" do rádio gaúcho ocorre entre 7h e 18h, de segunda a sexta-feira, com uma média de mais de 2 milhões de ouvintes por minuto e picos de quase 3 milhões durante a manhã.

O levantamento também destacou a fidelidade do público com relação ao tempo de escuta. Durante a semana, os ouvintes passam, em média, 5 horas e meia ouvindo rádio, número que aumenta para 7 horas aos sábados e domingos.

Outro dado relevante do estudo é a confiança da população no rádio. Cerca de 81% dos entrevistados consideram o meio confiável, e 77% acreditam que o rádio é um "companheiro". Além disso, 67% dos entrevistados confiam nos comerciais veiculados e 70% acreditam que as propagandas no rádio são mais confiáveis que as na internet.

Rádio via streaming bate recordes em dia de eleição, reforçando aspecto híbrido do meio

Quanto aos hábitos de consumo, 72% da população costuma ouvir notícias no rádio, 74% ouve música e 56% do público masculino acompanha futebol e outros esportes. Entre os gêneros musicais preferidos pelos gaúchos, o sertanejo lidera com 52,9%, seguido de músicas gauchescas e pagode.

Esse levantamento reafirma a importância do rádio no cotidiano da população gaúcha, demonstrando sua adaptabilidade e presença em diferentes plataformas, como rádio no carro, celular e até em assistentes virtuais como Alexa.

Veja também:
Rádio se consolida como fonte rápida de informação durante as enchentes na Grande Porto Alegre

Pesquisas mais recentes pelo mundo:

Brasil -> Inside Áudio 2023: Rádio atinge 80% dos brasileiros e mostra sua força publicitária, segundo Kantar IBOPE Media
EUA -> Rádio segue como a mídia de massa de maior alcance nos Estados Unidos
França -> Áudio é consumido por 97% da população da França; Rádio lidera com folga nesse formato de mídia
Alemanha -> Rádio segue dominante entre as plataformas de áudio na Alemanha; 93,1% da população escuta o meio
Reino Unido -> Audiência de rádio online supera AM/FM pela primeira vez no Reino Unido; DAB+ lidera consumo
Suíça -> Diariamente, 72% da população da Suíça ouve rádio
Portugal -> Tempo médio de consumo de rádio ultrapassa 3 horas diárias em Portugal
Austrália -> Em apenas uma semana, rádio alcança 81% da população na Austrália; escuta digital avança

 

Recomendamos:
Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Tags: Rádio, AGERT, levantamento, Rio Grande do Sul, panorama

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.