Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 28 de Maio de 2019 @ 07:32

Panorama: Jornalismo no rádio apresenta alta na audiência em São Paulo

São Paulo - Todas as principais emissoras do formato avançaram na atual medição nas faixas horárias consideradas nobres do gênero pela manhã

Publicidade

Mais uma curiosidade sobre o panorama atual da audiência da Grande São Paulo. No jornalismo, as quatro principais representantes do formato apresentaram evoluções em seus números na faixa horária que é considerada nobre para o gênero. Jovem Pan FM 100.9 AM 620 está mais próxima dos 200 mil ouvintes por minuto entre 07h30-09h30, enquanto a Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840 apresenta a maior variação percentual positiva nos períodos da manhã e da tarde. Acompanhe os destaques (trimestre fevereiro a abril/2019, FM+AM+WEB - Kantar Ibope Media):

Meio em alta pela manhã

Vários destaques foram observados no período da manhã, em medição relacionada ao período de segunda à sexta-feira. A Jovem Pan, líder no formato jornalístico em São Paulo, segue empurrando o teto da pesquisa para cima, com médias de 182 mil ouvintes por minuto entre 06h-10h e 196 mil entre 07h30-09h30, se aproximando da inédita marca dos 200 mil ouvintes por minuto para o horário. Isso isola a Jovem Pan na ponta do formato e trata-se de um recorde para a rádio, que tem o Jornal da Manhã nestas faixas horárias.

E as novidades no Jornal Gente da Rádio Bandeirantes começam a surtir efeito na audiência. Com Thais Herédia desde março (ou seja, em dois dos três meses cobertos pela medição atual) e o correspondente Jamil Chade, a emissora teve um avanço de audiência acima dos 8% entre 06h-10h na comparação com a pesquisa passada. Melhorias em suas transmissões (no AM a rádio teve problemas de cobertura no final do ano passado e no FM deverá ser ampliada em breve) também podem ter auxiliado a rádio.

A BandNews FM 96.9 continua também com sua trajetória positiva, rádio que está consolidada na vice-liderança do formato na Grande São Paulo, acima dos 100 mil ouvintes por minuto deste a pesquisa anterior (na atual avançou novamente, rádio que não conta com soma da faixa AM) entre 06h-10h (segunda à sexta-feira). A emissora também passou por mudanças na faixa horária, com Eduardo Barão substituindo Ricardo Boechat, além das presenças de Carla Bigatto e André Coutinho. O horário também passou a contar com a participação de Rodolfo Schneider direto do Rio de Janeiro.

Outra emissora que tem apresentado uma evolução é a CBN FM 90.5, cujo resultado atual é superior aos índices registrados nas duas medições anteriores. Aos poucos a emissora vai se reaproximando da marca dos 100 mil ouvintes por minuto entre 06h-10h, rádio que há algum tempo também não conta mais com a soma da faixa AM.

Veja também:
Jovem Pan e Rádio Bandeirantes fazem entrevistas com autoridades políticas sobre as manifestações de domingo
BandNews FM comemora seus 14 anos com Experiência BandNews na capital paulista
CBN terá Conexão GloboNews CBN com José Roberto Burnier e Milton Jung a partir de segunda-feira (27)

E com os demais formatos?

Na comparação com o meio rádio geral, entre 06h-10h, o rádio e São Paulo viu uma evolução em seu universo médio de ouvintes, com avanço percentual de 2% na comparação com a medição anterior. Já no filtro das 07h30-09h30, o índice é estável na comparação com a pesquisa passada.

Já sobre posições, a Jovem Pan aparece na vice-liderança geral entre 06h-10h (segunda à sexta-feira). A emissora jornalística só não pressionou a atual líder geral, a Band FM 96.1 (popular/hits), pelo fato da concorrente indireta no ranking geral apresentar forte evolução em seus números, conforme já destacado pelo tudoradio.com neste mês.

A BandNews FM, em alta, está agora na expressiva quarta colocação geral entre 06h-10h (segunda à sexta-feira), próxima da Nativa FM 95.3 (popular) na faixa horária e à frente da 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (emissora de formato alternativo/rock que também avançou de forma significativa, bem acima da média do meio). E a CBN faz pressão para o top 5 geral nesse filtro.

Na contra-mão do meio

Já na volta pra casa, a audiência geral do rádio na Grande São Paulo oscilou de forma negativa, o formato jornalístico não acompanhou essa variação. A Jovem Pan, líder também nessa faixa e acima dos 100 mil ouvintes por minuto entre 17h-18h e entre 18h-20h (segunda à sexta-feira) teve nova evolução de audiência, com avanços acima dos 10% na comparação com a pesquisa anterior. Nesses horários a rádio conta com os programas 3 em 1 e Os Pingos nos Is.

A Rádio Bandeirantes, com o programa Os Bastidores do Poder, apresentou forte evolução em seu índice, rádio que já vinha de alta na pesquisa passada.

Também é destaque a evolução consistente nos números da CBN entre 17h e 20h, seja na atual pesquisa, como também na anterior (que já havia apontado alta). Com isso, a CBN volta a fazer frente pela vice-liderança do gênero entre 17h-18h, com o Jornal da CBN 2ª edição.

Recomendamos:
> Panorama: Band FM abre vantagem na liderança. 89 FM A Rádio Rock chega ao top 3 e Jovem Pan FM dispara em São Paulo 
> Mesmo com queda, São Paulo volta a contar com FM acima dos 200 mil ouvintes por minuto e sete acima dos 100 mil 
> Jornalismo: Jovem Pan se aproxima dos 200 mil ouvintes por minuto em São Paulo. BandNews FM crava sua melhor marca 
> Artigo: Pesquisas são caras? Sim, mas pode garantir a sobrevivência do meio rádio  

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, São Paulo, média, universo, jornalismo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.