Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 29 de Novembro de 2023 @ 13:16

O Rádio Hoje | Estabilidade em audiência de rádio nos EUA: 86% dos adultos de 25-64 anos fiéis em 2023

São Paulo - O rádio continua forte e estável, conquistando 86% da audiência semanal entre adultos nos EUA

Publicidade

Um estudo da FMR Associates / Eastlan revelou que a audiência semanal de AM-FM em 2023 entre adultos de 25 a 64 anos, nos Estados Unidos, permanece forte em 86%, consistente com os números de 2022. Este número de audiência constante abrange diferentes grupos demográficos, incluindo idade, sexo, posição no mercado e região geográfica, destacando o apelo duradouro da rádio.

O National Listening Study da FMR Associates da Eastlan Ratings foi realizado no período entre março a outubro e entrevistou 1.500 adultos com idades entre 25 e 64 anos. O estudo mostrou estabilidade na audição de rádio tradicional, quando algumas fontes de áudio mostraram declínio. Em comparação com os 86% do rádio, o streaming de áudio atrai 63% da audiência semanal, a música pessoal 53%, os podcasts 24% e a rádio via satélite 15%.

O sócio-gerente da FMR Associates, Kent Phillips ressaltou que o consumo de rádio está estável na última década. “O que me impressiona é que, depois de uma década de mudanças, o espaço de áudio parece estar MUITO estável por enquanto. Houve poucas mudanças ano após ano, o que deveria ser encorajador. A rádio continua forte, mas os ganhos obtidos pelos podcasters e pelos serviços de streaming também parecem manter-se. Os ouvintes parecem ter feito suas escolhas no espaço de áudio e aderido a elas”, ressaltou

Phillips recomendou o reforço da publicidade em rádio. “O rádio continua sendo uma escolha forte/viável para anunciantes/marcas. Parece que a cada década há algo que supostamente substituirá o rádio: primeiro a TV, depois o cabo, depois o rádio via satélite, depois o streaming e, recentemente, o podcasting. Todos têm espaço no espectro de opções de áudio, mas o rádio ainda é sólido com 86% de uso semanal. Os anunciantes podem comprar rádio (e podcasting e satélite) com a confiança de que alcançarão as audiências que alcançaram no ano passado! A estabilidade é boa”, frisou.

Nos EUA, Rádio AM/FM registra maior índice de audiência em veículos dos últimos oito anos

Rádio lidera em consumo e colabora com o avanço dos podcasts nos EUA

O mercado de rádio norte-americano fechou a semana passada repercutindo uma pesquisa da Edison Research e da NPR sobre o consumo de conteúdo falado em formato de áudio. Esse ecossistema conta com formatos que vão do jornalismo, passam por esportes e também são de entretenimento/variedades. Segundo o levantamento, o Rádio detém a maior parcela de consumo, principalmente nos carros (em trânsito), mas vê um avanço significativo no consumo de podcasts, em especial nas residências norte-americanas. Porém, os próprios grupos de rádios dos EUA são determinantes para impulsionar esse crescimento do podcast. Acompanhe:

Recomendadas:
Rádio AM/FM lidera no consumo de áudio entre todas as plataformas, diz Share of Ear
"Os números de consumo de rádio são ótimos, mas existe uma realidade paralela", por Daniel Starck
A resiliência do rádio: superando a TV em alcance nos EUA entre o público de 18 a 49 anos

Cabe como nota o fato de que o rádio é um forte indutor desse ecossistema de podcasts. Recentemente a iHeartMedia alcançou liderança geral em consumo de podcasts, segundo ranking da Podtrac, repercutido pelo tudoradio.com em setembro passado. Os principais grupos de rádios dos EUA se especializaram como plataformas de streaming e audio on-demand (podcasts), o que também acabou revertendo em fortes receitas digitais para esses nomes. Existe um uso massivo e quase exaustivo das estações de rádio AM/FM na promoção de podcasts. O mesmo vale para a própria NPR, rede pública que é considerada uma referência na produção e distribuição de áudio on-demand.

Relacionadas:
Gigante do rádio alcança liderança geral em consumo de podcasts, segundo ranking da Podtrac

Setor de rádio encontra benefícios na queda de novos podcasts e crescimento do consumo
Campanhas feitas no rádio FM/AM têm impulsionado o consumo de podcasts nos Estados Unidos. Meio segue fortalecendo o digital
Rádio FM/AM investe pesado na promoção de podcasts. Digital cresce com campanhas em mídias tradicionais

Qual a razão de olhar para lá fora?

tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Com informações do Radio Ink

Tags: rádio, audiência, estabilidade, streaming, publicidade

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.