Sexta-Feira, 08 de Setembro de 2023 @ 17:16
São Paulo - Seis novos co-patrocinadores aderiram oficialmente ao projeto na quarta-feira
O Congresso dos Estados Unidos retornou do recesso de agosto nesta quarta-feira (6) com uma importante informação. Um terço da Casa já aderiu ao Projeto de Lei AM para Todos os Veículos. Seis novos co-patrocinadores aderiram oficialmente ao projeto, o que eleva o número total de senadores que apoiam a lei para 34.
O projeto foi apresentado pelo senador Ed Markey (D-MA) e pelo senador Ted Cruz (R-TX) e tem ganhado constantemente apoio bipartidário desde maio, o que é novamente exemplificado no novo grupo. Senador Christopher Murphy (D-CT), senador Lindsey Graham (R-SC), senador Jacky Rosen (D-NV), senador Joni Ernst (R-IA), senadora Catherine Cortez Masto (D-NV) e o senador Josh Hawley (R-MO) expressaram sua aprovação.
As montadoras Ford e a GM permanecem entre as 20 empresas de lobby que mais gastaram nos últimos 90 dias, com cada uma divulgando US$ 2.658.515 e US$ 2.590.000 gastos, respectivamente. Os gigantes automobilísticos também relatam que esse dinheiro foi gasto, pelo menos parcialmente, nas áreas de radiodifusão e rádio.
“O incrível apoio bipartidário que a Lei AM de Rádio para Todos os Veículos conquistou em pouco tempo é uma prova do papel integral que a transmissão AM desempenha na informação, entretenimento e conexão dos americanos em todo o país”, disse o presidente e CEO da NAB, Curtis LeGeyt, à Radio Ink.
LeGeyt ainda destacou que as rádios AM estão agradecidas com o apoio ao projeto . “As emissoras americanas agradecem aos membros do Congresso que estão ao lado dos ouvintes das estações AM locais e trabalham para preservar o lugar central do rádio no painel do carro”, comentou.
NAB e FCC apoiam proposta
O presidente da NAB, Curtis LeGeyt, elogiou a atitude. “A NAB elogia os senadores Markey, Cruz, Baldwin, Fischer, Luján e Vance, e os deputados Gottheimer, Westerman, Kean, Menendez e Gluesenkamp Perez, por sua liderança na defesa dos ouvintes de rádio AM. Esta legislação garante que as dezenas de milhões de americanos que dependem do rádio AM para notícias, entretenimento e informações críticas de segurança a cada mês possam continuar a ter acesso a este meio de comunicação confiável. As emissoras locais da América aplaudem os autores e apoiadores do projeto de lei por reconhecerem o papel crítico do rádio AM na infraestrutura de segurança pública de nosso país”, ressaltou LeGeyt.
Montadoras japonesas irão manter o rádio AM em seus veículos
Já no Japão, as montadoras como Nissan, Toyota e Honda se posicionaram contra a crescente tendência de retirada no rádio AM dos veículos e defenderam a permanência do equipamento, destacando pontos favoráveis das rádios AM. Segundo as empresas, a oferta exclusiva de reportagens locais, atualizações críticas ao vivo sobre condições meteorológicas extremas e até o fácil acesso a personalidades para os mais conservadores devem ser mantidos em seus carros.
+ CEO da NAB prevê rádio evoluindo para uma experiência guiada pela tela em automóveis
Veja também:
> Do digital ao AM: NAB Show 2023 terá FM própria, evolução do rádio nos carros e campanha pró-AM
> NAB Show 2023: integração do rádio com o setor automotivo e experiência aprimorada em telas são essenciais para o futuro
> Em convenção, europeus se movimentam para manter domínio do rádio nos carros
> Rádio segue hegemônico em carros em países da América do Norte, Europa e Oceania
> Nielsen: Rádio é ouvido por 93% da população dos Estados Unidos
> Curiosidade: RDS das emissoras podem ampliar o engajamento da audiência com a mensagem publicitária
> Opções de mídia se multiplicam nos carros, mas rádio mantém sua hegemonia
> Canadá: Rádio AM/FM retoma em 2021 o nível de liderança nos carros que era observado em 2019
> Rádio híbrido avança em automóveis com parceria entre a Xperi e a Daimler
> Parceria entre Audi e iHeartRadio pode impulsionar o rádio híbrido na América do Norte
E por qual razão olhar para lá fora?
O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.
Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia
Com informações do Radio Ink
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.