Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Na sua opinião, qual formato de rádio deverá passar por uma maior expansão no número de rádios no mercado brasileiro em 2020?

Enquete

Segunda-Feira, 20 de Agosto de 2012 @

O papo é: rádio de São Carlos e Araraquara

Jason Lee segue destacando o rádio do interior de São Paulo ao entrevistar alguns dos principais profissionais do mercado que atuam entre Ribeirão Preto e o Centro Paulista. O papo agora é sobre São Carlos e Araraquara!

Publicidade

Hello Friends! O entrevistado do mês aqui na coluna é Eduardo Precaro, mais conhecido por Edu. Ele trabalha na Clube FM de São Carlos, desde 2008, onde é produtor e locutor das chamadas da emissora e também tem sua produtora de audio, onde grava para rádios de todo o Brasil. Edu há passou pelas rádios Intersom de São Carlos e Cultura de Araraquara. Enjoy!

 
Jason: Edu, obrigado pela entrevista, vamos começar pela pergunta clássica: Como você começou no Rádio?
 
Edu: Ola Jason, obrigado você pela oportunidade. Eu comecei no rádio em 1988, na Rádio Universitária aqui de São Carlos, na época era
uma emissora educativa nos moldes em que dever ser mesmo,uma emissora educativa, diferente de como está hoje praticamente uma emissora comercial que toca flash backs, na época a programação era do mpb á musica classica !
Tinha dezoito anos e a procura de uma oportunidade em uma emissora, quem me deu a oportunidade foi o DaL Fernandez ( rapaz onde ta esse cara ) , bom trabalhava em uma concessionária de veículos na cidade e no fim de semana trabalhava de operador na Rádio Universitaria.  Jason, era o que eu queria, trabalhar na Rádio ,mas ouvir música clássica no sábado a noite ,não dava! (rs) . Lembro que as faixas dos discos de música clássica eram enormes, ah não dava outra , botava o disco pra tocar e colocava o retorno em uma rádio jovem da cidade que tinha um programa chamado FM MUSIC DANCE...,até que um dia, um diretor da rádio apareceu lá e me pegou no flagra , e pra explicar pra ele que era so ó o retorno que tava tocando aquela música! rss. Bom, em 1989 inaugurou uma nova emissora aqui em São Carlos a Rádio Realidade AM, e fui o primeiro operador de áudio contratado da emissora. Jason, o AM foi uma grande escola pra mim, principalmente parte de operação de aúdio ! Já em 1990 consegui realizar um dos meus sonhos que era trabalhar na tal emissora jovem da cidade, a Intersom FM!
 
 
Jason: Você teve duas passagens pela Intersom FM, fale sobre a primeira?
 
Edu: Então,  a  primeira foi de 1990 a 2000, apesar de que mesmo trabalhando na Cultura de Araraquara, ainda prestava alguns serviços para emissora, essa primeira passagem foi de puro aprendizado , Jason , que escola! Trabalhei com gente muito boa, Wander Sá , Ney Santos, Beto Santos, Luciano Arantes, Sabá, Tony Saviani, Marcelo Rieg e outros, peguei o finalzinho do que todo mundo chama de época de ouro das FMS, eu tinha 20 anos, e tudo que tinha ouvido de rádio,tudo que tinha estudado de rádio, vivido de rádio, gravados nas fitas K7, nos anos anteriores , apenas como ouvinte fanático de grandes emissoras da região na época, como CLube Fm ,Diário ,Difusora, Morada , Cultura a própria Intersom..estava la, eu tava la.. dentro, não acreditava..pegava o cartucho que tinha aquela vinheta que ouvia com o maior T..! E tudo estava lá na minha mão, foi uma época mágica ,eu fui para Intersom para fazer gravadora, juntou a fome com vontade de comer.No começo tinha vontade de fazer locução, cheguei a fazer nos finais de semana, más o que gostava mesmo era produção, o que eu cortei de fita com gilete e depois juntava com splice..krss, e ainda no estúdio da Intersom tinha 2 SPX ai era uma festa..o legal que nessa brincadeira, conheci um grande parceiro de produção, o WAnder Sá que é hoje uma das vozes padrão da CLube FM de RIbeirão e outras emissoras do Brasil. Quem nunca ouviu aquela voz de cinema? Pois é produtor original dele fui eu rss , o Wander já era locutor da casa, ele com vontade aprender a gravar vinhetas e eu com vontade de produzir..e hoje mais de 22 anos depois produzimos vinhetas para várias rádios do Brasil, mas claro aprendendo sempre mais, todo o dia!
 
Jason: Foram 10 anos neste "primeiro casamento"?
 
Edu: Sim, 10 anos, comecei como operador de gravação, depois operador do ar, locução final de semana, programador musical, redação comercial, só não vendi comercial, do resto vélho! kkrss
 
Jason: E sua passagem pela Cultura de Araraquara, como Coordenador, como foi?
 
Edu: Jason, eu fui pra como operador de gravação também, quem me fez o convite foi o Toninho da Cultura, outro cara que foi super legal trabalhar junto, eu trabalhava na Cultura na parte da manhã  e voltava pra São Carlos na parte da tarde , onde continuei na Intersom , mas agora só fazia redação de comerciais. Aconteceu que depois de 6 meses a Rádio Cultura ,foi vendida, o novo dono da emissora, pediu uma reformulação na rádio , ele queria a Rádio Cultura popular,
o Marcelo Barbieri, novo proprietário, já me conhecia da Intersom e me pediu se eu poderia ajudá-lo na reformulação. A Rádio ate aquele momento era pop..isso em 2000, foi um grande desafio, e viramos a rádio para popular, criei novos programas, estreamos novos locutores e a rádio estava caminhando bem, já estavmos incomodando as duas populares a Band e a MOrada, teve ate um episódio do show do Alexandre Pires , incomodou ate a cabeça de rede,deixa pra la( rss)mas fiz grande amigos lá, inclusive o Cesar Rosa, que dirigia a Band na época , hoje Nativa, o Cassio da Morada, o Tiago da JP, Caca da Nativa, foi muito legal!
 
Jason: Depois da Cultura, acabou voltando pra Intersom?
 
Edu: Pois é voltei pra Intersom, porque 10 meses depois a Rádio Cultura foi vendida novamente , agora para o grupo Morada do Sol, ai voltei para Intersom, ai já com mais experiência assumi a coordenação da emissora, e em 2004 fizemos a virada da emissora de popular para pop, como sempre foi a caracteristica da Intersom FM , apesar que hoje já não esta mais pop!
 
 
Jason: E como surgiu o convite pra ir pra Clube em 2008?
 
Edu: Sai da Intersom em 2008 ,eu fui trabalhar na EPTV aqui de São Carlos , antes de ir pra EPTV, fui conversar com o KAKA, o diretor artístico da emissora aqui de Clube FM de São Carlos, ( deixa eu explicar) paralelamente a rádio a partir de 1997, comecei a trabalhar junto com o Beto SAntos do estúdio Viva Vox aqui de São Carlos, que hoje produz vinhetas cantadas pra todo Brasil, inclusive a CLube Fm de Ribeirão e Brasilia, começamos a produzir vinhetas faladas e temas para algumas emissoras , entre elas, no fim de 1997, vendemos para a Clube FM o tema de fim de ano , a emissora gostou muito de nosso trabalho e começamos a produzir pra Clube , vinhetas pontes , chamada e fizemos a plástica inteira da Copa de 98 para Clube FM , só que o trabalho também vinha para São Carlos na emissora daqui. Isoo fez com que sempre estivesse em contato com o pessoal da Clube daqui de São Carlos!
Ai como estava fora da Intersom pra valer, a oportunidade pintou e vim trabalhar no sistema CLube, mais um grande aprendizado!
 
 
Jason: Hoje você é voz padrão nas chamadas da radio?
 
Edu: Sim , algumas chamadas, vinhetões, vinehtas!
 
Jason: O engraçado e que antes, você so montava as chamadas, agora grava também?
 
Edu: Pois é, Jason , de tanto treinar locutores, ver e ouvir os caras gravarem ,fui pegando o jeito, 
e a Clube FM, na pessoa do Kaka, foi a primeria emissora que me deu essa oportunidade de gravar também , e hoje gravamso ai para todo o Brasil!
 
Jason: Se espelhou em alguém para definir seu estilo?
 
Edu: A minha voz é bem jovem, deve ser da escola do Waguinho!
 
Jason: Vamos falar um pouco sobre sua produtora? Quando ela surgiu?
 
Edu: Já estou com ela desde 2006!   Eduprecaro Produções. olha o merchan  ai www.eduprecaro.com. O mais legal é que trabalhando na Clube , todas as produções que são feitas tanto pra Ribeirão ou São Carlos são feitas aqui no meu estúdio,não fico na rádio , produzo tudo aqui, e tambem produzo e gravo para outras radios do Brasil ,102FM Recife, Piatã  FM Salvador,Clube Cidade Rondonia., 100,9 Araxa MG, Vox 90 e  muitas outras!
 
Jason: Sony Vegas ou Pro Tools, para montar as chamadas? O que prefere?
 
Edu:Vegas pra produzir e estou fazendo a captação no Audition da Adobe ( recomendo) agora o Vegas e fácil de trabalhar demais, estou com ele desde as primeiras versões, comecei no SAW , depois SAW PLus ,alguem lembra? bom comecei mesmo no Ampex kkrsss
no Fostex 10 canais! kkrs
 
Jason: Como você avalia o rádio hoje?
 
Edu: A magia é a mesma, se voce gosta do rádio! Quem faz rádio desde os anos 80, assim como eu e você, sabe que algumas coisas complicaram, principalmente musicalmente ( ai e gosto pessoal) mas nada que uma plástica bem feita não de jeito! A plástica faz a magia, pega aquela musica (aaaii) e faz virar uma coisa gostosa pra se ouvir e é verdade presta atenção, poxa entra la a voz do Caio Cezar .."a melhor musica, na sua rádio" ai toca .."vai no banheiro pra gente se encontrar" vira um musicã..parece aquelas versões remix gringas que só a Clube e Diario tocavam nos anos 80 ..krsss 
 Acho que existe ainda falta de contéudo, a plástica evoluiu muito, o locutor precisa ser menos locutor, mais comunicador,(fazer o anti radio como ouvi em uma palestra de um grande nome do radio que esteve no Senac aqui de São Carlos,Fernando Maglioca) só anunciar e desanunciar música em uma rádio popular não dá! Atenção nao dá!  O locutor mais ouvido aqui em São Carlos, não passaria em nenhum teste de locução, krss. Eu não o passaria com essa voz ..certo  Kaka, só que o cara e autêntico e fala o que você  quer ouvir, e você espera o que esse cara vai falar no dia seguinte, e te passa pela cabeça durante o dia..."ah amanha eu quero ver o que esse cara vai falar "! E acho que as rádios pops tambem devem ter esse tipo de locutor , o musical é outra coisa,um produto difere do outro!
 
Jason: E mais fácil fazer uma rádio "jovem'" ou uma popular?
 
Edu: As duas são dificeis, promoção, plástica, programação , locutores , interação, marketing, valorização da marca, e a eterna briga com o departamento comercial, em todas tem que fazer não é?  Sabe o que é facil fazer? Web radio, eu tenho uma..,coloca lá as musicas , faz umas vinhetinhas ..e deixa lá..,.o nada contra as web eu tenho uma e tem cada uma legal pra caramba..mas é mais facíl né!
 
 
Jason: Que tal dar aquele recado para galera que esta começando?
 
Edu: Corre atrás, seja cara de pau e tome muitos cafezinhos nas emissoras ( puts eu não gosto de café), você por muito tempo, sera o cara chato rss , que o pessoal, vai te ver na porta da rádio e falar ..puts aquele mala de novo! Mas é assim mesmo antes de mais nada, vamos a alguns pre requisitos!
 
01- quando você ouve rádio não presta atenção nas músicas, só ouve as locuções ,as vinhetas, chamdas etc
02 - só de ouvir a rádio , já sabe que o locutor errou, que não pôs a vinheta na hora certa etc 
03  -ao entrar no carro antes da partida voce liga o rádio
04- você dorme com walkman ligado ( vixe hoje e mp3) na rádio
05- você sabe mais dos bastidores de radio que os próprios funcionários das emissoras
06 - voce entra no site tudo rádio ah toda hora
Boa, pode correr atras do seu drt!
 
 
Jason: Para encerrar, vamos ao nosso velho ping-pong!
 
Apelido:  Edu
Qualidade:  tento sempre me atualizar!
Defeito: me cobro demais! perfeccionista
Cor: azul
Time Futebol: São Paulo (que fase)
Clube FM: A melhor rádio que ja trabalhei e trabalho!
Microfone:cara eu tenho um AKG 
Radio USA:ultimamente eu tenho ouvido uma de Londres a Capital Radio - 
Uma Frase: vai curintia krss to brincando..Estou feliz quando estou com minha família!
 
Jason Lee Comenta:
 
Conheço Eduardo a muito tempo, temos ideias parecidas em relação a plástica de uma FM. Na minha opinião é um dos melhores produtores que conheço, e seguramente estaria na minha equipe. O cara é muito detalhista, exigente e acima de tudo gosta do que faz! 
 
Por hoje é só, sugestões de entrevistas, clica no e-mail logo abaixo! Na proxima coluna uma papo com Paulinho Goiaba, novo Coordenador da Band FM de Ribeirão Preto. Até a próxima!
Tags: Araraquara, São Carlos, Clube, Intersom, Cultura

Compartilhe!



Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.