Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 28 de Junho de 2023 @ 07:29

Tendências | Indústria de rádio se aproxima de big techs e montadoras para garantir presença em sistemas automotivos

São Paulo - Android Automotive OS 14, previsto para setembro deste ano, deverá oferecer o "rádio híbrido" como serviço disponível na plataforma

Publicidade

O rádio não tem apenas um olhar atento à evolução do setor automotivo, mas também está participando dela. Uma aproximação maior dos engenheiros da indústria de rádio com as big techs e montadoras automotivas tem auxiliado na manutenção do receptor de rádio nas novas ferramentas que estão surgindo, além da possibilidade de aprimorar o que é oferecido pelo rádio. Durante a WorldDAB Automotive 2023, foi indicado que o futuro Android Automotive OS 14 continuará a incluir rádio terrestre e também terá a possibilidade de funcionar de forma híbrida (combinando com o online). Acompanhe:

Em uma reportagem veiculada pela Radio World, Vincent Derouault-Tep, gerente de contas da ACCESS Europe (automotivo), destacou a evolução do setor automotivo, que está oferecendo cada vez mais diversos serviços conectados aos usuários. O executivo ressalta que os carros, inicialmente os de alto padrão, estão deixando de ter apenas uma tela, como os modelos da Tesla, e adotando, em alguns casos, até seis telas.

"Não há apenas rádio; eles podem ler suas mensagens, podem ler um jornal e podem assistir a algo", disse Derouault-Tep. O executivo acredita que os novos sistemas estão se aproximando da capacidade de compartilhar conteúdos distintos e até personalizar a experiência para cada passageiro.

E isso também está relacionado aos sistemas embarcados nesses ambientes, com foco nos lançamentos já anunciados, como o software Android Automotive OS 14. Segundo Joe D’Angelo, vice-presidente sênior de Rádio Global e Áudio Digital da Xperi, o Android Automotive sempre suportou DAB; no entanto, ele afirma que o fato de o "Android ser muito cuidadoso sobre compartilhar mapas de desenvolvimento de produtos e cronogramas" significa que "os membros da NAB e WorldDAB ficaram meio no escuro" sobre os recursos planejados. “Eles não sabiam o que estava acontecendo”, disse ele ao público da WorldDAB Automotive 2023.

+ Rádio no carro: Item indispensável para compradores europeus, revela Edison Research

Contudo, após um esforço do setor, o processo chegou à fase três de quatro, e o resultado obtido pelos engenheiros ligados à indústria de rádio vai transformar de forma positiva a experiência do receptor por meio de soluções como Android Automotive OS 14, previsto para setembro. Não foi anunciado oficialmente, mas o novo sistema deve manter a compatibilidade com o DAB (rádio terrestre digital) e operar com um modelo híbrido, no qual há a presença de dados conectados das emissoras, assim como a troca automática para o streaming de rádio.

Joe D’Angelo, da Xperi, afirma que o Android Automotive OS 14 fará os radiodifusores “estourarem champanhe e comemorarem”, pois a plataforma terá suporte para rádio híbrido, que é uma combinação de rádio via ar e acesso à web via wireless móvel, permitindo verdadeira interatividade entre as estações de rádio e seu público. “Este processo foi muito complicado - foi quase como hackear o sistema - mas conseguimos”, disse Xavier Filliol, COO da Radioline. “Precisa ser aprimorado, definitivamente. Mas agora temos um padrão aberto e poderemos fazer isso.”

+ NAB Show 2023: O futuro híbrido do rádio e a inovação na experiência do ouvinte

Segundo a reportagem da Radio World, os participantes do painel “Tendências de Design de Cabine de Carro e o que Esperar com o Android Automotive OS 14” da WorldDAB Automotive 2023 estão otimistas sobre o futuro. Eles também concordaram que o progresso da penetração do DAB+ em carros novos europeus representa um "ponto de virada" a favor deste formato de rádio digital e garante o lugar do rádio nos carros conectados no futuro.

Além disso, conforme noticiado anteriormente pelo tudoradio.com, há também outro cenário importante que está sendo acompanhado pelo rádio, referente ao desinteresse das montadoras na padronização de sistemas conectados, como aqueles oferecidos pela Apple e pelo Google, através do CarPlay ou do Android Auto. Isso não proporciona uma experiência distinta entre as marcas. Diante desse cenário, as montadoras estão se empenhando em criar seus próprios sistemas conectados, com características únicas, e o rádio precisa estar atento a isso, para continuar sendo integrado da melhor maneira possível. E há esse movimento, conforme observado no WorldDAB Automotive 2023 e também no NAB Show 2023.

+ Carros Conectados: A corrida das montadoras contra a padronização da Apple e Google. Rádio observa com atenção


Android Automotive OS 14 / divulgação

Relacionadas:
Carros Conectados: A corrida das montadoras contra a padronização da Apple e Google. Rádio observa com atenção
CEO da NAB prevê rádio evoluindo para uma experiência guiada pela tela em automóveis
Rádio com imagem? Ainda estamos errando no básico, prejudicando a experiência do ouvinte
Receptor AM/FM mantém liderança, mas streaming de rádio ganha terreno, aponta Techsurvey 2023
Rádio segue hegemônico em carros em países da América do Norte, Europa e Oceania
Curiosidade: RDS das emissoras podem ampliar o engajamento da audiência com a mensagem publicitária

E por qual razão olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Com informações do portal Rádio World, WorldDAB Automotive 2023 e Edison Research

Tags: rádio em carros, WorldDAB, DAB+ rádio digital, preferências do consumidor, tecnologia embarcada

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.