Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Na sua opinião, qual formato de rádio deverá passar por uma maior expansão no número de rádios no mercado brasileiro em 2020?

Enquete

Terça-Feira, 27 de Agosto de 2013 @

A menor distância entre você e o mundo!

Em conversa com alguns amigos, durante esta semana, debatíamos sobre o futuro das comunicações

Publicidade

Em conversa com alguns amigos, durante esta semana, debatíamos sobre o futuro das comunicações. Um deles levantou o tema: “Será que o rádio vai acabar em meio ao mundo tecnológico?”

Atualmente, não podemos negar que a Internet tornou-se um meio de comunicação avassalador. Isso porque através de uma única conexão virtual, você consegue convergir todas as mídias em apenas um canal eletrônico.

Antigamente, há não mais que 30 anos, para se comunicar com alguém distante, nos valíamos dos serviços dos correios e telégrafos para encaminharmos nossas cartas e mensagem às pessoas que estivessem distantes de nós.

Era a melhor maneira de estabelecermos uma comunicação à distância. A forma de contato “empresa-cliente” era também baseada no serviço dos correios. Eram milhões de envelopes de papel circulando pelo planeta de lá para cá. Entretanto hoje, não gastamos nada a não ser o tempo de teclar um e-mail.

A evolução nas comunicações também não poupou mudanças no campo da telefonia. Os sistemas foram facilitando o acesso das pessoas umas com as outras e hoje, veja só, temos o Skype, MSN, Chats interativos e sites de comunidades sociais (LinkedIn, Facebook, etc) que facilitam nossa comunicação entre as pessoas, que até então não tínhamos tempo ou hábito de nos encontrarmos no dia a dia.

E o que dizer então da televisão na Internet. Democratizou-se e se desenvolveu após a entrada do YOUTUBE na mídia virtual.

Hoje, o nosso acesso a conteúdos fechados se abriu, visto que conseguimos acompanhar programas já exibidos na programação das emissoras, como noticias, capítulos de novela, críticas, humor e muitos outros conteúdos feitos por nós, internautas.

E as mudanças ocorridas no campo do rádio, pois hoje você pode ter a sua própria emissora na web, onde o internauta gera a sua própria programação tocando músicas e veiculando conteúdos próprios na rede.

O mundo real está se reescrevendo a partir do mundo virtual, onde ditadores são derrubados e países começam a viver sua nova história, a partir da revolução silenciosa da internet.

Tags: Rádio, mundo virtual, futuro, redes sociais

Compartilhe!

Colunista
Fernando Cesar

Fernando Cesar é produtor, locutor e sonoplasta. Atualmente trabalha na RadioFicina como docente de locução e sonoplastia e também é locutor da Rede Transamérica de Comunicação. Atuou também pelas rádios Tropical FM, Jovem Pan FM, Transamérica FM (todas de São Paulo), Record Internacional e Rádio Som Brasil (ambas em Londres). Na RadioFicina foi coordenador geral do setor de consultoria e estudos.



Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.