Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Qual o tipo de conteúdo que você prefere consumir no rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 15 de Maio de 2015 @

Técnica | Combinador de RF ou Diplexer

Vamos tirar dúvidas sobre combinadores de RF, painéis, além de mostrar alguns exemplos técnicos.

Publicidade

Olá pessoal! Na coluna deste mês vamos abordar uma dúvida que tem sido comum aos nossos leitores. O compartilhamento de sistemas irradiantes entre emissoras AM e FM é algo muito comum no Canadá e Estados Unidos. O funcionamento é basicamente simples na teoria e vamos abordar aqui somente o básico para que todos entendam, na prática, o sistema ter vários ajustes e antenas apropriados, então quem se interessar mais por este assunto e quiser saber mais, pode me enviar um email que responderei. Então vamos falar agora do Combinador de RF ou Diplexer.

O Diplexer é utilizado para unir transmissores na mesma antena e evitar intermodulação e manter a energia refletida (VSWR) a um mínimo para cada transmissor . Enquanto diplexers pode combinar relativamente uma ampla largura de banda , a principal limitação vem com a própria antena, que deve ser suficientemente larga para aceitar todos os sinais de que está sendo passado através dele, e transferi-los para o ar de forma eficiente . Neste caso a antena tem que ser banda larga, para que os sinais das emissoras combinadas na mesma antena sejam irradiadas de forma eficiente.

Um dos diplexers mais famosos em uso está no topo do Empire State Building, em Nova Iorque, onde mais de 12 Estações de FM transmitem através de um conjunto de antenas Painel. Outra configuração está em uma torre em Miami Gardens , servindo a Miami e Fort Lauderdale. No Canadá, a CN TOWER em Toronto combina 9 emissoras de FM em uma mesma antena Muitos outras grandes emissoras de TV utilizam este sistema. O número de transmissores, que podem compartilhar uma antena é limitada pelo espaçamento entre as bandas de frequência. Transmissores cujas freqüências são muito próximas entre si não podem ser combinados com sucesso por um diplexer. No Brasil, um exemplo de emissora de TV que utiliza o Diplexer é a TV GLOBO, que combina o canal 18 digital com o 19 Analógico na cidade de São Paulo na mesma antena de transmissão.

Diplexers também são usados nas estações de radiodifusão de AM. No entanto a sua utilização não é tão comum nesta faixa de freqüência, porque o comprimento de onda correspondente varia muito mais do outro lado da banda de AM do que em toda a faixa de FM e por isso é mais possível utilizar uma antena separada para cada freqüência: locais de transmissão de AM geralmente só transmitem em ¼ das freqüências, enquanto emissoras de FM muitas vezes usa quatro e mais frequências.

Diplexers podem ser utilizados como um dispositivo de apoio. Um exemplo é o trabalho de manutenção em uma antena de um site de transmissão de AM que tem duas antenas de transmissão em duas frequências. Em seguida, a outra antena pode ser usada para a transmissão de ambos os canais. Se não for possível a construção de uma segunda antena para o segundo transmissor devido a limitações de espaço, em seguida, o diplexer é usado permanentemente.

Veja alguns exemplos a seguir:
 


PAINEL FM DO EMPIRE STATE NEW YORK.


DIPLEXER OU COMBINADORES DO EMPIRE STATE


Linhas de transmissão de Radio e TV já diplexadas e sendo enviadas as suas antenas.


Diplexadores ou combinadores de FM da CN Tower em Toronto, juntamente com o painel de controle.


CN TOWER.

 

Tags: Combinador de RF, painéis, diplexer

Compartilhe!

Colunista
Diórgenes Lopes

Diórgenes Lopes é técnico em eletrônica e estudante de engenharia elétrica. No mercado Lopes trabalha na Rede Globo de Televisão de São Paulo como técnico de projetos e manutenção. Em rádio já teve passagens pela antiga Rádio Oito de Setembro, de Descalvado de São Paulo como Operador de áudio. Participou também de projetos na area de RF da Regional FM, de Descalvado – SP.



Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.