Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Ao buscar por uma rádio, que tipo de conteúdo você procura?

Enquete

Segunda-Feira, 26 de Outubro de 2020 @

Migração AM-FM: expectativas para a faixa estendida e uso do segundo adjacente

Publicidade
O processo de migração AM-FM, iniciado em 2013, conta com um atendimento em torno de 1350 canais e restam 300 canais para faixa estendida.

Quando falamos de faixa estendida, de 76 a 88 MHz, nós temos duas situações para observar: primeiro a faixa estendida só será possível onde já houve desligamento da TV analógica. Então, regiões de fronteiras internacionais como Foz do Iguaçu, há um impeditivo para o uso, pois os países vizinhos ao Brasil não desligaram a TV analógica, que utiliza os canais 5 e 6 (incidem na faixa estendida de FM).

Mas é interessante falar que a resolução 721 da Anatel, de fevereiro de 2020, que deve entrar efetivamente em vigor dia 3 de novembro próximo, juntamente com os novos requisitos técnicos de AM, FM e TV publicados na semana passada, mudam as relações de proteção entre os canais, admitindo o segundo adjacente na mesma localidade (por exemplo, o segundo adjacente de 97.7 FM pode ser 97.3 FM ou 98.1 FM), caso haja viabilidade técnica.

Essa relação, de uso do segundo adjacente numa mesma localidade, vai mudar o panorama de canalização, mas em locais onde não existem tantos canais. Se nós falarmos das regiões Sudeste e Sul, basta mexer em um canal que mesmo sendo segundo adjacente viável, ele será uma emissora da região, ou seja, causará interferência. É preciso tomar muito cuidado com essas situações.

O setor imagina que a Anatel e o Ministro das Comunicações, a partir de 3 de novembro,  poderão já estabelecer o plano de emissoras em FM da faixa estendida para atender os 300 canais que não foram atendidos pelo processo, ou seja, sem espaço na faixa tradicional. Não será estranho se, daqui alguns dias, for disponibilizada uma relação de cidades com canais de faixa estendida.

Isto é o esperado pela adoção da resolução 721/2020, de fevereiro. Com o novo requisito técnico, o setor espera estar em todas as localidades congestionadas de emissoras em frequência modulada, que necessitam canais para a migração e estabelecer então um plano de faixa estendida para essas localidades.

Tags: migração am-fm, rádio, artigo, faixa estendida, processo, FM

Compartilhe!

Colunista
Eduardo Cappia

José Eduardo Marti Cappia - Graduação 1979 pela Universidade de Mogi das Cruzes. Engenheiro Eletricista com habilitação em: Eletrônica e Eletrotécnica. Consultor Técnico propagação – Sistemas Antenas FM Shively Labs. Diretor de Radio SET; Liderança Técnica AESP – desde 2011 e Diretor da Empresa EMC Diretor da Empresa EMC – SOLUÇÃO EM TELECOMUNICAÇÕES deste 1991. .










tudoradio.com © 2004 - 2022 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.