Sexta-Feira, 04 de Agosto de 2023 @ 13:19
São Paulo – Levantamento apresenta probabilidade 53% maior de compra de carro elétrico com rádio AM/FM
Um estudo da MARU/Matchbox com 600 compradores de carros em Dallas, nos Estados Unidos, sugere que os ouvintes assíduos de rádio AM/FM ou podcasts apresentam uma probabilidade muito maior de comprar ou alugar um EV – 53% maior, para AM/FM – em comparação com os telespectadores assíduos ou a amostra como um todo. A coleta de dados foi realizada em março e abril deste ano.
Ao pesquisar quem comprou recentemente ou estará no mercado no próximo ano para comprar um carro elétrico, enquanto 15% dos compradores dizem que são muito ou pouco propensos a comprar ou alugar um, esse número sobe para 23% para ouvintes de rádio AM /FM e 27% para ouvintes de podcast.
Da mesma forma, os dados da Nielsen Scarborough mostram que o rádio AM/FM alcança nove em cada dez captadores de automóveis em Dallas. Vale a pena (89%), contra 79% dos telespectadores da semana passada, dando ao AM/FM uma vantagem de 13% sobre a TV. O alto nível de interesse e intenção de compra de veículos elétricos entre os ouvintes de rádio não poderia estar acontecendo em um momento mais perfeito.
De acordo com a Cox Automotive, não apenas mais consumidores estão considerando um carro elétrico novo ou usado – de 38% em 2021 para 51% em 2022 – como também estão mais propensos a aceitar os EVs como a onda do futuro, com mais da metade ( 53%) acham que eventualmente substituirão os motores a gasolina, contra 31% dos revendedores de automóveis que pensam assim.
+ Carros elétricos: AM sai de cena. Setor de rádio prioriza FM analógico e opções digitais
Foto: Justin Sullivan
Veja também:
> Indústria de rádio se aproxima de big techs e montadoras para garantir presença em sistemas automotivos
> Pesquisa mostra que os americanos perderiam sem o rádio AM nos veículos no Estados Unidos
> Rádio segue hegemônico em carros em países da América do Norte, Europa e Oceania
> Nielsen: Rádio é ouvido por 93% da população dos Estados Unidos
> Curiosidade: RDS das emissoras podem ampliar o engajamento da audiência com a mensagem publicitária
> Opções de mídia se multiplicam nos carros, mas rádio mantém sua hegemonia
> Canadá: Rádio AM/FM retoma em 2021 o nível de liderança nos carros que era observado em 2019
> Rádio híbrido avança em automóveis com parceria entre a Xperi e a Daimler
> Parceria entre Audi e iHeartRadio pode impulsionar o rádio híbrido na América do Norte
E por qual razão olhar para lá fora?
O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.
Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia
Com informações da Radio Ink
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.