Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Na sua opinião, qual formato de rádio deverá passar por uma maior expansão no número de rádios no mercado brasileiro em 2020?

Enquete

Terça-Feira, 21 de Julho de 2015 @

O Rádio e a TV na transição para o futuro

Congresso Brasileiro de Radiodifusão realizado pela ABERT vai abordar o futuro da radiodifusão brasileira, discutindo os projetos que tramitam no Congresso que afetam o setor

Publicidade

O 27º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, que acontece nos dias 6 e 7 de outubro, em Brasília, será uma oportunidade única de debater o momento atual de transformação vivenciado pelo rádio e pela televisão.

Promovido pela Abert com o tema principal “O Rádio e a TV na transição para o futuro”, o evento reunirá empresários, comunicadores, jornalistas, pesquisadores e representantes do setor público para discutir temas como o panorama da radiodifusão na Câmara Federal, os desafios do panorama econômico brasileiro, como adaptar a radiodifusão à convergência digital e às novas tecnologias, a atual realidade do mercado publicitário e da audiência, desafios regulatórios e a migração do Rádio AM.

A participação do radiodifusor é considerada fundamental para o sucesso do evento. Junto às autoridades públicas, será possível avançar em questões como marco regulatório e liberdade de expressão, flexibilização da Voz do Brasil e projetos que restringem a publicidade ou destinam horário gratuito para veiculação de mensagens no rádio e TV. Atualmente, quase 700 projetos de lei que afetam direta ou indiretamente a radiodifusão tramitam no Congresso Nacional.

O 27º Congresso Brasileiro de Radiodifusão será mais um marco da história da comunicação no país. As atenções estarão voltadas às discussões sobre o processo de intensa transformação vivenciado pelas emissoras de rádio e televisão, principalmente no momento em que o rádio AM migra para o FM e a TV passa de analógica para digital. Oportunidade ainda de discutir o profundo impacto no modelo de negócio das empresas e na forma de consumir informação.

A cerimônia de abertura do Congresso terá a participação de autoridades dos poderes Executivo e Legislativo e de radiodifusores. Estão confirmadas as presenças da Presidente da República, Dilma Rousseff, do Ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, do Ministro Chefe da Secretaria de Comunicação, Edinho Silva, e dos presidentes da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e do Senado Federal, Renan Calheiros.

No segundo dia do evento, haverá cinco painéis sobre questões políticas, jurídicas, econômicas, tecnologias e negócios no setor de radiodifusão.

Os desafios do setor no mercado publicitário com as novas mídias e o impacto na audiência do rádio e da TV serão discutidos pelos CEOs das principais empresas de radiodifusão no painel “A nova realidade do mercado publicitário e da audiência”.

O futuro do rádio e da TV frente ao crescente processo de convergência tecnológica (a relação com serviços OTT / streaming, big data, segunda tela, mídias sociais, monetização, digitalização e switch off) será o tema do painel de tecnologia “Os desafios para adaptar a radiodifusão à convergência digital e às novas tecnologias”.

Já as medidas do Ministério das Comunicações e da Anatel na regulação da radiodifusão, em especial a migração do AM para o FM, e a radiografia da pluralidade do setor serão debatidas por advogados e especialistas no painel “Desafios regulatórios, mitos e verdades da radiodifusão”.

O momento é de união, e o setor, com a participação do radiodifusor, mais uma vez, dará mostras da importância de se debater e definir o futuro que nos aguarda.

Daniel Pimentel Slaviero - Presidente da Abert

 

Tags: autorizações, Anatel, Ministério das Comunicações

Compartilhe!

Colunista
Daniel Slaviero

Daniel Pimentel Slaviero, Presidente da ABERT e Diretor Geral do SBT/Brasília. Iniciou sua carreira nas emissoras de televisão do Grupo Paulo Pimentel e foi diretor-executivo da Rede Massa, afiliada ao SBT, ambos no Paraná. Presidiu a ABERT por duas vezes, entre 2006 e 2010, sendo seu conselheiro desde 2001. Participa como Vice-Presidente do Comitê Permanente de Liberdade de Expressão da Associação Internacional de Radiodifusão.



Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.