Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 30 de Outubro de 2024 @ 06:55

Curiosidade: Nos EUA, 23 rádios possuem um alcance mensal que supera a marca de 1 milhão de ouvintes em cada estação

São Paulo - Seis mercados possuem emissoras com esses números. Os principais formatos de rádio contam com pelo menos uma representante nesse grupo

Publicidade

O tudoradio.com tem acompanhado com atenção o número de ouvintes que cada estação registra em pesquisas realizadas no Brasil e no exterior. Esses dados revelam um desempenho robusto, que tem ganhado força devido à utilização de valores absolutos, comuns em plataformas digitais para medir suas audiências, apesar de a comparação entre métricas diferentes não ser recomendada. De qualquer forma, esses números são um importante termômetro. Nos Estados Unidos, 23 estações de rádio superam a marca de 1 milhão de ouvintes em seis dos maiores mercados do país, segundo dados da Nielsen.

Primeiro, algumas considerações são necessárias: para alcançar valores elevados na métrica de alcance, além de um bom desempenho da emissora, é fundamental o tamanho da cidade/região atendida. Uma maior divisão entre concorrentes também pode limitar o teto alcançado em alguns casos. Essas marcas expressivas estão concentradas nos seis maiores mercados dos EUA: Nova York, Los Angeles, Chicago, Dallas, São Francisco e Houston.

O maior alcance dos Estados Unidos é da Lite FM 106.7, de Nova York. A emissora, controlada pela iHeartMedia, alcançou 3,55 milhões de pessoas na medição de setembro, posicionando-se entre os maiores números para um veículo de massa no mundo. A seu favor, o formato adulto-contemporâneo da emissora lidera em audiência, alcance e o tamanho da praça contribui para esses números.

Nova York concentra também os cinco maiores alcances do rádio norte-americano. A famosa Z100 FM 100.3, de formato Pop CHR, vive um bom momento de audiência e atingiu o segundo maior alcance dos EUA em setembro, com 2,6 milhões de pessoas. Na sequência, aparecem as nova-iorquinas CBS FM 101.1 (Classic Hits, maior alcance do grupo Audacy) com 2,57 milhões, KTU FM 103.5 (HOT AC) com 2,48 milhões e New FM 102.7 (HOT AC) com 2,28 milhões. Entre as cinco primeiras do ranking, três emissoras pertencem à iHeartMedia e duas à Audacy.

A primeira rádio fora de Nova York na lista é de Los Angeles, com o sexto maior alcance no ranking da Nielsen. Trata-se da KOST FM 103.5 (adulto-contemporâneo), da iHeartMedia, com 2,06 milhões de ouvintes em setembro. Ela e a K-Earth 101 FM 101.1, da Audacy (Classic Hits), são as duas únicas FMs da Califórnia com mais de 2 milhões de alcance.

As primeiras em quesitos diferentes

Fora do eixo Nova York e Los Angeles, a primeira estação no ranking de alcance é a Sunny FM 99.1, da iHeartMedia, localizada em Houston, Texas, com 1,67 milhão de ouvintes em setembro. A primeira rádio em alcance que não pertence à iHeartMedia ou Audacy é a Mega FM 97.9, de Nova York, formato "Spanish Tropical", controlada pela Spanish Broadcasting, com 1,66 milhão de alcance.

A primeira rádio no formato News é a WINS FM 92.3 AM 1010, de Nova York, com 1,5 milhão de ouvintes. A emissora da Audacy ampliou seu alcance ao repetir sua programação na FM 92.3 a partir de 2022.

As outras três praças que possuem estações no grupo das 23 FMs com mais de 1 milhão de ouvintes são: Lite FM 93.9 de Chicago, da iHeartMedia, com 1,14 milhão de alcance; KOIT FM 96.5 de São Francisco, da Bonneville, com 1,07 milhão; e Star FM 102.1 de Dallas, da iHeartMedia, com 1,06 milhão. Todas têm formato adulto-contemporâneo.

Veja o top 10 Nacional - Alcance/EUA
3,55 M - Lite FM 106.7 - AC - iHeartMedia - Nova York  
2,60 M - Z100 FM 100.3 - Pop CHR - iHeartMedia - Nova York  
2,57 M - CBS FM 101.1 - Classic Hits - Audacy - Nova York  
2,48 M - KTU FM 103.5 - Hot AC - iHeartMedia - Nova York  
2,27 M - New FM 102.7 - Hot AC - Audacy - Nova York  
2,06 M - KOST FM 103.5 - AC - iHeartMedia - Los Angeles  
2,02 M - K-Earth 101 FM 101.1 - Classic Hits - Audacy - Los Angeles  
1,82 M - Q104.3 FM 104.3 - Classic Rock - iHeartMedia - Nova York  
1,79 M - KIIS FM 102.7 - Pop CHR - iHeartMedia - Los Angeles  
1,74 M - MyFM 104.3 - Hot AC - iHeartMedia - Los Angeles  
Os dados são do PPM de setembro, da Nielsen Audio.

Existe medição similar no Brasil e em outros locais?

Sim. No Brasil, a métrica é conhecida como Alcance Máximo ou Total de Ouvintes Únicos (alcance 30 dias), medido pela Kantar IBOPE Media. Em mercados como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza e Porto Alegre, é comum observar rádios acima de 1 milhão de ouvintes nessa métrica. São Paulo, por exemplo, costuma concentrar de 16 a 18 emissoras acima de 1 milhão de ouvintes, e o Rio de Janeiro abriga a emissora com maior alcance no dial FM do país.

O mercado brasileiro tem evoluído para medições híbridas, que combinam o alcance terrestre com o digital (streaming), utilizando a plataforma Extended Radio da Kantar IBOPE Media.

Outro exemplo de alcance superior a 1 milhão é o mercado de rádio no Reino Unido, onde as principais marcas de Londres também alcançam valores acima desse patamar.

Relacionadas:
> Share of Ear revela domínio do rádio AM/FM no consumo de áudio nos EUA
> Rádio amplia vantagem como maior veículo de massa dos Estados Unidos
> IHeartMedia lidera ranking de faturamento entre grupos de rádios nos EUA; WTOP FM é líder entre as estações
> Mercados de rádio dos EUA demonstram forte desempenho em época natalina

E por qual razão olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Tags: rádio nos EUA, audiência de rádio, Nielsen Audio, rádios com maior alcance, pesquisa de audiência, iHeartMedia, mercado de rádio

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.