Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 02 de Dezembro de 2019 @ 07:31

Panorama: Dezembro também será um mês movimentado no FM de diferentes regiões do Brasil

São Paulo - São aguardadas estreias nas regiões de Campinas (SP), Recife (PE), São Carlos (SP), Florianópolis (SC), Lages (SC), entre outras. Mercado já viu mudança no Vale do Paraíba 

Publicidade

Virou rotina. Conforme entramos em um novo mês, há uma nova e extensa lista de mudanças previstas para vários mercados brasileiros. São novos projetos locais e também expansões de redes movimentando os dials em FM. E as novidades começaram ontem (1º), com uma mudança entre a Grande Campinas e o Leste Paulista, além de uma novidade na região de São José dos Campos. Todas essas alterações são acompanhadas em tempo real pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com.

Amanhã (3) serão duas mudanças importantes: a CBN FM 103.9 (jornalismo/esportes) fará a sua estreia em São Carlos (SP), projeto implantado pelo grupo EPTV. O canal, que era ocupado pela InterSom FM (atualmente em 103.3 FM), vai integrar o projeto de rádios jornalísticas da EPTV no interior paulista, grupo que já controla as emissoras CBN FM 90.5 de Ribeirão Preto (implantada em 2015) e CBN FM 95.7 de Araraquara (inaugurada em dezembro do ano passado).

Também nesta terça-feira (3) será a estreia oficial da Ynterativa FM 102.1, emissora de formato popular/hits que tem movimentado os bastidores do rádio pernambucano desde o inicio deste semestre. A partir de novembro a 102.1 FM passou a executar uma grade de expectativa para a chegada da Ynterativa FM, estreia que será concretizada amanhã. Já o lançamento do projeto para o mercado será em janeiro.

Hoje (2) o dial FM brasileiro acompanha a estreia oficial da Rádio Hits FM 91.3 de Tijucas (SC). A emissora cobre parcialmente a Grande Florianópolis, além de cobrir o Vale do Rio Tijucas e a turística região de Itapema (SC). De projeto popular/hits, a Rádio HIts substituí em definitivo a Transamérica Hits na região.

Mais para o final do mês está prevista a chegada da Rádio Mix FM 89.9 de Lages, cidade localizada na Serra Catarinense. Porém, esta mesma rede poderá estrear outra afiliada em Santa Catarina até o final de 2019: a 103.1 FM de Laguna (litoral sul catarinense) já opera em formato de expectativa para a Rádio Mix FM.

Antes, neste domingo (1º), o mercado do interior paulista acompanhou a mudança de formato da Boa FM 97.7 de Amparo (SP), emissora captada na Grande Campinas e que foi do religioso/gospel para o popular/hits.

E no Vale do Paraíba houve a migração AM-FM da antiga Rádio Canção Nova AM de Caçapava (SP). Agora ela atua como Novo Tempo FM 101.3 (religiosa/evangélica) e cobre a região entre São José dos Campos e Taubaté. Já a Canção Nova segue na região através da 95.9 FM de São José dos Campos, inaugurada neste ano.

Veja também:
> Tome nota: Reta final de novembro conta com estreias de redes e surgimento de novos projetos locais

Mais uma mudança de logotipo

Neste domingo (1º) a Rádio Trânsito FM 92.1 de São Paulo (adulto/jornalismo-trânsito) apresentou seu novo logotipo. A emissora passa por várias mudanças em seu projeto, com novidades na identidade visual, plástica e grade.


Novo logotipo da Rádio Trânsito, apresentado ontem (1º) pela emissora

Vale recordar que a BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes) também mudou seu logotipo na semana passada. Ela e a Rádio Trânsito são emissoras integrantes do Band Rádios.

Como ficam?

Também há uma expectativa sobre o fim das operações da Transamérica Hits, rede que ainda conta com um número considerável de afiliadas ativas. Em processo de unificação de suas atividades, a Transamérica irá encerrar a geração da Hits (de formato popular/hits) neste mês de dezembro.

A tendência é de que algumas dessas estações sigam para o novo formato jovem/adulto-contemporâneo da marca, caso previsto para praças como Vitória da Conquista (BA). 

Também em negociações

É certo que a recém-criada rede liderada pela Clube FM 105.5 de Brasília (DF) terá mais uma emissora no estado de São Paulo (em Pirassununga) e que esta inauguração será neste mês de dezembro. Porém, é possível que outras afiliadas da rede surjam ou sejam confirmadas até o final de 2019, já que a rede conta com negociações nesse sentido.

O mesmo ocorre para a Rádio Play Hits, rede de formato popular/hits que está na iminência de inaugurar emissoras em Uberaba (MG), Vale do Paraíba / região de Taubaté (SP), Itapeva (SP) e Riversul (SP).

As redes lideradas pelas rádios Jovem Pan FM 100.9 e Jovem Pan News AM 620 (São Paulo) também contam com negociações avançadas e devem confirmar novas afiliadas para várias praças a partir deste mês de dezembro.

Mudança no AM

Também em dezembro deverá repercutir entre o mercado e a audiência a ida da Rádio América (rede Canção Nova) para um novo canal no AM de São Paulo. A emissora iniciou na sexta-feira (29) passada a suas operações em 780 AM, antigo canal da CBN. Com isso a Rádio América deixou a frequência 1410 AM.

Todas essas novidades são acompanhadas diariamente pela redação e listadas pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com (clique aqui).

As estreias também impactam os Dials FM/AM do tudoradio.com. Siga aqui!

Tags: Rádio, mudanças, estreias, programação, formato

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.