Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 28 de Dezembro de 2016 @ 08:02

Retrospectiva 2016 | Região Sul

Curitiba - Capital gaúcha contou com o retorno da Jovem Pan FM. No Paraná a Wood's FM surgiu no dial 

Publicidade
O tudoradio.com publica hoje mais uma edição do especial de fim de ano do portal, com a retrospectiva do que foi destaque no rádio pelo país. Depois dos resumos das movimentações em São Paulo (na segunda-feira, 26) e na Região Nordeste (ontem, 27), hoje (28) é a vez de relembrarmos o que aconteceu no dial da região Sul do Brasil. Assim como em outros mercados, a migração AM-FM foi um dos principais temas do setor nos mercados sulistas. Também foram registradas novidades nos dials das capitais do Paraná e Rio Grande do Sul. Acompanhe:
 
 
Mudanças no dial 
 
Já na reta final de 2016, Porto Alegre acompanhou uma notícia que era aguardada por parte da audiência de rádio, pelo menos desde 2014. A Jovem Pan FM retornou ao dial da capital gaúcha no último dia 12, encerrando um período de dois anos de ausência da rede nacional na capital do Rio Grande do Sul. A informação é relevante, pois a Jovem Pan FM tinha uma longa trajetória em Porto Alegre, com resultados expressivos de audiência e retorno de marca. 
 
Diferente dos anos anteriores, o dial da capital gaúcha não viu muitas mudanças de projetos. Em 2016 Porto Alegre acompanhou os primeiros passos de rádios como Farroupilha FM 92.1, Rádio Bandeirantes FM 94.9 e Rádio Caiçara FM 96.7 (todas originadas no AM e que estrearam em FM no ano passado). Entre setembro e outubro houve uma mudança na gestão artística da Farroupilha, que passou a contar com a direção que estava à frente da Caiçara. Ou seja, 2017 poderá ter movimentações interessantes na corrida por audiência. 
 
Já em Curitiba, a novidade no dial local também é recente. A Wood's FM 107.1 iniciou as suas operações na capital paranaense e região metropolitana a partir de 13 de dezembro, projeto ligado à famosa casa de shows Wood's. Antes da capital paranaense a nova rede contou com uma passagem rápida por Maringá e uma estreia em Foz do Iguaçu. 
 
No dial FM, a capital paranaense viu novidades nas estruturas técnicas de rádios importantes, como Clube FM 101.5, Lumen FM 99.5 e Caiobá FM 102.3, todas com investimentos em seus sistemas irradiantes.
 
Em relação a mudanças no dial FM em 2016, Florianópolis não acompanhou mudanças na configuração das rádios que atingem a capital catarinense. Porém o ano termina com a expectativa da iminente migração da Guararema AM 1230, líder de audiência na faixa AM na Grande Florianópolis, que deverá operar em 97.7 FM a partir do começo de 2017.
 
E no interior paranaense o mercado fecha o ano com a confirmação de nova expansão por parte da rede controlada pela Rádio T FM 99.9 de Ponta Grossa, que contará em 2017 com a Rádio T FM 97.3 de Paranaguá (emissora migrante da faixa AM).
 
Migração AM-FM
 
A migração AM-FM também foi um ponto importante no rádio do sul do país em 2016, com destaque para praças do interior do Paraná e de Santa Catarina. A primeira migrante da região a surgir em FM foi a RBN FM 94.3 de Jaraguá do Sul (SC), conhecida como Rádio Brasil Novo. E o resultado obtido com a migração da emissora catarinense foi importante: a RBN ficou marcada como a primeira migrante AM-FM a ocupar um canal em um dial FM de grande ocupação, apontando um “convívio” de sintonias sem interferências com as vizinhas Jovem Pan FM 94.1 e Aquarela FM 94.5 (rádios que atuam em regiões próximas).
 
A região de Blumenau também acompanhou os surgimentos de outras migrantes na faixa FM, assim como o planalto norte catarinense. Já no Paraná, o ano é encerrado com três migrantes ativas em FM: Capital FM 91.1 de Cianorte, Rádio Difusora FM 104.7 de Paranaguá (entrou no ar neste mês de dezembro) e Educadora FM 103.7 de Wenceslau Braz (esta última estreou na semana passada, sendo a primeira migrante AM-FM a ocupar um canal em FM no “norte pioneiro”).
 
Audiência FM nas capitais 
 
Sem mudanças em 2016, pelo menos se o assunto for "liderança geral de audiência". A Rádio Gaúcha FM 93.7 segue na ponta da tabela no ranking FM da Grande Porto Alegre, enquanto a Regional FM 106.5 lidera nos principais períodos da Grande Florianópolis e a Massa FM 97.7 é dona da primeira colocação na Grande Curitiba. Os dados são do Kantar Ibope Media e a afirmação é baseada no período 05-00/ todos os dias e locais, resultados referentes a 2016.
 
 
Amanhã (29) será a vez de relembrarmos alguns destaques do rádio ocorridos nas regiões Norte e Centro-Oeste do país. Acompanhe!
Tags: Retrospectiva 2016, migração AM-FM, audiência, FM, AM, especial, Região Sul

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.