Segunda-Feira, 24 de Abril de 2023 @ 07:31

Avanços e desafios do rádio no NAB Show 2023: conectividade, multiplataforma e integração com o setor automotivo

Las Vegas (EUA) - O tudoradio.com acompanhou o NAB Show 2023 de forma presencial e lista aqui os principais destaques da cobertura. Acompanhe

Publicidade

O NAB Show 2023, realizado em Las Vegas (EUA) entre os dias 15 e 19 deste mês no Las Vegas Convention Center, apresentou avanços e tendências no setor de rádio, com destaque para o uso de dados e tecnologias híbridas visando aprimorar a experiência do ouvinte. A inteligência artificial também foi debatida como uma poderosa ferramenta para aprimorar a entrega de conteúdo e melhorar os processos internos das empresas de rádio. O evento contou com a participação de representantes de pequenos e médios mercados de rádio, além de líderes da indústria e figuras importantes da radiodifusão brasileira. Vale lembrar que o NAB Show 2023 é considerado um dos maiores congressos e feiras da área no mundo.

adstexto

Fórum voltado a pequenos e médios mercados de rádio marca início do NAB Show 2023

O NAB Show 2023 começou com um Fórum voltado a Pequenos e Médios mercados de rádio, abordando desafios como a digitalização das emissoras, recrutamento de talentos e estruturação dos departamentos comerciais. As mesas de debates trataram de assuntos relevantes, como promoções digitais, criação de eventos e aplicações práticas de ChatGPT, destacando a importância de se adaptar às novas tecnologias. As discussões revelaram diferentes experiências entre os grupos de rádio, em relação às equipes de vendas digitais e offline, e o uso de ferramentas de inteligência artificial. - Leia mais.

Debates sobre o futuro do rádio no Brasil e a busca pela modernização do setor no NAB Show 2023

Um evento organizado pela AESP e SET reuniu líderes da indústria e representantes do governo brasileiro para debater a modernização da legislação e o avanço digital no setor de radiodifusão. O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, destacou ações recentes e futuras do governo, como a revisão das normas e a elaboração de um Manual para auxiliar os radiodifusores. Ele também mencionou o desenvolvimento de uma metodologia de cálculo para licitações da radiodifusão e a formulação de uma proposta para modernizar e atualizar a legislação do setor, a ser entregue ao congresso ainda neste ano. - Leia mais.

Painel sobre o futuro híbrido do rádio e a inovação na experiência do ouvinte no NAB Show 2023

No painel "Futuro do Rádio", representantes da Xperi discutiram a importância da experiência do usuário e a necessidade de adaptação do rádio aos dispositivos e plataformas modernas. A ideia é que o rádio do futuro seja baseado em telas, serviços conectados e elementos visuais, proporcionando uma experiência agradável e acessível em qualquer dispositivo. A integração entre o rádio FM analógico e o rádio híbrido também foi destacada como um passo importante para a evolução do setor. Os participantes ressaltaram a conectividade entre os diferentes tipos de rádio e a possibilidade de ampliar a cobertura das emissoras através da troca automática entre o sinal do ar e o streaming, conforme a melhor opção disponível no momento. - Leia mais.


Receptor de rádio digital e híbrido, exposto durante o NAB Show 2023 / crédito: tudoradio.com

Estudo apresentado em painel no NAB Show 2023 revela impacto positivo do rádio nas vendas de varejistas

No painel "Rádio Works - Positioning Radio in 2023", foram apresentados casos de sucesso e estratégias envolvendo rádio e incremento de vendas. Um estudo apresentado por Pierre Bouvard, diretor de insights da Westwood One/Cumulus Media, mostrou que para cada dólar investido pelos anunciantes em campanhas de rádio e TV, o retorno de vendas foi de mais de 28 dólares. O estudo, realizado pela Nielsen, analisou as vendas cruzadas entre rádio e TV no setor varejista, revelando que o rádio AM/FM aumentou o alcance em 90%, impulsionando crescimento e penetração de clientes. O retorno sobre o investimento em publicidade foi positivo, com resultados expressivos para aqueles expostos apenas à campanha de rádio AM/FM. - Leia mais.

ABERT realiza tradicional Encontro da Radiodifusão com a presença de autoridades públicas e empresários do setor

O "Encontro da Radiodifusão Brasileira", organizado pela ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), ocorreu no Caesars Palace Hotel e reuniu mais de 100 empresários, profissionais de rádio e TV do Brasil, além de autoridades públicas. O evento teve como objetivo promover a interação entre os participantes, visando a modernização, união e fortalecimento do setor. A ABERT também participou da NAB Show 2023 com um estande próprio pela primeira vez, atraindo delegações, associados, políticos, representantes da SET, MCom e Anatel, além de expositores. - Leia mais.

Rádio, números e jovens em carros conectados: desafios e oportunidades no NAB Show 2023

O estudo Share of Ear da Edison Research de 2022 mostrou que jovens nos EUA ainda ouvem rádio AM/FM, principalmente em carros e outros veículos. Isso sugere que, à medida que os veículos se tornam mais conectados, as emissoras de rádio precisam se adaptar à concorrência com outras plataformas de mídia. O rádio é a principal fonte de áudio nos carros para o público em geral, com uma parcela significativa para jovens até 24 anos. A pesquisa mostrou que 58% desse público só ouve rádio no carro, onde lidera com 47% do consumo total em 2022, contra 44% do uso crescente de dispositivos móveis.

A preferência pelo rádio é maior em trajetos locais, enquanto o consumo de outras mídias aumenta em viagens mais longas. Em geral, o rádio AM/FM corresponde a 59% do consumo de áudio em veículos, contra 41% de outras plataformas. A divisão por idade mostra diferentes preferências: 49% para rádio e 51% para outras plataformas entre 13 a 24 anos; 57% para rádio entre 25 e 54 anos; e 67% de liderança do rádio para aqueles acima de 55 anos. As principais razões para ouvir rádio AM/FM são por ser gratuito, mais fácil de ouvir e fazer parte da rotina diária.

O estudo também apontou um baixo consumo de streaming de rádio nos carros, especialmente entre os mais jovens, representando tanto um problema quanto uma solução. Há espaço para evolução e demanda, já que os ouvintes estão cada vez mais conectando seus dispositivos móveis nos carros. As emissoras precisam criar formas fáceis para disponibilizar seus áudios digitais, considerando a dificuldade em utilizar algumas plataformas nos automóveis. - Leia mais.

Rádios aprimoram entendimento do ouvinte com coleta de dados em veículos conectados

No painel "Cracking the Rádio Code with connected cars" no NAB Show 2023, especialistas discutiram a importância da coleta de dados diretamente dos automóveis conectados e como essa tecnologia pode beneficiar o mercado de rádio. A parceria entre empresas de tecnologia e montadoras de veículos permitiu a coleta de dados anônimos e analíticos, semelhante aos sites. A empresa Wejo oferece essas informações ao mercado de rádio como ferramenta para análises e insights, sem compartilhar informações pessoais e individuais dos usuários. O grupo local Capital Broadcasting Company já utiliza a ferramenta. - Leia mais.

SET:30 ressalta as tecnologias empregadas pela Rádio Bandeirantes e BandNews FM durante a Copa do Mundo de 2022 no Catar

A SET realizou no NAB Show 2023 o SET:30, evento da associação brasileira durante o NAB Show 2023. O primeiro painel do evento contou com a participação de Paulo Rabello, Diretor do Hub Operações e Distribuição de Conteúdo da Globo; Igor Macaubas, Diretor de Plataformas Digitais da Globo; e Jean Pierre Zanetti Vandresen, gerente Técnico no Grupo Bandeirantes de Comunicação, que falou sobre a cobertura da Rádio Bandeirantes FM 90.9 FM 86.3 AM 840 e da BandNews FM 96.9 de São Paulo da Copa do Mundo do Catar. - Leia mais.

Especialistas discutem no NAB Show 2023 a monetização do rádio em formato multiplataforma

A indústria do rádio enfrenta o desafio de disponibilizar seu inventário de anúncios de acordo com as preferências dos compradores, sem perder a criatividade que a diferencia de outras mídias. Em um painel no NAB Show 2023, especialistas discutiram como as empresas de rádio podem se adaptar às demandas do mercado sem sacrificar a essência do meio. A importância de manter o "superpoder" do rádio foi enfatizada, concentrando-se em criar conteúdo local e exclusivo, reforçando a conexão com os ouvintes e oferecendo oportunidades adicionais de engajamento.

A presença de talentos que criam conteúdo em várias plataformas ajuda as empresas a conhecer melhor seu público. A utilização de métricas de ativos digitais, além dos dados tradicionais de audiência, permite tomadas de decisão mais informadas e adaptação das estratégias para alcançar os objetivos das empresas. - Leia mais.

NAB Show 2023: integração do rádio com o setor automotivo e experiência aprimorada em telas são essenciais para o futuro

O futuro do rádio no carro conectado depende da união da indústria, afirmou Curtis LeGeyt, CEO da NAB, no NAB Show 2023. Ele ressaltou que o rádio enfrenta uma concorrência acirrada no painel do carro com gigantes como SiriusXM, Apple Music e Spotify. É crucial que a indústria do rádio trabalhe junta para garantir sua presença e relevância no futuro dos automóveis. A NAB tem assumido um papel de liderança nessa questão, com a formação de um comitê para educar seus membros sobre as novas inovações no carro conectado.

No NAB Show, painéis abordaram a importância de fornecer metadados para melhorar a experiência do usuário e sessões dedicadas ao rádio híbrido. LeGeyt mostrou entusiasmo com as inovações apresentadas no evento, ressaltando a importância do rádio local para o futuro da radiodifusão. Outros pontos discutidos incluíram a oferta de receptores com FM estendido e o uso de metadados, como RDS, para melhorar a experiência do ouvinte nas telas dos receptores. - Leia mais.

+ Clique aqui para ver todas as notícias já publicadas sobre o NAB Show 2023


Lateral do Pavilhão "West" do Las Vegas Convention Center, com destaque para o banner comemorativo do NAB Show 2023 / crédito: tudoradio.com

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/29184-avancos-e-desafios-do-radio-no-nab-show-2023-conectividade-multiplataforma-e-integracao-com-o-setor-automotivo