Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2024 @ 13:11
Porto Alegre - Levantamento revela que o rádio continua sendo uma das mídias mais confiáveis no estado, alcançando quase 8 milhões de pessoas
Uma pesquisa realizada entre julho e agosto de 2024 revelou o desempenho robusto do meio rádio no Rio Grande do Sul, demonstrando sua relevância entre os meios de comunicação na região. De acordo com o levantamento, 88% da população gaúcha com 15 anos ou mais costuma ouvir rádio, o que equivale a 7,86 milhões de pessoas, confirmando que praticamente 9 em cada 10 gaúchos são ouvintes regulares.
A pesquisa, que contou com 1.500 entrevistas distribuídas nas oito regiões da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT), apontou que o rádio tem, em média, 1,34 milhão de ouvintes por minuto ao longo dos sete dias da semana, com maior audiência nos dias úteis. O chamado "prime time" do rádio gaúcho ocorre entre 7h e 18h, de segunda a sexta-feira, com uma média de mais de 2 milhões de ouvintes por minuto e picos de quase 3 milhões durante a manhã.
O levantamento também destacou a fidelidade do público com relação ao tempo de escuta. Durante a semana, os ouvintes passam, em média, 5 horas e meia ouvindo rádio, número que aumenta para 7 horas aos sábados e domingos.
Outro dado relevante do estudo é a confiança da população no rádio. Cerca de 81% dos entrevistados consideram o meio confiável, e 77% acreditam que o rádio é um "companheiro". Além disso, 67% dos entrevistados confiam nos comerciais veiculados e 70% acreditam que as propagandas no rádio são mais confiáveis que as na internet.
+ Rádio via streaming bate recordes em dia de eleição, reforçando aspecto híbrido do meio
Quanto aos hábitos de consumo, 72% da população costuma ouvir notícias no rádio, 74% ouve música e 56% do público masculino acompanha futebol e outros esportes. Entre os gêneros musicais preferidos pelos gaúchos, o sertanejo lidera com 52,9%, seguido de músicas gauchescas e pagode.
Esse levantamento reafirma a importância do rádio no cotidiano da população gaúcha, demonstrando sua adaptabilidade e presença em diferentes plataformas, como rádio no carro, celular e até em assistentes virtuais como Alexa.
Veja também:
> Rádio se consolida como fonte rápida de informação durante as enchentes na Grande Porto Alegre
Pesquisas mais recentes pelo mundo:
Brasil -> Inside Áudio 2023: Rádio atinge 80% dos brasileiros e mostra sua força publicitária, segundo Kantar IBOPE Media
EUA -> Rádio segue como a mídia de massa de maior alcance nos Estados Unidos
França -> Áudio é consumido por 97% da população da França; Rádio lidera com folga nesse formato de mídia
Alemanha -> Rádio segue dominante entre as plataformas de áudio na Alemanha; 93,1% da população escuta o meio
Reino Unido -> Audiência de rádio online supera AM/FM pela primeira vez no Reino Unido; DAB+ lidera consumo
Suíça -> Diariamente, 72% da população da Suíça ouve rádio
Portugal -> Tempo médio de consumo de rádio ultrapassa 3 horas diárias em Portugal
Austrália -> Em apenas uma semana, rádio alcança 81% da população na Austrália; escuta digital avança
Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.