Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 29 de Junho de 2018 @ 12:59

O Rádio hoje | Radialistas compartilham levantamento da Nielsen que aponta a forte popularidade do Rádio na "era do Spotify"

São Paulo - Artigo foi publicado pelo portal norte-americano Quartz em outubro passado. Atualmente essa realidade não foi alterada

Publicidade

Nesta sexta-feira (29) vários radialistas brasileiros estão compartilhando em suas redes sociais um artigo publicado pelo portal Quartz que destaca a alta popularidade do rádio (FM/AM) mesmo com a "era Spotify" (apesar da plataforma não ser apresentada como concorrente direta). O levantamento é da Nielsen e é relacionado ao mercado dos Estados Unidos, publicado pelo portal em outubro do ano passado. Apesar de não ser atual (a pesquisa tem mais de oito meses em relação a sua divulgação), pouco mudou nesse cenário. Acompanhe os detalhes:

O artigo "Radio survived the tape, CD, and iPod. In the age of Spotify, it’s more popular than ever" destaca pontos como a sobrevivência do rádio perante outros formatos de mídia que perderam muito espaço no hábito de consumo da população norte-americana. Mesmo com o avanço considerável na oferta de novos formatos de streaming (em destaque os serviços de streaming para música, como Spotify e Pandora), a relevância do rádio não foi abalada, indo de 96% dos consumidores ouvindo rádio semanalmente em 2001 para marcas próximas dos 90% em dias atuais (Nielsen, 2017), sendo de 93% no último levantamento.

O artigo chama a atenção pra outro fato que também foi muito divulgado na época, inclusive pelo tudoradio.com e em congressos realizados pelo Brasil: o rádio continua na liderança no modo como os norte-americanos descobrem novas músicas (veja o quadro acima). Apesar do levantamento ser de 2017, isso pouco mudou atualmente segundo pesquisas mais recentes realizadas no Brasil e também em outros países, mostrando a relevância que a música possuí no meio rádio.

E em 2018?

Recentemente uma pesquisa na Nielsen apontou que o rádio é determinante para a tomada de decisões em relação ao consumo de tendências comportamentais por parte da população, taxando o meio como "The New Black" e também o fato da audiência de rádio estar mais próxima do "ponto de compra" na comparação com o público presente em outro formato de mídia, o que mantém o veículo competitivo no cenário comercial.

O alcance segue em alta, seja nos Estados Unidos e também em outros países, como no Brasil. Lá a Nielsen aponta que o rádio atinge a marca de 93%, liderando entre todas as plataformas de mídia no início de 2018. Isso resulta em um alcance semanal do rádio de 228,5 milhões, o que é bem superior a 67,6 milhões de streaming, 25,9 milhões de rádio por satélite (mídia comum nos Estados Unidos, que não tem relação ao rádio FM/AM) e a 20,7 milhões dos podcasts.

No Brasil, segundo levantamento do Kantar Ibope Media, 91,9% dos brasileiros ouvem Rádio. E 93% dos ouvintes de Rádio preferem ouvir música pelo meio no país. Essa tendência também apareceu na última enquete realizada pelo tudoradio.com, onde 89% dos participantes tem o rádio como fonte para consumo de música.

Confira alguns levantamentos publicados pelo tudoradio.com entre 2017 e 2018:

Segundo levantamento do Kantar Ibope Media, 91,9% dos brasileiros ouvem Rádio

Panorama: Enquete do tudoradio.com aponta que 89% tem o rádio como fonte para consumo de música

Panorama: Rádio continua "reinando" entre todas as plataformas de áudio nos Estados Unidos

Panorama: Rádio segue como a mídia de maior alcance entre os "millennials" nos Estados Unidos

Jovens passam a consumir mais Rádio ao entrar no mercado de trabalho

Curiosidade: Para Nielsen, rádio é "The New Black" ao influenciar decisões de compra relacionadas à moda e tendências

Curiosidade: Formato "Adulto-contemporâneo" registra alta expressiva de audiência no início de 2018 nos Estados Unidos

93% dos ouvintes de Rádio preferem ouvir música pelo meio

Panorama: Rádio segue na preferência de quem deseja ouvir música nos Estados Unidos

Panorama: Rádio segue como plataforma de maior alcance nos Estados Unidos

Panorama: "Rádio é mais popular nos EUA do que você imagina" destaca portal americano

Curiosidade: Levantamento aponta que 95% da população ouvem Rádio nos Emirados Árabes Unidos

O artigo compartilhado pelos radialistas brasileiros no dia de hoje pode ser encontrado no link a seguir: https://qz.com/1094963/radio-survived-the-tape-cd-and-ipod-in-the-age-of-spotify-its-more-popular-than-ever/

Tags: Rádio, alcance, audiência, Estados Unidos, Brasil, panorama, música

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.