Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Qual o tipo de conteúdo que você prefere consumir no rádio?

Enquete

Terça-Feira, 21 de Julho de 2015 @

O Rádio e a TV na transição para o futuro

Congresso Brasileiro de Radiodifusão realizado pela ABERT vai abordar o futuro da radiodifusão brasileira, discutindo os projetos que tramitam no Congresso que afetam o setor

Publicidade

O 27º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, que acontece nos dias 6 e 7 de outubro, em Brasília, será uma oportunidade única de debater o momento atual de transformação vivenciado pelo rádio e pela televisão.

Promovido pela Abert com o tema principal “O Rádio e a TV na transição para o futuro”, o evento reunirá empresários, comunicadores, jornalistas, pesquisadores e representantes do setor público para discutir temas como o panorama da radiodifusão na Câmara Federal, os desafios do panorama econômico brasileiro, como adaptar a radiodifusão à convergência digital e às novas tecnologias, a atual realidade do mercado publicitário e da audiência, desafios regulatórios e a migração do Rádio AM.

A participação do radiodifusor é considerada fundamental para o sucesso do evento. Junto às autoridades públicas, será possível avançar em questões como marco regulatório e liberdade de expressão, flexibilização da Voz do Brasil e projetos que restringem a publicidade ou destinam horário gratuito para veiculação de mensagens no rádio e TV. Atualmente, quase 700 projetos de lei que afetam direta ou indiretamente a radiodifusão tramitam no Congresso Nacional.

O 27º Congresso Brasileiro de Radiodifusão será mais um marco da história da comunicação no país. As atenções estarão voltadas às discussões sobre o processo de intensa transformação vivenciado pelas emissoras de rádio e televisão, principalmente no momento em que o rádio AM migra para o FM e a TV passa de analógica para digital. Oportunidade ainda de discutir o profundo impacto no modelo de negócio das empresas e na forma de consumir informação.

A cerimônia de abertura do Congresso terá a participação de autoridades dos poderes Executivo e Legislativo e de radiodifusores. Estão confirmadas as presenças da Presidente da República, Dilma Rousseff, do Ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, do Ministro Chefe da Secretaria de Comunicação, Edinho Silva, e dos presidentes da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e do Senado Federal, Renan Calheiros.

No segundo dia do evento, haverá cinco painéis sobre questões políticas, jurídicas, econômicas, tecnologias e negócios no setor de radiodifusão.

Os desafios do setor no mercado publicitário com as novas mídias e o impacto na audiência do rádio e da TV serão discutidos pelos CEOs das principais empresas de radiodifusão no painel “A nova realidade do mercado publicitário e da audiência”.

O futuro do rádio e da TV frente ao crescente processo de convergência tecnológica (a relação com serviços OTT / streaming, big data, segunda tela, mídias sociais, monetização, digitalização e switch off) será o tema do painel de tecnologia “Os desafios para adaptar a radiodifusão à convergência digital e às novas tecnologias”.

Já as medidas do Ministério das Comunicações e da Anatel na regulação da radiodifusão, em especial a migração do AM para o FM, e a radiografia da pluralidade do setor serão debatidas por advogados e especialistas no painel “Desafios regulatórios, mitos e verdades da radiodifusão”.

O momento é de união, e o setor, com a participação do radiodifusor, mais uma vez, dará mostras da importância de se debater e definir o futuro que nos aguarda.

Daniel Pimentel Slaviero - Presidente da Abert

 

Tags: autorizações, Anatel, Ministério das Comunicações

Compartilhe!

Colunista
Daniel Slaviero

Daniel Pimentel Slaviero, Presidente da ABERT e Diretor Geral do SBT/Brasília. Iniciou sua carreira nas emissoras de televisão do Grupo Paulo Pimentel e foi diretor-executivo da Rede Massa, afiliada ao SBT, ambos no Paraná. Presidiu a ABERT por duas vezes, entre 2006 e 2010, sendo seu conselheiro desde 2001. Participa como Vice-Presidente do Comitê Permanente de Liberdade de Expressão da Associação Internacional de Radiodifusão.



Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.