Segunda-Feira, 26 de Fevereiro de 2024 @ 07:02
São Paulo - Streaming de áudio e DAB+ (rádio digital terrestre) avançam em consumo no país europeu
O rádio segue com um alto consumo em suas diferentes formas de entrega de conteúdo em áudio em mais um país europeu. Na Holanda, de acordo com os dados consolidados sobre consumo de áudio em 2023 da pesquisa Audify, 84,6% da população local ouve rádio semanalmente, o que representa um total de 12,7 milhões de pessoas com 13 anos ou mais. Formatos digitais estão em destaque, com forte avanço em consumo para as plataformas de "streaming de rádio" e DAB+ (rádio digital terrestre). Também é destaque o avanço no investimento publicitário em áudio na Holanda. Acompanhe:
De acordo com o relatório "Audify Annual Report 2023", os formatos digitais de rádio continuam avançando em consumo. Para se ter uma ideia, o streaming das emissoras representava cerca de 28% do total em 2021, pulando para 35% em 2023. No mesmo período, o DAB+ (que é o rádio digital terrestre) foi de 13% para 17% no mesmo período, tendo seu maior impulso a partir de 2022. O FM analógico não representa mais a maior fatia do consumo de rádio, hoje com 30% do total, mas curiosamente está mais concentrado entre o público de 18 a 49 anos.
A pesquisa também mostra que os holandeses escutam cerca de 16,3 estações de rádio anualmente, sendo uma média de 4,8 por mês. Ou seja, diferente do que é observado em outros países, como no Brasil, onde você tem pelo menos três estações como as preferidas, o holandês "gira mais o dial", possivelmente devido ao tamanho da diversidade de projetos disponíveis para escuta. Modelos digitais como streaming de áudio e DAB+ tendem a ampliar a oferta de estações disponíveis.
O levantamento também detalha o tempo de escuta por dia, com a média de tempo gasto ouvindo rádio diariamente. O streaming tem os valores mais elevados, de 21 a 30 minutos a depender da faixa etária analisada, empatado com o dial FM analógico, com média de 21 minutos.
+ Áustria e Alemanha são os países com mais 'fãs de rádio'; Brasil aparece na lista
Divisão do consumo de rádio entre as diferentes modalidades/tecnologias / Audify Annual Report 2023
Investimento publicitário em áudio
O relatório também se debruçou sobre o crescimento do investimento na publicidade de áudio na Holanda. De acordo com os dados de 2023, o investimento líquido recorde em publicidade de áudio atingiu quase €242 milhões, crescendo 7,2% desde 2022. O terceiro trimestre viu o maior crescimento relativo.
A Audify também aponta que a publicidade spot foi predominante, com 90,6% dos investimentos líquidos, e os gastos com áudio digital tiveram o maior aumento relativo, de 13,2%.
Outro ponto de destaque foi o fato de que o setor varejista liderou em publicidade no rádio, com destaque para marcas como Odido, KPN e McDonald's.
O ano de 2023 também apontou um consumo significativo de áudio por lá, com 1,7 bilhão de horas de streaming de áudio ao vivo e 375 milhões de downloads de podcast.
Pesquisas mais recentes pelo mundo:
Brasil -> Inside Áudio 2023: Rádio atinge 80% dos brasileiros e mostra sua força publicitária, segundo Kantar IBOPE Media
EUA -> Rádio segue como a mídia de massa de maior alcance nos Estados Unidos
Alemanha -> Rádio mantém popularidade na Alemanha com 93% de alcance; DAB+ e podcasts avançam
França -> Médiamétrie afirma que 55,635 milhões de pessoas ouvem rádio na França
Reino Unido -> Rádio é ouvido por 88% da população do Reino Unido; DAB+ e Streaming impulsionam o consumo, diz Rajar
Portugal -> Tempo médio de consumo de rádio ultrapassa 3 horas diárias em Portugal
Austrália -> Rádio australiano alcança níveis históricos de audiência em 2023; Jovens são atraídos pela transmissão digital
Suiça -> Diariamente, 72% da população da Suíça ouve rádio
E por qual razão olhar para lá fora?
O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.
Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia
Com informações do relatório "Audify Annual Report 2023", com a colaboração de David Duck
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.