Segunda-Feira, 01 de Abril de 2024 @ 06:59
São Paulo - Dados são da pesquisa MA 2024 Audio, que aponta o desempenho do consumo de áudio no mercado alemão
Os últimos dados da pesquisa MA 2024 Audio, que mapeia todo o consumo de áudio na Alemanha, trazem novas notícias animadoras para o setor de rádio local. Por lá, o meio segue dominante entre todas as plataformas de áudio existentes no país europeu, com 93,1% da população alemã consumindo rádio de alguma forma. Além disso, é crescente o consumo de rádio por vias digitais, o que inclui a transmissão terrestre DAB+. Outra modalidade de áudio que está em crescimento constante é o podcast, também explorado pelo setor de rádio local. As análises foram repercutidas pela imprensa especializada local, com divulgação ao mercado no último dia 20.
A nova edição da MA 2024 Audio I confirma a posição resiliente do rádio como uma das principais escolhas de mídia para os alemães, mantendo seu consumo em patamar elevado ao longo dos últimos anos. Com uma audiência que permanece forte, o rádio tradicional alcançou 93,1% da população em um período de quatro semanas, refletindo uma ligeira variação em relação aos números anteriores, mas demonstrando uma aderência significativa com uma média de 246 minutos de escuta por dia, que resulta em mais de quatro horas diárias.
Além do forte desempenho contínuo do rádio FM, o DAB+ (rádio digital terrestre) demonstra um crescimento consistente, especialmente entre os ouvintes de 30 a 59 anos. Este aumento sinaliza uma ampliação na aceitação de formatos digitais, com 28,5% da população agora sintonizando via DAB+. A expansão do rádio digital é complementada pelo crescimento sustentado do áudio online, que, após uma leve retração pós-COVID, mostra sinais de recuperação, indicando uma adaptação do público às novas formas de consumo de mídia, de acordo com as análises do consumo de áudio no país europeu.
A pesquisa ainda aponta que os podcasts continuam a ganhar terreno, com 41,8% dos alemães tendo escutado a este formato pelo menos uma vez. Entre a demografia chave de 14 a 49 anos, esse número sobe para 57%, evidenciando o podcast como um formato em ascensão e um complemento vital ao ecossistema de áudio, de acordo com as análises locais.
+ Áustria e Alemanha são os países com mais 'fãs de rádio'; Brasil aparece na lista
Grit Leithäuser, diretora executiva da Radiozentrale, ressalta a importância destes resultados: "Essa estabilidade é uma conquista notável em meio às mudanças disruptivas do mercado de mídia. Isso destaca a posição forte que o rádio mantém junto aos ouvintes."
Em meio a um mercado de mídia em constante evolução, a Análise de Mídia MA Audio 2024 reafirma o papel crucial do rádio como uma mídia de confiança, destacando-se especialmente em tempos de desinformação crescente. A pesquisa da Bertelsmann Stiftung revelou preocupações significativas sobre a desinformação online, o que enfatiza ainda mais o valor do rádio como uma fonte confiável de informação.
Levantamento anterior:
> Rádio mantém popularidade na Alemanha com 93% de alcance; DAB+ e podcasts avançam
Arte da pesquisa MA Audio I 2024 / reprodução
Pesquisas mais recentes pelo mundo:
Brasil -> Inside Áudio 2023: Rádio atinge 80% dos brasileiros e mostra sua força publicitária, segundo Kantar IBOPE Media
EUA -> Rádio segue como a mídia de massa de maior alcance nos Estados Unidos
França -> Médiamétrie afirma que 55,635 milhões de pessoas ouvem rádio na França
Reino Unido -> Rádio é ouvido por 88% da população do Reino Unido; DAB+ e Streaming impulsionam o consumo, diz Rajar
Suíça -> Diariamente, 72% da população da Suíça ouve rádio
Portugal -> Tempo médio de consumo de rádio ultrapassa 3 horas diárias em Portugal
Austrália -> Rádio australiano alcança níveis históricos de audiência em 2023; Jovens são atraídos pela transmissão digital
E por qual razão olhar para lá fora?
O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.
Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia
Com informações do portal Radiozene.de e Radiozentrale. Colaboração de David Duck
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.