Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 30 de Março de 2020 @ 07:30

Rádios do Rio de Janeiro e de São Paulo se unem em campanha #juntosnumasofrequencia no enfrentamento ao coronavírus

Rio de Janeiro - Praticamente todas as principais emissoras do Rio de Janeiro participam da ação. Campanha conta com spots veiculados nas FMs participantes e leva mensagem de otimismo para a audiência

Publicidade

O rádio conta com mais um exemplo de união a favor dos ouvintes e contra a pandemia do novo coronavírus. Várias estações de rádio do Rio de Janeiro e também de São Paulo iniciaram no sábado (28) a campanha #juntosnumasofrequencia. Trata-se de uma chamada que leva uma mensagem de união entre as rádios e a sociedade para vencer a pandemia da covid-19, além de fortalecer o pedido para que as pessoas fiquem em suas casas. A peça conta com vozes de todas as rádios participantes e cita o nome das emissoras. Acompanhe:

Até o fechamento deste texto no tudoradio.com, a campanha #juntosnumasofrequencia contava com as seguintes rádios do Rio: Rádio Mix FM 102.1, SulAmérica Paradiso FM 95.7, JB FM 99.9, Rádio Cidade FM 102.9, Rádio Globo FM 98.1, Antena 1 FM 103.7, Mood FM 104.5, Rádio Mania FM 91.1, Rádio Melodia FM 97.5, 93 FM 93.3, NovaBrasil FM 89.5, 94 FM 94.1 e Super Rádio Tupi FM 96.5. A Alpha FM 101.7 de São Paulo também completa a lista e participa da campanha deste sábado (28).

"Em uma atitude extremamente rara, algumas das principais rádios do Rio e São Paulo  uniram forças na campanha #juntosnumasofrequencia. Locutores de várias rádios  abandonam a luta pela audiência e apresentam uma mensagem  que alerta sobre a importância da união para vencer a pandemia do novo coronavírus", informa o texto divulgado pelas rádios sobre a campanha #juntosnumasofrequencia.

União de concorrentes e a produção da campanha #juntosnumasofrequencia

A ideia nasceu inspirada na parceria feita entre as rádios 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 de São Paulo e Rádio Cidade FM 102.9 do Rio de Janeiro, onde cada uma veicula a mesma chamada (nas vozes de Demmy Morales e Tatola Godas) que fala de união e leva uma mensagem positiva para o enfrentamento da covid-19. Esse material segue no ar nas duas FMs desde a semana passada. 

A partir disso, surgiu a ideia de ampliar o número de rádios para potencializar ainda mais a ideia de união perante a pandemia. Marcia Ramos e Luci Moret (Grupo Dial, das rádios SulAmérica Seguros Paradiso e Rádio Mix FM) convidaram várias rádios para que participassem da campanha, tendo grande adesão por parte das emissoras cariocas.

Os profissionais do Rio que tiveram as suas vozes na produção foram: Serginho Bitencourt (Rádio Mix FM). Sérgio Gianotti (SulAmérica Seguros Paradiso), Kelly Muniz (SulAmérica Seguros Paradiso), Alexandre Tavares (JB FM), Demmy Morales (Rádio Cidade FM), Fabiano Mello (Rádio Globo), Nayara Alvez (Antena 1), Anderson Cardoso (Mood FM), Jairo Roberto (Rádio Mania FM), Renato Bruno (Rádio Melodia), Cid Gonçalves (93 FM), Patrícia Cunha (NovaBrasil FM), Selma Boiron (94 FM) e Sérgio Luís (Super Rádio Tupi). Carla Rebelo, voz padrão da Alpha FM, representa a rádio paulista na campanha. 

A chamada foi produzida por Marcelo Azevedo e o texto foi escrito por Flávio Kede, profissionais que atual no Grupo Dial.


Clique no player acima para ouvir a chamada da campanha #juntosnumasofrequencia

Assim como outras ações presentes no meio rádio desde a semana passada, a união das emissoras nessa ação acaba atendendo outra demanda importante da população nessa época de isolamento devido a covid-19: de manter forte o lado emocional e psicológico.

"Como carioca e profissional de rádio, fiquei emocionado quando ouvi essa campanha das emissoras do Rio de Janeiro e de São Paulo. Chamou atenção não apenas a bela execução, mas também o fato dessa ação ter sido espontânea, ou seja, ter surgido de forma natural dentro das emissoras. Desejo que sirva de exemplo para outras iniciativas conjuntas de radialistas e radiodifusores. Nosso mercado precisa e merece", declarou Fernando Morgado, consultor e professor especializado em mercado de comunicação, que foi ouvido pelo tudoradio.com.

Recomendamos:
> Assista aqui a 23ª edição do Painel tudoradio.com: O impacto da pandemia do novo coronavírus no rádio 


Montagem com os logotipos das emissoras participantes da campanha #juntosnumasofrequencia

"Imagine" 

A famosa música "Imagine" de John Lennon também foi peça de uma campanha de união do meio rádio para transmitir uma mensagem de reflexão e esperança para os ouvintes de rádio. Houve a sincronia de execução da música as 18h00 na semana passada, com uma mensagem antecedendo a veiculação. 

A ideia partiu de rádios de São Paulo e chegou a contar com adesão de emissoras do Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Goiânia, Ribeirão Preto, entre outros locais, conforme noticiado pelo tudoradio.com na semana passada. A execução em redes nacionais também ampliou a propagação da mensagem para praticamente todas as regiões do país.

A iniciativa chamou a audiência para, independente da crença de cada um, orar, meditar, elevar o pensamento no sentido de uma corrente positiva, para que esse momento de apreensão relacionada a crise do coronavírus passe da melhor maneira possível.

Imagine, famosa canção de John Lennon lançada em 1971, é uma obra que busca encorajar quem a escuta a imaginar um mundo em paz, tendo como principio a união de todos.

"A ideia é que nós possamos lembrar de uma música que trouxe uma mensagem boa, de esperança, de um mundo melhor apesar das dificuldades", afirma Marcos Vicca (diretor artístico da Rádio Mix FM), que completa dizendo que Imagine "é uma música atemporal. Que em todas as dificuldades que o mundo passar, essa música vai valer, sendo um hino de esperança. O rádio que é um veículo de música e som, é sempre bom lembrar de Imagine". 

Junior Camargo, diretor da 89 FM A Rádio Rock, destaca a união do rádio e o papel das emissoras para a população: "Apesar de separados, estamos todos juntos nessa batalha e o rádio tem um papel importantíssimo de informar e entreter as pessoas. Não será fácil, mas sairemos vencedores no final".

O movimento não carrega uma bandeira de uma rádio ou de uma associação de emissoras, sendo algo orgânico entre as estações. 

Leia também:
> "Solidário, companheiro e informativo: o rádio tem seu papel definido em época de coronavírus", por Daniel Starck 

Apoio ao comércio local, "lives" homenagens e apoio na cobertura jornalística 

São várias as iniciativas de rádios para apoiar o comércio de suas cidades e regiões. Ações de divulgação gratuita de serviços como os delivery’s tem tomado praticamente a maioria das emissoras brasileiras.

Outras ações como, os aplausos simultâneos feitos por todas as rádios do Grupo Bandeirantes de Comunicação (também às 18h00 da semana passada) para os profissionais que seguem na ativa durante a pandemia do coronavírus e o "guitarraço" feito às 20h00 da última sexta-feira (27) pela Kiss FM 92.5 de São Paulo, em homenagem aos produtores de eventos/shows que estão com seus trabalhos paralisados devido a covid-19, também chamou a atenção da audiência.

Também merece lembrança o apoio feito por emissoras jornalísticas que liberaram seus conteúdos sobre a cobertura da pandemia para outras rádios. A Jovem Pan FM 100.9 AM 620 de São Paulo anunciou que todo o seu conteúdo jornalístico sobre o novo coronavírus está disponível para uso. Também houve a liberação dos sinais das rádios da Rede Pampa (Porto Alegre) para auxiliar outras emissoras.  

Rádios também tem realizado transmissões ao vivo em seus canais sociais (as famosas "lives") para ampliar a opção de entretenimento das pessoas durante o período de distanciamento social

O rádio na luta contra o novo coronavírus:
> União contra a Covid-19: Rádios do Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Curitiba e outras FMs de São Paulo aderem à causa 
> Coronavírus: Rádios do Grupo Bandeirantes fazem anúncios gratuitos aos serviços de delivery e fará homenagens às 18h 
> Jovem Pan disponibiliza sua cobertura jornalística sobre o coronavírus para todas as rádios do país 
> Rádios da Rede Pampa tem suas programações liberadas para outras emissoras durante pandemia de coronavírus 
> 89 FM A Rádio Rock e Rádio Cidade FM se unem em ações voltadas ao combate do coronavírus em São Paulo e no Rio de Janeiro 
> Rádios do Grupo Bandeirantes de Campinas e Piatã FM, em Salvador, divulgam deliverys gratuitamente 
> Coronavírus: Transamérica FM apoia campanha do GRAACC sobre medidas preventivas 
> Sistema Globo de Rádio lança campanha solidária sobre o Coronavírus 
> Kiss FM organiza "guitarraço" em apoio aos profissionais do mercado de shows e eventos que estão sem trabalho 

Mais sobre mudanças e ações nas rádios durante a pandemia? E como vai a audiência e os hábitos de consumo durante esse período de coronavírus? Acesse aqui! 
 

Tags: coronavírus, notícias, informação, mídia, prestação de serviço, campanha, soliedariedade

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.