Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 31 de Agosto de 2021 @ 07:31

Play FM Uberlândia e Jovem Pan FM Guarapuava mudam datas. Jovem Pan News Florianópolis estreia dia 7

São Paulo - Migrantes AM-FM em eFM podem ampliar lista de novidades em setembro. Uberaba (MG), Carazinho (RS) e Arapiraca (AL) devem ter novidades

Publicidade

Quem acompanhou a redação do tudoradio.com e o Mapa da Atualização nos últimos dias já percebeu que o mês de setembro promete ser de muitas mudanças em vários dials. Porém, algumas estreias previstas para amanhã (1º) foram remarcadas, casos das futuras Play FM 99.9 de Uberlândia (MG) e Jovem Pan FM 96.1 de Guarapuava (PR). Para este mês de setembro estão previstas novidades no Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Distrito Federal, São Paulo, entre outros locais. Também há a expectativa do surgimento de mais migrantes AM-FM na faixa eFM (FM estendido).

Mudanças de datas

A atual Nativa FM 99.9 de Uberlândia (MG) terá a sua operação estendida por mais uma semana. Por motivos técnicos, a futura Play FM 99.9 (adulto-contemporâneo/popular) teve a sua estreia no Triângulo Mineiro alterada de 1º para o dia 8 de setembro. A estação é operada diretamente pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, responsável pelas duas bandeiras envolvidas na mudança.


Logotipo da futura Play FM de Uberlândia

Outra estreia que foi adiada é a da Jovem Pan FM 96.1 de Guarapuava, cidade localizada no interior do Paraná. Prevista para amanhã (1º), o início das operações da rede de formato jovem/pop foi alterado para o dia 17 de setembro. O motivo também foi técnico, necessitando mais tempo para preparar a atual Rádio Atalaia FM 96.1 para a chegada da rede Jovem Pan FM.

A estreia que não teve alteração até o momento foi a da futura Nativa FM Norte Gaúcho FM 94.3 de Carazinho (RS). A emissora será uma rádio local de formato popular, voltada à música regional gaúcha. Já está em expectativa e é operada pela mesmo grupo que comunicação que mantém rádios como a Nativa FM 99.5 de Santa Maria (RS), o Grupo Relíder.

Ainda sobre o Rio Grande do Sul, Santa Maria foi palco de uma estreia na manhã de ontem (30). A CDN FM 93.5 (Central Diário de Notícias), de formato jornalístico, já está no ar e a sua programação deverá evoluir ao longo do mês de setembro.

Previsões de estreias

Florianópolis (SC) aguarda a chegada da futura Jovem Pan News FM 103.3, fruto do processo de migração AM-FM da 890 AM. A nova afiliada da rede all-news do Grupo Jovem Pan será comandada pelo mesmo proprietário da Jovem Pan FM 101.7 (de formato jovem/pop, no ar desde 1997). A transmissão em 103.3 FM será iniciada nos próximos dias, com estreia prevista para o dia 7. A futura Jovem Pan News de Florianópolis já conta com campanhas de expectativa em canais digitais.


Campanha de expectativa da Jovem Pan News em Florianópolis / crédito: LinkedIn

Também está prevista uma mudança no dial FM de Arapiraca (AL), com o encerramento das atividades da atual Pajuçara FM 101.9 (formato popular/hits). Segundo um comunicado emitido pelo grupo responsável pela estação, a marca Pajuçara FM deixará o dial do interior alagoano, mas não terá mudanças na capital, onde será mantida a Pajuçara FM 103.7. Uma FM local deverá assumir a sintonia de Arapiraca.

Outra informação que aguarda confirmação oficial é relacionada a Uberaba (MG). A atual Rádio América FM 99.5 poderá ter sua programação deslocada para a atual Jaguara FM 99.1 de Sacramento (cidade vizinha). Já a 99.5 FM é indicada para assumir o projeto Rádio Alegria, de formato popular/hits e executado localmente. Profissionais conhecidos na cidade mineira estão relacionados à nova FM.

Também há a expectativa do início definitivo da Tok FM 103.1 do Gama, estação de formato popular/hits com sinal no Distrito Federal. A emissora já está em expectativa.

Mais eFM? Mais migrantes AM-FM?

Existe a possibilidade de novas estações na chamada faixa estendida do FM, a eFM (iniciada em 76.1 FM). A expectativa é motivada pelos anúncios feitos por rádios de Campinas (SP), Santos (SP), Santo André (SP), Ribeirão Preto (SP) e Santa Bárbara d’Oeste (SP). 

Na lista estão as rádios do Grupo ABC (futuras Jovem Pan News FM 85.3 de Campinas, Jovem Pan News FM 76.1 de Santos e Rádio ABC FM 81.9 de Santo André), do Grupo Bandeirantes (Rádio Bandeirantes FM 85.7 de Campinas e Rádio Bandeirantes FM 84.9 de Ribeirão Preto) e a Rádio Brasil FM 81.9 de Santa Bárbara d’Oeste. Todas dependem da autorização dos órgão competentes e, como também possuem questões técnicas, não contam com datas definidas.


Arte de expectativa para a Rádio Bandeirantes no FM de Campinas. Em Ribeirão a marca estará em 84.9 FM

O mesmo ocorre com outras migrantes AM-FM em faixa FM convencional (88.1 FM e 107.9 FM) e estendida. Várias estações já encaminharam a parte burocrática necessária para o processo e agora dependem de trâmites técnicos. Por isso é possível que setembro seja movimentado em dials FM que ainda não contam anúncios públicos de estreias.

Os dials, a migração AM-FM e as estreias:
> Veja e ouça on-line todas as emissoras em FM e AM do Brasil. Acesse os dials tudoradio.com
> Mapa da Atualização: confira aqui em tempo real as mudanças no dial de todo o país
> Confira aqui a lista de AMs que já estão ativas no dial FM, além do número de estações por estado

Tags: Rádios, migração AM-FM, Jovem Pan News, Play FM, Jovem Pan FM, Minas Gerais, Rio Grande do Sul

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.