Terça-Feira, 28 de Maio de 2019 @ 07:32
São Paulo - Todas as principais emissoras do formato avançaram na atual medição nas faixas horárias consideradas nobres do gênero pela manhã
Mais uma curiosidade sobre o panorama atual da audiência da Grande São Paulo. No jornalismo, as quatro principais representantes do formato apresentaram evoluções em seus números na faixa horária que é considerada nobre para o gênero. Jovem Pan FM 100.9 AM 620 está mais próxima dos 200 mil ouvintes por minuto entre 07h30-09h30, enquanto a Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840 apresenta a maior variação percentual positiva nos períodos da manhã e da tarde. Acompanhe os destaques (trimestre fevereiro a abril/2019, FM+AM+WEB - Kantar Ibope Media):
Meio em alta pela manhã
Vários destaques foram observados no período da manhã, em medição relacionada ao período de segunda à sexta-feira. A Jovem Pan, líder no formato jornalístico em São Paulo, segue empurrando o teto da pesquisa para cima, com médias de 182 mil ouvintes por minuto entre 06h-10h e 196 mil entre 07h30-09h30, se aproximando da inédita marca dos 200 mil ouvintes por minuto para o horário. Isso isola a Jovem Pan na ponta do formato e trata-se de um recorde para a rádio, que tem o Jornal da Manhã nestas faixas horárias.
E as novidades no Jornal Gente da Rádio Bandeirantes começam a surtir efeito na audiência. Com Thais Herédia desde março (ou seja, em dois dos três meses cobertos pela medição atual) e o correspondente Jamil Chade, a emissora teve um avanço de audiência acima dos 8% entre 06h-10h na comparação com a pesquisa passada. Melhorias em suas transmissões (no AM a rádio teve problemas de cobertura no final do ano passado e no FM deverá ser ampliada em breve) também podem ter auxiliado a rádio.
A BandNews FM 96.9 continua também com sua trajetória positiva, rádio que está consolidada na vice-liderança do formato na Grande São Paulo, acima dos 100 mil ouvintes por minuto deste a pesquisa anterior (na atual avançou novamente, rádio que não conta com soma da faixa AM) entre 06h-10h (segunda à sexta-feira). A emissora também passou por mudanças na faixa horária, com Eduardo Barão substituindo Ricardo Boechat, além das presenças de Carla Bigatto e André Coutinho. O horário também passou a contar com a participação de Rodolfo Schneider direto do Rio de Janeiro.
Outra emissora que tem apresentado uma evolução é a CBN FM 90.5, cujo resultado atual é superior aos índices registrados nas duas medições anteriores. Aos poucos a emissora vai se reaproximando da marca dos 100 mil ouvintes por minuto entre 06h-10h, rádio que há algum tempo também não conta mais com a soma da faixa AM.
Veja também:
> Jovem Pan e Rádio Bandeirantes fazem entrevistas com autoridades políticas sobre as manifestações de domingo
> BandNews FM comemora seus 14 anos com Experiência BandNews na capital paulista
> CBN terá Conexão GloboNews CBN com José Roberto Burnier e Milton Jung a partir de segunda-feira (27)
E com os demais formatos?
Na comparação com o meio rádio geral, entre 06h-10h, o rádio e São Paulo viu uma evolução em seu universo médio de ouvintes, com avanço percentual de 2% na comparação com a medição anterior. Já no filtro das 07h30-09h30, o índice é estável na comparação com a pesquisa passada.
Já sobre posições, a Jovem Pan aparece na vice-liderança geral entre 06h-10h (segunda à sexta-feira). A emissora jornalística só não pressionou a atual líder geral, a Band FM 96.1 (popular/hits), pelo fato da concorrente indireta no ranking geral apresentar forte evolução em seus números, conforme já destacado pelo tudoradio.com neste mês.
A BandNews FM, em alta, está agora na expressiva quarta colocação geral entre 06h-10h (segunda à sexta-feira), próxima da Nativa FM 95.3 (popular) na faixa horária e à frente da 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (emissora de formato alternativo/rock que também avançou de forma significativa, bem acima da média do meio). E a CBN faz pressão para o top 5 geral nesse filtro.
Na contra-mão do meio
Já na volta pra casa, a audiência geral do rádio na Grande São Paulo oscilou de forma negativa, o formato jornalístico não acompanhou essa variação. A Jovem Pan, líder também nessa faixa e acima dos 100 mil ouvintes por minuto entre 17h-18h e entre 18h-20h (segunda à sexta-feira) teve nova evolução de audiência, com avanços acima dos 10% na comparação com a pesquisa anterior. Nesses horários a rádio conta com os programas 3 em 1 e Os Pingos nos Is.
A Rádio Bandeirantes, com o programa Os Bastidores do Poder, apresentou forte evolução em seu índice, rádio que já vinha de alta na pesquisa passada.
Também é destaque a evolução consistente nos números da CBN entre 17h e 20h, seja na atual pesquisa, como também na anterior (que já havia apontado alta). Com isso, a CBN volta a fazer frente pela vice-liderança do gênero entre 17h-18h, com o Jornal da CBN 2ª edição.
Recomendamos:
> Panorama: Band FM abre vantagem na liderança. 89 FM A Rádio Rock chega ao top 3 e Jovem Pan FM dispara em São Paulo
> Mesmo com queda, São Paulo volta a contar com FM acima dos 200 mil ouvintes por minuto e sete acima dos 100 mil
> Jornalismo: Jovem Pan se aproxima dos 200 mil ouvintes por minuto em São Paulo. BandNews FM crava sua melhor marca
> Artigo: Pesquisas são caras? Sim, mas pode garantir a sobrevivência do meio rádio
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.