Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 27 de Novembro de 2020 @ 07:30

Mercados de Salvador, Brasília, Florianópolis, Campinas, Ribeirão Preto e Cuiabá contam com novidades nesta reta final de 2020

Salvador - Outras praças do interior de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e do Pará apresentaram ou terão mudanças em seus dials

Publicidade

Atualizado às 12h48 - A reta final de 2020 está movimentada no dial FM brasileiro. O mercado de rádio está acompanhando uma série de novidades, estas que já estão no ar ou são aguardadas para o mês de dezembro. Em Salvador, há a expectativa para o retorno da Nova Salvador FM 92.3. No interior paulista, três cidades importantes do estado terão emissoras da NovaBrasil FM. Redes como CBN, Rádio Mix FM, Up, Jovem Pan FM, Rádio Bandeirantes, Transamérica, entre outras, contam com expansões em novembro e dezembro. Acompanhe:

Hoje tem estreias

A rede jornalística controlada pelas rádios CBN FM 90.5 de São Paulo e CBN FM 92.5 do Rio de Janeiro terá duas estreias nesta sexta-feira (27). Já entraram no ar as rádios CBN FM 91.3 de Florianópolis e CBN FM 95.3 de Joinville, estações controladas pelo Grupo NSC (afiliado à TV Globo em Santa Catarina). As novidades já foram registradas pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com.

A 91.3 FM da Grande Florianópolis passa a operar em conjunto com a tradicional CBN Diário AM 740, esta que segue no ar e é de propriedade da NSC. Já no Norte Catarinense, a estreia em Joinville ocorreu após a saída da Rádio Globo FM 95.3, de formato popular/hits.

Com a ida da CBN Diário para a sintonia 91.3 FM da Grande Florianópolis, a Rede Nativa FM (que estava no canal) é deslocada em definitivo para a frequência 102.3 FM (originada em Nova Trento). A atual Nativa FM 102.3 estava há mais de uma semana no ar para completar a transição e, segundo o que apurou o tudoradio.com, a FM teve incremento técnico para cobrir a Grande Florianópolis.

Outra novidade que envolve a Rede CBN é a iminente estreia da CBN FM 95.9 de Cuiabá (MT), prevista para o próximo dia 30. E no último dia 16 a rede jornalística passou a contar com a CBN Vale do Paraíba, através da AM 750 de São José dos Campos.

+ Com anúncio da CBN em Florianópolis, 22 capitais contam com estações 100% jornalísticas no dial FM

Retorno ao dial FM baiano

A Nova Salvador FM 92.3, emissora de formato popular/hits que operou no dial FM de Salvador até 2012, tem o seu retorno aguardado, mas agora como Salvador FM. Desde o dia 23 deste mês a frequência deixou de operar como Feliz FM (rede de formato gospel/religioso) e passou a executar um playlist musical no formato popular/hits, intercalando com vinhetas da última fase da Nova Salvador FM.

Segundo informações extraoficiais, a Salvador FM tem sua reestreia prevista para o próximo dia 3. Apesar de não contar com uma divulgação na internet, colaboradores do tudoradio.com relataram a presença de outdoors informando o retorno da FM à Salvador.


Trechos da FM 92.3 Salvador(BA) - 23/11/2020 / Fonte: Canal Multimídia Nacional e registro de Dilton Lemos

Mais um retorno e duas estreias

Quem também deve retornar à um mercado que já contou com sua operação é a Rede NovaBrasil FM. A marca vai reinaugurar a sua emissora em Campinas, substituindo a atual Nova FM 103.7 (adulto-contemporâneo). A futura NovaBrasil FM 103.7 é uma emissora própria da rede paulista e passou os últimos 4 anos com uma versão alternativa da Rede NovaBrasil FM.

Esse retorno à Campinas é uma das etapas de expansão e fortalecimento da marca NovaBrasil FM, rede que passa por uma nova fase após a aquisição por parte do Grupo Thathi de Comunicação, ocorrida em outubro. E esse processo contará com duas estreias: NovaBrasil FM 91.3 de Ribeirão Preto e NovaBrasil FM 95.5 de Araçatuba, estações que já eram controladas pelo grupo que adquiriu a operação da Rede NovaBrasil FM. O interior de São Paulo irá acompanhar essa movimentação da Rede NovaBrasil FM a partir do dia 1º de dezembro.


Novo logotipo da NovaBrasil FM, atualizado no início de novembro

Aquisições no Paraná

As tradicionais Igapó FM 104.5 (popular/hits) e Folha FM 102.1 (jovem/hits), emissoras instaladas em Londrina (PR), fecham 2020 com uma mudança importante em suas trajetórias. As duas rádios foram adquiridas pelo Grupo RIC, este que conta com emissoras de rádio e televisão nas principais cidades do Paraná.

A expectativa é de que a 104.5 FM passe a integrar a futura rede estadual que será criada a partir da RIC FM 107.1 de Curitiba, marca que surgiu em outubro passado.


Logotipo da RIC FM de Curitiba, marca que estará no mercado de Londrina

Mais redes em expansão

São várias as redes em expansão. A Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840 de São Paulo informou que na próxima segunda-feira (30) passará a contar com a Rádio Cacique AM 1550 de Capivari, reforçando a presença de sua marca no interior de São Paulo.

Vale lembrar que a Rádio Bandeirantes é cotada para assumir a atual frequência da Alpha FM 89.9 de Brasília. O Grupo Bandeirantes de Comunicação ainda não oficializou a informação e a mudança poderá acontecer no início de 2021. Com isso, o Distrito Federal será coberto por todas as redes jornalísticas nacionais que possuem sedes em São Paulo.


Logotipo novo da Rádio Bandeirantes, lançado neste ano de 2020

Após estrear duas emissoras em menos de dois meses, a rede liderada pela Rádio Mix FM 106.3 de São Paulo já tem uma inauguração confirmada para dezembro. Recentemente a rede passou a contar com as afiliadas Rádio Mix FM 92.1 da região de Bauru (SP) e Rádio Mix FM 100.9 de Santarém (PA). E no próximo dia 12 será inaugurada a Rádio Mix FM 105.3 de Fernandópolis, no noroeste paulista.

A rede liderada pela Jovem Pan FM 100.9 de São Paulo é outra marca em forte expansão nesta reta final de 2020. Nas últimas duas semanas foram inauguradas as afiliadas Jovem Pan FM 105.7 de Caldas Novas (GO) e Jovem Pan FM 107.3 de Jaboticabal (SP). Em dezembro acontecerá a estreia da Jovem Pan FM 92.5 de Apiaí, localizada no sul paulista. A Jovem Pan FM poderá fechar o ano com 25 emissoras em território paulista, sendo um recorde para a marca.

Outro projeto que passa por um forte processo de expansão nesta reta final de 2020 é a Rede Up FM, gerida pela Agência RF. No próximo dia 15 acontecerá a estreia da Máxima FM 92.5 de Santa Bárbara (MG), afiliada popular/hits em formato de marca própria ligada à Rede Up. A rede também deve confirmar as datas de estreia através das emissoras 91 FM 91.1 de Bariri (SP), Portal FM 106.5 de Extrema (MG), uma emissora na Nova Zelândia, entre outras. Também há a expectativa de chegada da marca em Vitória da Conquista (BA), informação extraoficial.

Também gera expectativa no mercado a expansão da Rede Transamérica, esta que passou a contar com a empresa RadioData nessa área e tem em sua grade a CNN Rádio. No último dia 16 a marca passou a contar com mais uma capital estadual, através da Transamérica FM 90.5 de Aracaju (SE). E, conforme apurado pelo tudoradio.com, há um processo de adequação da rede para as novidades na área de negócios, movimento que deve se estender até o final de dezembro.

Com expansões recentes, marcas como Antena 1 (adulto-contemporâneo), Massa FM (popular/sertanejo), Clube FM (popular/hits, que acabou de completar apenas 1 ano de trabalhos como rede), entre outras, podem anunciar novidades a partir de dezembro.

Você pode acompanhar diariamente toda essa movimentação através do Mapa da Atualização do tudoradio.com, da redação tudoradio.com e também pelo Guia de Rádios/Dials tudoradio.com.

Tags: Mudanças, dials, Salvador, FM, Brasília, Campinas, Ribeirão Preto, Florianópolis, Joinville, CBN, NovaBrasil FM

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.