Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 01 de Setembro de 2022 @ 07:28

Light FM, Rádio Bandeirantes, Rádio Mix FM, Novabrasil FM, Play FM e Antena 1 estão entre as novidades para setembro

Belo Horizonte - A capital mineira deverá contar com pelo menos duas novidades em seu dial FM. Curitiba, Florianópolis, Araçatuba e Foz do Iguaçu também estão na lista de mudanças nos dials

Publicidade

Atualizado - Setembro já está entre nós e o mês que marca os 100 anos do rádio no Brasil será acompanhado de uma série de novidades nos dials de diferentes regiões do país. Entre as mudanças já confirmadas, Belo Horizonte (MG) será uma das praças em destaque. A capital mineira já iniciou o mês com a expectativa da futura Light FM 103.9, que acabou de substituir a Extra FM. E tem também a iminente estreia da Rádio Mix FM 90.3, no lugar da Rádio Show FM. Redes como Antena 1, CBN, Novabrasil FM, Rádio Bandeirantes e Play FM também deverão apresentar novidades em setembro. E logo após a publicação deste texto, a Jovem Pan FM também confirmou expansão de sua rede para setembro. Também ocorrerá a movimentação de outras marcas locais. Acompanhe:

BH

Conforme noticiado nesta quarta-feira (31) pelo tudoradio.com, a capital mineira será sede da Light FM 103.9, emissora de formato adulto-contemporâneo que receberá um investimento considerável em sua concepção artística. O novo projeto já está no ar, em formato de expectativa, tendo a sua estreia marcada para o próximo dia 25, quando se comemora o "Dia Nacional do Rádio".


Logotipo da futura Light FM de Belo Horizonte

Também em Belo Horizonte deverá ocorrer neste mês a estreia da Rádio Mix FM 90.3, emissora de formato jovem/adulto-pop ligada à Rede Mix de Rádio. Trata-se do retorno da marca à capital mineira e mais uma etapa no considerável ritmo de expansão vivido pela Rádio Mix FM em 2022. É possível que a estreia da rede fique para outubro, quando substituirá de vez a atual Rádio Show FM 90.3 (popular/hits, no ar desde abril).

Lá no sul…

A rede liderada pela Antena 1 FM 94.7 de São Paulo, de formato adulto-contemporâneo, já tem uma novidade engatilhada para a região. A emissora confirmou o seu retorno ao Paraná e também ao mercado turístico de Foz do Iguaçu, através da futura Antena 1 FM 104.5. A estreia está prevista para esta primeira quinzena de setembro, em data a definir. A marca também é prometida para Blumenau (SC), mas essa inauguração deverá ficar para novembro.

Já na Grande Florianópolis, o grupo NSC deverá concluir a transição de canal da CBN, marca que deixará de operar em 91.3 FM (Governador Celso Ramos) para focar sua atuação em 90.3 FM (já ativa, fruto da migração AM-FM da CBN AM 740, estação com torre na capital catarinense). Com isso, a Rede Mix de Rádio deverá assumir a 91.3 FM, voltando o canal para Florianópolis e região. Já a atual Rádio Mix FM 102.3, que era responsável por cobrir a capital, ficará voltada à região de Itapema (SC).

Hoje (1º) acontece outra mudança na região sul: a Rádio Difusora AM 590 de Curitiba (PR) retoma sua programação local de formato popular/jornalismo, após um período como afiliada da Rádio Bandeirantes. Já a marca jornalística do Grupo Bandeirantes de Comunicação retornará à capital paranaense através da futura Rádio Bandeirantes FM 101.5, que substituirá a atual Clube FM.

A marca Rádio Bandeirantes também está envolvida na migração AM-FM da Rádio Itaberá FM 98.7 de Blumenau (SC), emissora originada em 1160 AM. A emissora catarinense é afiliada da rede jornalística do Grupo Bandeirantes e deverá manter esse planejamento após a consolidação de sua operação no dial FM. A entrada da 98.7 FM ocorreu na terça-feira (30) passada.

Interior paulista

O interior de São Paulo também deverá contar com novidades importantes em setembro. A começar por Araçatuba, que terá o desfecho das alterações iniciadas em agosto. A Novabrasil FM 95.5 encerrará de vez a sua atuação a partir de Araçatuba, rede de formato adulto/nacional que já foi deslocada para a frequência 90.1 FM de Birigui (cidade vizinha), que já atua como Novabrasil FM 90.1. Já a 95.5 FM promoverá o retorno da local e tradicional Cultura FM 95.5, cuja reestreia será no próximo dia 7.


Campanha sobre o retorno da Cultura FM à Araçatuba (SP)

Também será no dia 7 a estreia da Play FM 90.7 de Capão Bonito, afiliada da Rede Play FM (formato adulto/popular) que será identificada como "Play FM Sudoeste Paulista". A emissora já estava em expectativa desde o início desta semana e é controlada por um grupo de comunicação que também mantém as rádios Band FM 88.7 e Rádio Mix FM 102.9 nesta mesma região do interior paulista.

Já a rede Jovem Pan FM ampliará para 28 o número de estações que carregam a sua marca em território paulista. Foi confirmada na tarde desta quinta-feira (1) a chegada da marca à Ituverava, através da futura Jovem Pan FM 94.3.

Hoje (1º), a região de Barretos voltou a contar com as emissoras Colina FM 105.1 e O Diário Independente FM 93.5, estações que retornaram com seus nomes e grades originais. Durante o mês de agosto, as duas FMs estavam com nomes especiais alusivos à Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, se identificando como Rádio Barretão FM 105.1 e O Diário Minerva Foods FM 93.5.

Mais mudanças?

As novidades descritas acima são mudanças que já foram anunciadas pelas emissoras envolvidas ou já estão em curso, como a expectativa da Light FM. Porém muitas alterações já estão acontecendo nos bastidores, aguardando apenas confirmações de datas e oficialização das informações. Um processo que pode movimentar o dial FM é a migração AM-FM em grandes centros, conforme noticiado recentemente pelo tudoradio.com. São Paulo é um exemplo desse movimento

Outras mudanças técnicas e estreias de migrantes AM-FM também serão registradas pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com ao longo do mês de setembro. E as novidades impactam o guia de rádios do portal, chamado de Dials AM/FM tudoradio.com.

Tags: Light FM, Rádio Mix FM, Belo Horizonte, Rádio Bandeirantes, Curitiba, Florianópolis, Antena 1

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.