Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 28 de Fevereiro de 2024 @ 07:02

O Rádio Hoje | Rádio AM/FM é eficaz para alcançar tomadores de decisão empresariais, vital para anunciantes

São Paulo - 95% das empresas não estão procurando ativamente por produtos e serviços, o que mostra a importância de ser conhecido antes de ser necessário. E o rádio ajuda diretamente nesse papel

Publicidade

Uma análise publicada na Westwood One indicou que o rádio AM/FM e os podcasts são canais eficazes para alcançar tomadores de decisão empresariais, oferecendo alcance significativo e engajamento no espaço de publicidade B2B. Eles entregam tomadores de decisão chave em vários setores, com o rádio AM/FM alcançando 85% e os podcasts 40% de todos os tomadores de decisão empresariais semanalmente nos EUA. De acordo com as conclusões da análise, isso os torna plataformas valiosas para marcas B2B que visam aumentar a conscientização da marca, a lembrança e a confiança.

"Alcançar o tomador de decisão business-to-business não é tarefa fácil. Sabendo que 95% das empresas não estão no mercado, a estratégia de marketing inteligente para marcas B2B é focar nos compradores futuros, para aumentar a conscientização, lembrança, confiança [e] propensão de compra. A chave é ser conhecido antes de ser necessário", diz Pierre Bouvard, Chief Insights Officer do Grupo Audio Active da Cumulus Media/Westwood One.

E é justamente neste papel que o rádio entra: o meio já provou sua eficácia com marcas que comercializam para pequenos tomadores de decisão empresariais como Staples, Indeed, Dell, Intuit e ZipRecruiter, de acordo com o levantamento feito sobre o mercado dos EUA, bem como aqueles que visam gestores de instalações (Grainger) ou tomadores de decisão de TI (CDW), adicionando um alcance significativo a qualquer plano somente de TV. "As marcas B2B estão consistentemente descobrindo que sua compra de TV pode ser complementada e suplementada com a sobreposição do rádio", diz

Com o rádio AM/FM alcançando 85% de todos os tomadores de decisão empresariais semanalmente, isso o posiciona bem à frente da TV a cabo ou da TV aberta (64% e 63%, respectivamente), podcasts (38%) ou jornais (20%). Além disso, o meio atinge mais de quatro em cada cinco (84-86%) tomadores de decisão empresariais que trabalham em posições de gestão, ou que compram tecnologia da informação, viagens de negócios ou acordos de convenções, serviços de entrega expressa, ou equipamentos e suprimentos para escritório.

A análise também responde sobre onde é possível alcançar executivos B2B no rádio AM/FM: Dos sete formatos com alcance de dois dígitos, segundo a Nielsen Scarborough, seis são baseados em música, com notícias/conversa no meio e esportes logo abaixo desses sete. "Há um mito de que profissionais business-to-business só ouvem formatos de rádio AM/FM de notícias/conversa e talk. Há uma ampla e diversificada variedade de formatos de programação que oferecem um alcance significativo para anunciantes B2B", afirma Bouvard, em sua análise.

Citando um estudo de 400 tomadores de decisão de TI conduzido pela pesquisadora de mercado MESH Experience, a análise publicada por Pierre nota que 90% ouvem rádio AM/FM em uma semana típica, à frente de todas as outras plataformas de mídia. Entre esta amostra, 57% ouvem frequentemente ou ocasionalmente rock clássico, seguido por notícias/talk (51%), rock contemporâneo e sucessos clássicos/oldies (49% cada), AC (48%) e top 40 ou esportes (47% cada).

Além disso, o estudo da MESH mostra que os ouvintes intensos de rádio AM/FM têm maior probabilidade de estar cientes, familiarizados, positivos sobre, e mostrar intenção de compra da marca de TI, em comparação com os espectadores intensos de TV. "De forma geral, o rádio supera a TV. O interessante deste estudo de caso é que o orçamento de TV para esta marca específica era cinco vezes maior do que o investimento em rádio, então, definitivamente, o rádio está mostrando sua força" diz Bouvard. 

Para finalizar, Pierre destaca como principais descobertas dos dados analisados, os pontos a seguir:

-> 95% das empresas não estão procurando ativamente por produtos e serviços, enfatizando a importância de ser conhecido antes de ser necessário.
-> O rádio AM/FM alcança 85% dos tomadores de decisão empresariais semanalmente, enquanto os podcasts alcançam 40%.
-> Tomadores de decisão empresariais e ouvintes assíduos de rádio e podcasts têm perfis similares.
-> O áudio estabelece uma conexão emocional e intelectual com esses profissionais, oferecendo uma audiência engajada e atenta.
-> Profissionais B2B ouvem uma ampla variedade de formatos de programação de rádio e gêneros de podcasts.
-> Entre tomadores de decisão em tecnologia da informação, o rádio é a principal plataforma de mídia.

+ Métricas de atenção em foco: Áudio ganha destaque sobre vídeo em estratégias de marketing

Veja também:
> Estudo aponta crescimento de 14% no tráfego de sites devido à publicidade em rádio AM/FM
> Nos EUA, Rádio AM/FM registra maior índice de audiência em veículos dos últimos oito anos
> Mercados de rádio dos EUA demonstram forte desempenho em época natalina
> Streaming de rádio avança em consumo e torna-se estratégico para emissoras brasileiras

E por qual razão olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 


Ilustração

Com informações do blog Westwood One / Cumulus Media, Nielsen Scarborough, MESH Experience e portal Inside Radio

Tags: tendências, rádio, digital, publicidade, streaming, consumo, marketing

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.