Quarta-Feira, 19 de Abril de 2023 @ 13:03
Las Vegas (EUA) - Ferramenta analítica possibilita insights sobre a audiência para equipes de programação e comercial
No NAB Show 2023, um painel com especialistas, chamado “Cracking the Rádio Code with connected cars” discutiu a importância da coleta de dados diretamente dos automóveis conectados e como essa tecnologia pode beneficiar o mercado de rádio. O evento contou com a participação de Jon Accarrino, vice-presidente de transformação da Capital Broadcasting Company, Vênus Koganti, sênior vice-presidente de vendas da Wejo, e Buzz Knight, CEO da Buzz Knight Media, como moderador.
A parceria entre empresas de tecnologia e montadoras de veículos permitiu a coleta de dados por meio de um chip de conexão 3G, que envia informações sobre o uso do carro, incluindo o consumo de mídia. Um exemplo citado durante o painel é a possibilidade de saber quando o limpador de para-brisa foi acionado, transformando essa informação em dados sobre o clima. Esses dados são anônimos e funcionam de maneira analítica, semelhante aos sites. A empresa Wejo oferece essas informações ao mercado de rádio como ferramenta para análises e insights, sem compartilhar informações pessoais e individuais dos usuários. O grupo local Capital Broadcasting Company já utiliza a ferramenta.
Jon Accarrino destacou que, em vez de contar com pesquisas tradicionais, os dados coletados podem fornecer uma visão mais acurada dos desejos e hábitos dos consumidores, melhorando a qualidade do conteúdo e a possibilidade de vendas em publicidade pelas emissoras. Já Vênus Koganti ressaltou a capacidade de medir a audiência e o alcance das emissoras com base nos dados conectados, permitindo a análise de diversos cenários de consumo, inclusive em relação às emissoras concorrentes.
Accarrino ainda mencionou que as rádios precisam trabalhar e oferecer dados ao público, inclusive utilizando ferramentas já disponíveis, como exibir mensagens via RDS nos displays dos automóveis e enviar e receber informações dos veículos em movimento, reforçando o conceito de rádio híbrido que combina ferramentas on e off-line.
A proteção e privacidade dos dados também foram abordadas por Vênus Koganti, que enfatizou a importância do consentimento dos usuários e o desafio de equilibrar a entrega de conteúdo com a proteção das informações, assim como ocorre em outros dispositivos, como smartphones.
A discussão promovida no NAB Show 2023 evidencia a crescente relevância dos dados no mercado de rádio e a necessidade de adaptar-se a essa nova realidade para oferecer conteúdos cada vez mais personalizados e eficientes aos consumidores.
Registro do painel em questão no NAB Show 2023 / crédito: tudoradio.com
+ Clique aqui para ver todas as notícias já publicadas sobre o NAB Show 2023
Mais NAB Show 2023 - Confira a cobertura:
> Rádio, números e jovens em carros conectados: desafios e oportunidades no NAB Show 2023
> NAB Show 2023: ABERT realiza tradicional Encontro da Radiodifusão com a presença de autoridades públicas e empresários do setor
> Estudo apresentado em painel no NAB Show 2023 revela impacto positivo do rádio nas vendas de varejistas
> NAB Show 2023: Rádio enfrenta desafios e oportunidades em carros conectados
> NAB Show 2023: Debates sobre o futuro do rádio no Brasil e a busca pela modernização do setor
> NAB Show 2023 começa com fórum voltado a pequenos e médios mercados de rádio
> NAB Show 2023 começa hoje com delegações de 160 países e forte interesse em eventos relacionados ao Brasil
> Do digital ao AM: NAB Show 2023 terá FM própria, evolução do rádio nos carros e campanha pró-AM
> AESP e SET realizam evento no NAB Show 2023 para discutir o futuro do rádio e da TV
> ABERT realiza almoço para empresários do setor de radiodifusão no NAB Show 2023, nos Estados Unidos
> NAB Show 2023 em Las Vegas: Líderes do rádio debatem tendências e futuro da radiodifusão
> Broadcast District: NAB Show 2023 terá amplo espaço exclusivo para o rádio e a TV
> Portal tudoradio.com confirma cobertura presencial do NAB Show 2023
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.