Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sábado, 03 de Dezembro de 2022 @ 07:56

Marca Rádio Globo completou 78 anos desde seu lançamento

Rio de Janeiro – Atualmente operando apenas no Rio de Janeiro, onde tem apresentado um progressivo aumento de ouvintes, estando entre os maiores alcances do FM carioca. Marca já foi uma das maiores redes do país

Publicidade

A marca Rádio Globo completou 78 anos na última sexta-feira (2). Atualmente operando como Rádio Globo FM 98.1 do Rio de Janeiro, a marca já teve uma das maiores redes do país e passou por diversas mudanças nos últimos. Hoje ela faz parte do Sistema Globo de Rádio, que é responsável também pela BH FM 102.1 de Belo Horizonte e pela Rede CBN, liderada pela CBN FM 90.5 de São Paulo e CBN FM 92.5 do Rio de Janeiro.

A Rádio Globo foi idealizada e fundada por Roberto Marinho. O principal veículo do grupo era a emissora carioca, fundada em 1944. Parte de sua programação foi gerada, posteriormente, pela emissora paulistana do Grupo Globo, fundada em 1952 por Victor Costa como Rádio Nacional de São Paulo e adquirida por Roberto Marinho. 

Na década de 1950, a emissora trazia aos seus estúdios grandes nomes da música brasileira. Um dos principais programas da Rádio Globo foi o Repórter Esso, que começou a ser exibido nas ondas do veículo na década de 1960 até 1968. Nessa década, o rádio AM passou a ganhar suas características atuais, abandonando o formato de programas de auditório e introduzindo os locutores comunicativos e populares.

Até 1991, a programação da Rádio Globo era basicamente composta por programas jornalísticos e transmissões esportivas, além de outros gêneros de programas. Com a criação da CBN no mesmo ano, a Rádio Globo passou a assumir um caráter mais eclético e popular, com programas voltados para a prestação de serviços e entretenimento em geral.

Mudança de perfil

Após operando no dial AM paulistano e liderando a audiência por vários anos, a Rádio Globo estreou em FM na capital paulista no dia 23 de junho de 2017, transmitindo sua grande 94.1 FM. Em julho de 2019, a Rádio Globo iniciou uma nova fase, projeto que teve a sua linha alterada para o perfil popular/hits.

Em setembro de 2018, o Sistema Globo de Rádio promoveu a derrubada da torre que sustentava as antenas da Rádio Globo AM 1220 e CBN AM 860 do Rio de Janeiro. Conforme publicado pelo tudoradio.com na época, o SGR havia ‘desligado” as duas tradicionais frequências devido ao alto custo de manutenção. Apenas a Rádio Globo AM 1100 de São Paulo permaneceu no ar. 

Após um ano e meio, Sistema Globo de Rádio encerrou em definitivo as transmissões da Rádio Globo AM 1100 em fevereiro de 2020. O transmissor da emissora AM que foi líder de audiência durante vários anos na capital paulista foi desligado à meia-noite do dia 10 daquele mês. Desde então, a Rádio Globo manteve sua programação sendo transmitida em 94.1 FM.

Três meses depois, em maio de 2020, a Rádio Globo encerrou também suas operações em 94.1 FM de São Paulo, deixando de operar definitivamente na capital paulista. Com o encerramento em 94.1 FM, a Rádio Globo passou a ter sua operação totalmente voltada ao mercado do Rio de Janeiro, através da Rádio Globo FM 98.1. Na ocasião, a emissora reforçou seu reposicionamento voltado ao mercado carioca, retomando as suas origens.

Desde então, a marca Rádio Globo opera somente no dial FM do Rio de Janeiro, onde tem apresentando uma progressiva alta no volume de audiência e principalmente no total de ouvintes únicos, onde já conta com o quarto maior valor do mercado carioca. Conforme a última atualização de audiência da Kantar IBOPE Media (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre agosto a outubro de 2022), a emissora segue isolada na sexta colocação geral nos principais períodos da pesquisa e também segue dona do quarto maior alcance do rádio carioca. A estação está próxima do corte dos 2 milhões no total de ouvintes únicos alcançados em 30 dias.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, Rádio Globo, aniversário, programação, Rio de Janeiro, rede

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.