Quinta-Feira, 26 de Outubro de 2023 @ 17:08
São Paulo - Podcast atinge novo patamar de consumo; detalhes da atualização do levantamento Share of Ear serão discutidos em webinar marcado para novembro
A Edison Research adiantou nesta quinta-feira (26) uma amostra dos dados de seu mais novo levantamento Share of Ear que abordou os hábitos de consumo de áudio pelos norte-americanos com idade a partir dos 13 anos. No recorte que abrange o rádio AM-FM, o meio teve destaque no relatório, avançando mesmo com o crescimento no consumo do streaming. Trata-se de uma boa vantagem em relação a todas as demais plataformas, sejam elas digitais ou não. Esta afirmação, positiva para o meio, é baseada em um recorte recente do Share of Ear da Edison Research, que mapeia o consumo de áudio nos Estados Unidos. Na extensa lista analisada, estão plataformas digitais como Spotify e YouTube, bem como o serviço de rádio via satélite, CDs e até vinis. Acompanhe:
Segundo os dados divulgados, no terceiro trimestre de 2023, o rádio via ondas terrestres (dial) manteve uma presença robusta, representando 37% do consumo diário de áudio. Os podcasts alcançaram um novo marco, com 11% do consumo diário, enquanto a música via streaming teve um aumento, com 19% de participação.
Já o consumo de músicas via CDs e arquivos digitais, diminuiu para 5% do tempo de escuta diário, sendo o destaque negativo, com o streaming de música ocupando esse terreno da propriedade de música. Outras categorias, como SiriusXM, YouTube para música e vídeos, e audiolivros completam a quota restante, variando de 3% a 14%.
Trata-se de 1% a mais para o rádio AM/FM em relação ao último levantamento desse tipo no Share of Ear. Em agosto passado,o tudoradio.com noticiou que o meio representou 36% do total no consumo de áudio.
Nesta semana, a Edison Research também destacou outros cenários envolvendo o rádio e demais plataformas de áudio. Em um deles, a empresa de pesquisa analisou o impacto de sistemas conectados como Apple CarPlay e Android Auto no rádio, uma vez que as versões atuais facilitam o acesso a serviços de streaming. A Edison afirma que, mesmo com a presença desses sistemas das gigantes de tecnologia, o rádio AM/FM mantém a ampla liderança no consumo de mídia nos carros, com 46% do total.
Relacionadas:
> "Os números de consumo de rádio são ótimos, mas existe uma realidade paralela", por Daniel Starck
> A resiliência do rádio: superando a TV em alcance nos EUA entre o público de 18 a 49 anos
Veja também:
> Rádio FM/AM: A preferência dominante em áudio entre os norte-americanos
> Rádio AM/FM mantém liderança em veículos com Apple CarPlay e Android Auto, revela pesquisa
> Publicidade em áudio gera maior atenção, segundo Dentsu; Rádio se destaca
> Formatos de interesse do rádio continuam em alta ou crescendo em consumo
> A falha na percepção do consumo de mídia: como o rádio é subestimado pela publicidade
E por qual razão olhar para lá fora?
O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.
Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia
Com informações da Edison Research e do portal Radio INK. Colaboração de Daniel Starck
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.